Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotografia de produto

• Por favor inicie sessão para responder
Sem respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 alexb

alexb

• Membro
  • Registo: 03/12/2010
    • Local: Almada

Publicado 05 Abril 2017 - 15:28

Boas tardes,

Uma pessoa amiga pediu-me para fazer um levantamentofotográfico do espólio de uma ordem religiosa. As peças são essencialmente escultura sacra em madeira e alguns adereços religiosos e também uns quantos livros antigos. A maioria das peças terá entre 20cm e um metro, mais coisa menos coisa. Também haverão algumas esculturas de personagens religiosas à escala real, ou seja por volta de 1.7 metros, mas a minha dúvida prende-se essencialmente com as outras.

As peças são deste tipo, mais coisa menos coisa (imagem retirada da net)

a6b38bcebe49074ec4ab607c3b984539.jpg

Estou a pensar em montar um pequenos estúdio com luz artificial mas ter consistência luminosa em todas as fotografias e um fundo possivelmente negro ou então um "degradé" como o da fotografia acima.

Os menus conhecimentos em fotografia de produto são mínimos, resumindo-se aos tradicionais videos Youtube a alguns artigos que fui encontrando online.

Tenho assim duas dúvidas importantes:

1-Iluminação:

Estava a pensar em iluminação contínua. Será esta a mais apropriada ou serão os flashs melhores?

Existem aqui na secção dos classificados uns kits com duas softboxs de 60x60. Mas também existe a opção de comprar uma softbox maior com mais potência e comprar outra destas. Aconselham iluminação simétrica ou dar mais enfase a um dos lados?

2-Lentes:

Vou usar fullframe (Nikon D610) e estava a pensar em duas fixas dependendo da peça. Uma 50mm que já tenho e outra. A minha dúvida é entre a Nikon 85mm 1.8D e a Tamron 90 2.8 macro. Pelo que li ambas têm uma boa nitidez em todo o enquadramento e têm pouca distorção que me parecem ser os principais aspectos neste tipo de fotografia. Em 2ª mão o preço também não varia muito. Eu sei que ambas têm outras potencialidades mas a razão da escolha será principalmente para este trabalho.

Será que uma é substancialmente melhor que outra? É que se ambas cumprirem irei usar a outra funcionalidade e nesse aspecto estou mais inclinado pela 85 para os retractos.

Existe mais algum aspecto que eu me deva importar? Tenho algum orçamento para equipamento mas terão de ser sempre coisas económicas visto que na realidade não é um trabalho profissional nem para ser rentabilizado.

Obrigado. :th_up:

Editado por alexb, 05 Abril 2017 - 16:59 .

Anúncios