Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Distância do flash ao foco ...

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 gomes

gomes

• Membro
  • Registo: 16/03/2013
    • Foto Mgomes www.fotomgomes.com

Publicado 11 Abril 2017 - 07:26

Bom dia,
Eu normalmente fotografo com flash em modo ettl, mas por vezes também em manual...

Alguém sabe me dizer se há maneira de saber a que distância se encontra o flash do foco , sem ter que ser eu a fazer o cálculo de cabeça

Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #2 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Nasci em 1969. Não comemoro aniversários, por isso não coloquei onde obriga a colocar data. Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 16 Abril 2017 - 12:24

Se for foto posada (modelo parado), pode pensar em utilizar uma dessas trenas eletrônicas. Um conhecido utiliza com relativo sucesso tanto no estúdio quanto em externas.

Mas, se for para fotografia de ação terá que estimar mesmo. Eu utilizo algumas medidas comuns dos ambientes para fazer minhas estimativas.

O problema é errar na estimativa. Se fotografa em RAW, pecar pelo excesso de luz pode ser melhor que pecar pela falta, pois recuperar as altas luzes é melhor que as baixas no RAW.

Partilhar Post #3 dryolliver

dryolliver

• Novo Membro
  • Registo: 26/05/2017

Publicado 26 Maio 2017 - 22:38

Se for foto posada (modelo parado), pode pensar em utilizar uma dessas trenas eletrônicas. Um conhecido utiliza com relativo sucesso tanto no estúdio quanto em externas.

Mas, se for para fotografia de ação terá que estimar mesmo. Eu utilizo algumas medidas comuns dos ambientes para fazer minhas estimativas.

O problema é errar na estimativa. Se fotografa em RAW, pecar pelo excesso de luz pode ser melhor que pecar pela falta, pois recuperar as altas luzes é melhor que as baixas no RAW.

Flavio vc pode explicar suas estimativas? Tipo a forma com que vc calcula a distancia

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

Partilhar Post #4 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Nasci em 1969. Não comemoro aniversários, por isso não coloquei onde obriga a colocar data. Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 27 Maio 2017 - 12:31

Flavio vc pode explicar suas estimativas? Tipo a forma com que vc calcula a distancia

Tem um início da explicação na minha própria postagem.

Eu utilizo medidas aproximadas de objetos conhecidos como referência para estimar. Por exemplo:

• Azulejos na parede (os mais comuns) medem 15 cm (alguns maiores são de 20 ou 30);
  • Lajotas de pisos, costuma ser de 50, 60 ou 100 cm;
  • A largura de uma porta comum de entrada em casas costuma ser 90 cm;
  • Minha envergadura (distancia das pontas dos dedos com os braços abertos) é de 190 cm;
  • A altura das pessoas também pode ser usada essa pode ser ajudada pelo enquadramento que conseguimos na lente que estamos usando.

Uso medidas do ambiente que eu conheça ou saiba estimar para aproximar a distância que devo usar para calcular.

Com o tempo, acabamos acostumando a estimar distâncias com grande facilidade e a precisão necessária para a iluminação.

Hoje, na fotografia digital, temos facilidade de olhar o resultado na hora e tentar novamente um ajuste mais preciso.

Espero estar ajudando.

Partilhar Post #5 dryolliver

dryolliver

• Novo Membro
  • Registo: 26/05/2017

Publicado 27 Maio 2017 - 13:46

Vlw flávio tmj