Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Projeto "Fotografar Devagar"

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 10 Fevereiro 2017 - 18:11

8JO3tuc.jpg?1

Por vezes um projeto leva a outro, e a outro, e outro...  Pelo menos é assim com o meu trabalho, um passo em frente a outro (ou por vezes atrás, ou para o lado... Outras vezes parado)... E de projeto em projeto, se faz uma viagem. Como a vida...

Serve esta pequena reflexão para lustrar uma ideia que me anda a surgir, e para a qual, gostaria de desafiar todos os que se identificarem com ela.

E que é assim: alguns participantes deste fórum, já conhecem, ou pelo menos já espreitaram no site, do meu projeto "Walking Camera Project", um projeto com diversas atividades e essencialmente baseado na fotografia alternativa e artesanal...

Ora bem, dentro desse projeto, uma das atividades que venho desenvolvendo, é a de fotografia à lá minute. E dentro dessa área, tenho procurado também, por vezes, variar um pouco, descontextualizando-a do cliché de fotografia turística (ou simplesmente de retrato). Daí que, por vezes, procuro locais e temas menos óbvios para este género de fotografia.

Assim, estive já presente em festivais de arte e em tertúlias artísticas particulares, em encontros de "makers", tenho projetos para estar presente em galerias... Dentro de alguns meses, irei dar um workshop no AR.CO com esta técnica (estejam atentos quem lá estuda)...:-)

E dentro dessa mesma linha, estou agora a desenvolver uma pequena atividade (entre outras), com fotografia à lá minute, na Livraria Ler Devagar.*
Para já, a atividade compõe-se de quatro sessões, uma já ocorrida,  e as outras três nos próximos domingos de fevereiro (das 14:00h às 18:00h).

E o meu desafio: quem quiser aparecer para ser retratado, será bem vindo. Do mesmo modo, gostaria de lá ver quem queira aparecer somente para conversar, trocar ideias, sobre fotografia (ou sobre o que seja). E de ideia em ideia, talvez se construa algo...

E também se aceitam trocas de opiniões através deste fórum, com bons e frutuosos debates, como aqueles em que eu costumava participar em tempos. :-)

Podem ver a programação completa através daqui.

*(NOTA: houve uma alteração relativa ao calendário inicialmente previsto, e no momento em que escrevo este post, o cartaz que está alojado no site da Livraria Ler Devagar, ainda não foi atualizado. Vale a calendarização indicada aqui).

Obrigado,

Picacuca

Editado por Picacuca, 10 Fevereiro 2017 - 18:18 .

Anúncios

IT Partilhar Post #2 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 17:56

Às vezes dou comigo a pensar...

O que poderá levar uma pessoa, sã do seu juízo, a fazer uma viagem de 50km, com o carro cheio de equipamentos fotográficos e parafernálias de iluminação improvisadas, tudo com peso total de cerca de 50 quilos... Chegar ao seu destino, descarregar tudo sozinho, à mão... Demorar meia hora (com sorte) a montar tudo... E depois, fazer uma fotografia, nem por isso muito grande (dimensões 13x18) ou de excecional qualidade técnica, revelar, e voltar a desmontar tudo, carregar o carro e repetir os mesmos 50 quilómetros até casa?

Isso mesmo me aconteceu no anterior fim de semana. O local em causa, até nem tinha uma paisagem extraordinária... Na verdade, nem se tratava de uma paisagem, mas de um local interior. E a fotografia, é essa que se pode ver no anterior post deste tópico...

E a resposta à minha pergunta? Não sei... Talvez eu não esteja mesmo bom do juízo... :)
Mas para já, o que me ocorre, é o velho pensamento chinês, que afirma que o prazer da viagem não está na chegada, mas na viagem em si.

E assim é este meu projeto fotográfico: baseado-me em processos alternativos e artesanais, não pretendo fazer nenhuma apologia fundamentalista do analógico, mas tão somente, levar ao máximo extremo que me é possível, o prazer de "viajar" pela história da fotografa, e de estar (permanecer) no ato de fotografar.
Independentemente do resultado, o que me mais interessa é o prazer de fazer.... E também, de conviver com as pessoas que são (deste modo já não), o meu "objeto" fotográfico.

E assim nasceu a ideia geral do "Walking Camera Project" (nome inspirado na errância dos antigos fotógrafos à lá minute), e dentro dele, os seus sub-projetos, tal como este, que intitulo de "Work in Project", e do qual, iniciei as primeiras sessões na Livraria Ler Devagar.

Este é, portanto, um projeto para fotografar devagar, tal como indica o nome deste tópico. Devagar, e com sentido de apreciação (quase como de degustação) de cada momento como se fosse totalmente irrepetível (que é, de facto!).

E por agora, chega de conversa, e vamos às fotos da segunda sessão:

7wnKPSr.jpgh4ANthW.jpgC5EEVIa.jpg

s1kByim.jpg

3gpFcig.jpg

to9MD8E.jpg

5dw7KRA.jpg

Digam algo. De bom  de mau, é tudo bem vindo.

E essencialmente: apareçam para o retrato e para dois (ou mais) dedos de conversa, sobre fotografia, ou sobre o que for!

PS: a Livraria Ler Devagar, situa-se em Alcântara (Lisboa), na LX factory. Vão acontecer mais duas sessões (pelo menos) para esta série. Dias: 19 e 26 de fevereiro, o horário está disponível acima.

Picacuca

Editado por Picacuca, 13 Fevereiro 2017 - 19:28 .

Partilhar Post #3 DiegoV

DiegoV

• Membro
  • Registo: 18/05/2009
    • Local: Mira

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 18:12

Eu já te disse que gostava de ir a um desses eventos. Não sei se será para já, mas seja como for sabes que sou fã do projecto e se a oportunidade voltar a surgir para fazermos alguma coisa em conjunto, eu gostava bastante.

Para já, como te digo, estou um bocado "preso" aqui à terrinha (e numa de revisitar a minha room camera -- vou construir uma nova versão que estás desde já convidado a visitar)...mas devo ir para essas bandas dia 23 ou 24. A ver se consigo dar o salto a Lisboa no dia 26.

De resto, acho que já disse o essencial. Gosto dessa ideia de "fotografar devagar"; para stressado e apressado já chega o dia a dia e fotografar à pressa não tem piada nenhuma.

Votos de sucesso com esse e os outros projectos e se houver alguma coisa em que eu possa ajudar, dispõe!
Abraço :)

Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 18:22

Muito inteligente este projecto. A ler devagar é um sítio mágico, tal como é mágico e saudável nos dias de hoje fazer as coisas devagar e sentir prazer durante a sua realização. Parabéns pela iniciativa.

IT Partilhar Post #5 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 18:25

Eu já te disse que gostava de ir a um desses eventos. Não sei se será para já, mas seja como for sabes que sou fã do projecto e se a oportunidade voltar a surgir para fazermos alguma coisa em conjunto, eu gostava bastante.

Olá Diego, muito obrigado, tu já fazes parte deste projeto. Além de todas as outras participações em que quiseres entrar, conto também contigo para mais uma "Camera Obscura" da ponte (desta vez perto de um dos seus pilares).

Essa atividade vai ocorrer no dia 25 de Março, na mesma Livraria Ler Devagar, e faz parte do mesmo programa geral que estou agora a executar.
Podes ver o programa completo aqui.

E quando essa room camera estiver (de novo) operacional, avisa-me. Se não tiver outros compromissos, será certamente um bom pretexto para fazer uma viagem de cerca de 130km. :th_up:

Picacuca

IT Partilhar Post #6 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 18:32

Muito inteligente este projecto. A ler devagar é um sítio mágico, tal como é mágico e saudável nos dias de hoje fazer as coisas devagar e sentir prazer durante a sua realização. Parabéns pela iniciativa.

Muito obrigado, _jn_. De facto, eu também gosto muito da Ler Devagar. Infelizmente, ainda não a desfutei como gostaria, mas também vou ter tempo para isso nas próximas viagens. :th_up:

Picacuca

Partilhar Post #7 DiegoV

DiegoV

• Membro
  • Registo: 18/05/2009
    • Local: Mira

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 18:41

Para fazer cameras obscuras estou sempre disponível =D
Vou marcar 25 de Março na agenda então, a ver se não me esqueço.

Em relação à viagem de 130km... eu já não estou em Tomar, agora estou por Mira (entre Aveiro e Figueira da Foz), portanto é capaz de ser um bocadinho mais que os 130 (o Google diz-me que são 180km).
Mas esta vai ser num rés-do-chão e com muito espaço para trás, portanto adivinho que seja mais interessante de trabalhar que a versão anterior, em Tomar.

IT Partilhar Post #8 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 18:57

Em relação à viagem de 130km... eu já não estou em Tomar, agora estou por Mira (entre Aveiro e Figueira da Foz), portanto é capaz de ser um bocadinho mais que os 130 (o Google diz-me que são 180km).
Mas esta vai ser num rés-do-chão e com muito espaço para trás, portanto adivinho que seja mais interessante de trabalhar que a versão anterior, em Tomar.

Ok, então além da viagem, também será um prazer conhecer outra localidade, já que conheço Mira só de passagem.

Boa sorte com esse projeto. :th_up: 

Picacuca

Partilhar Post #9 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 22:29

Provavelmente não vai ser possível esticar esses 50 kms por mais uns 250kms e vires até aqui ao Porto. Eu podia ajudar a descarregar/carregar e montar/desmontar essa parafernália.  :) 

Parabéns pela iniciativa. Ver essas fotos foi uma autêntica viagem no tempo para mim. E continua a percorrer o caminho do prazer, que geralmente leva a locais bem bonitos.  :th_up: 

Abraço!

IT Partilhar Post #10 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 22:40

Provavelmente não vai ser possível esticar esses 50 kms por mais uns 250kms e vires até aqui ao Porto. Eu podia ajudar a descarregar/carregar e montar/desmontar essa parafernália.  :) 

Parabéns pela iniciativa. Ver essas fotos foi uma autêntica viagem no tempo para mim. E continua a percorrer o caminho do prazer, que geralmente leva a locais bem bonitos.  :th_up: 

Abraço!

Muito obrigado, ruicarv79. E quem sabe? Eu por acaso, até tenho família a viver no Porto (e também em Gondomar), pelo menos algumas das despesas estariam minimizadas... E também por acaso, já fui contactado para dar orçamento para um trabalho lá, só que não devem ter gostado dos números (talvez dos números dos quilómetros), e nunca me responderam... Mas haverão outras oportunidades.  :D 

Por outro lado, aí pelo Porto, conheço (não pessoalmente), duas outras pessoas que também desenvolvem projetos de fotografia à lá minute, um deles muito bom. Se quiseres, envio-te contactos de página de FB por PM, porque não faço publicidade à concorrência, principalmente, quando ela é boa! :lol:

Picacuca

Partilhar Post #11 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 09:10

Muito obrigado, ruicarv79. E quem sabe? Eu por acaso, até tenho família a viver no Porto (e também em Gondomar), pelo menos algumas das despesas estariam minimizadas... E também por acaso, já fui contactado para dar orçamento para um trabalho lá, só que não devem ter gostado dos números (talvez dos números dos quilómetros), e nunca me responderam... Mas haverão outras oportunidades.  :D 

Por outro lado, aí pelo Porto, conheço (não pessoalmente), duas outras pessoas que também desenvolvem projetos de fotografia à lá minute, um deles muito bom. Se quiseres, envio-te contactos de página de FB por PM, porque não faço publicidade à concorrência, principalmente, quando ela é boa! :lol:

Picacuca

Envia pf.  :)

IT Partilhar Post #12 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 20 Fevereiro 2017 - 01:29

E já estão disponíveis para visualização (em formato "net"), mais imagens das sessões de retrato realizadas na  Ler Devagar, com a Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo. Ver o progresso do trabalho, aqui.

Picauca

Editado por Picacuca, 20 Fevereiro 2017 - 01:45 .

IT Partilhar Post #13 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 28 Fevereiro 2017 - 00:37

E pronto! Enquanto outros andaram (e andam) a brincar a carnaval, eu andei a tratar dos seus "restos" (que é o mesmo que dizer, das suas memórias).

Finalizadas que estão as quatro sessões de retratos, previstas para esta série, agradeço a todos os que aparecerem para ser retratados. E aos que não aparecerem, agradeço também, e espero que apareçam para a próxima, para serem (ou não), retratados também.

A primeira versão online definitiva deste projeto, já está disponível. Podem vê-la aqui.

E para críticas, isso é mais por aqui. :D

Picacuca

Editado por Picacuca, 01 Março 2017 - 12:59 .

Partilhar Post #14 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 09 Março 2017 - 09:25

Bem engraçado, o projecto...e percebo como o texto da Clarice Lispector, que não conhecia, despoletou o diapasão criativo fazendo ressoar memórias, porque é muito bonito.

FK

IT Partilhar Post #15 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 09 Março 2017 - 13:11

Bem engraçado, o projecto...e percebo como o texto da Clarice Lispector, que não conhecia, despoletou o diapasão criativo fazendo ressoar memórias, porque é muito bonito.

FK

FK

Obrigado, mas na verdade, eu também não conhecia esse texto... :)
Foi tudo de improviso (aliás, como costumam ser a maioria dos meus projetos). De improviso, mas não caótico. Um improviso, digamos, controlado... :D

Eu tenho as minhas próprias referências. E nesse caso (e por acaso), elas são de algum modo semelhantes à história do texto, não tanto na sua faceta descritiva, mas em algumas das sensações expressas. O uso de pequenos adereços de carnaval, surgiu como fruto da época, e de uma ideia de criar pequenas encenações (mais sugestões que verdadeiras encenações). E depois quando o trabalho estava (quase) terminado, vi uma partilha desse texto numa rede social...

Et Voilá! Fez-se luz! :D

E o resto é história... :th_up:

Picacuca

Editado por Picacuca, 09 Março 2017 - 13:12 .