Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Como tirar fotografias em estúdio com flash speedlight

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 André Rijo

André Rijo

• Novo Membro
  • Registo: 23/03/2011

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 10:38

Olá Pessoal,

Muitos de nós temos em casa um flash que simplesmente acabamos por utilizar apenas em cima da máquina, mas com um pequeno investimento é possível mudar completamente o estilo de fotografia e até criar autenticas imagens profissionais.

Para explicar e por em prática esta ideia fiz um video que podem ver aqui ou através do link: https://youtu.be/-CYxJFEmjNc

O que acharam da ideia? Gostaria de ver mais tutoriais como este?

Anúncios

Partilhar Post #2 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 11:27

Força, vai colocando que malta vê! B)

Faz sempre jeito para os que estão a começar e dá ideias aos que já começaram. :th_up:

Partilhar Post #3 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 12:19

Como diz o Zack Arias - basta uma câmara, uma lente, um flash e uma parede para teres um estúdio :)

Editado por Emanuel M, 28 Fevereiro 2017 - 12:21 .

Partilhar Post #4 alfsa

alfsa

• Membro
  • Registo: 07/07/2015
    • Local: Braga

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 14:41

Força nisso  :D  :D

obrigado pelo video  :th_up:

Partilhar Post #5 crocodilo

crocodilo

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Madrid
    • Fuji X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 16:50

Estás no bom caminho, é de aplaudir. Gostei particularmente de teres mostrado todo o processo, falando do material, do set-up, da parte de tirar a fotografia e da edição. Muito bom.

Se me permitires, deixo alguns comentários, que espero sejam construtivos:

1. Em estúdio (profissional ou caseiro, entenda-se situação de luz controlada) não faz muito sentido usar grandes aberturas na lente. Não há necessidade de desfocar o fundo (já está controlado por natureza, e pode-se isso sim controlar a sua iluminação), e se usares aberturas mais pequenas consegues garantir maior nitidez no modelo, desde o nariz até às orelhas. A menos que haja uma verdadeira opção estética por ter uma profundiadde de campo muito reduzida, o que não considero ser o caso no teu video;

2. A fotografia que escolheste para editar... pois. Está claramente sub-exposta! Por isso o primeiro ajuste no Lightroom é logo aumentar DOIS STOPS - o que é imperdoável estado a trabalhar num estúdio a curta distância, e ainda por cima a grandes aberturas.

3. Se me permites a sugestão, neste cenario eu teria colocado f8, ISO 100, uma ss perto da velocidade máxima de sincronismo (para controlar a luminosidade ambiente) e a partir daí escolheria uma potencia de flash que me garantisse boa iluminação do modelo. Com esse modificador, esse flash e essa distancia, assim de cabeça começaria por 1/8 e depois ajustava para cima ou para baixo conforme fosse necessário. Não esquecer que sempre que a distancia entre a luz e a modelo variasse, seria preciso corrigir isso, mas se fossem ajustes pequenos, aí sim utilizaria o diafragma, para não ter que estar sempre a abrir e fechar a octa. Nota: estou a assumir que utilizaria controle manual do flash, e não controlo remoto nem automatico.

4. Ao fazer este tipo de fotografia, deves tentar sempre, logo no disparo, ter a luz a dar natural preponderancia à parte mais importante do modelo: o rosto. Neste caso, temos o braço mais claro que o rosto, o que não é bom. Com essa octa e grid teria sido muito simples apontar melhor a luz, usar um pouco de feather, modelar logo a coisa, em vez de andar mais tarde a aclarar e escurecer áreas no Lightroom.

5. Por fim, a modelo. Não parece ser muito experiente, e obviamente apanhou ali uma grande "seca". E isso nota-se nas fotos finais. Não desistas, um dos talentos fundamentais do fotógrafo de estudio é conseguir orientar/entreter/motivar/cativar o modelo, para dele extrair o melhor possível e todos ficarem satisfeitos com o resultado. Muita paciencia, alegria e delicadeza!

Bom trabalho!

Editado por crocodilo, 28 Fevereiro 2017 - 16:52 .

Partilhar Post #6 masteramu

masteramu

• Membro
  • Registo: 17/08/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 17:55

Concordo em tudo que o crocodilo disse

Mas acho que deverias fazer mais vídeos em português , começando por modeladores mais básicos e acessíveis como sombrinhas, usar apenas um flash explicando o que torna a luz mais soft, mais dura, com mais contraste, o ângulo do modelador, o uso de um refletor como uma alternativa para suavizar as sombras, etc.. e dai construir uns vídeos onde irias aumentando a informação

Outro tópico poderia ser sobre controlo da lente e distorção (uma 50mm em full frame como a tua em retratos pode não ser a mais indicada para situações onde queiras enquadramentos mais apertados)

Só te vou pedir um favor,para te dar mais credibilidade não uses programas de edição para salvar fotografias feitas em estúdio, usa para retoques de imagem
As fotos falam por si para quem as vê, tens de apresentar umas fotos tchanam com aquele factor uau logo na câmera ;)

IT Partilhar Post #7 André Rijo

André Rijo

• Novo Membro
  • Registo: 23/03/2011

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 19:10

Pessoal, muito obrigado pelo feedback, concordo com tudo o que o Crocodilo disse, em todos os pontos.

Não foi muito correcto ter usado uma foto tão sub exposta.

Acho que seria um excelente tema fazer um video relacionado com a distância e potência dos flashes e ainda controlar a potência através da abertura da lente.

Pretendo continuar a fazer videos em Português, neste momento ainda estou a viver fora de Portugal e já me basta o meu dia a dia :)

Partilhar Post #8 Kasmafan

Kasmafan

• Membro
  • Registo: 01/04/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 01 Março 2017 - 09:54

Parabéns e Obrigado.