Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Filtro UV

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 AnaP C.

AnaP C.

• Novo Membro
  • Registo: 07/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 07 Fevereiro 2017 - 11:05

Olá a todos. Pergunta de novata nesta matéria.... A utilização de dois filtros UV sobrepostos altera muito a imagem?

Pergunto porque me deram um filtro polarizador ao qual enroscaram um filtro UV que não consigo tirar. Quando tento rodam em vão. Ora, eu já tenho um filtro UV em cada lente e se não os remover (por alguma razão) e colocar o polarizador (que já tem o UV) a imagem sofre muita alteração?

Aceito sugestões para tentar separar os dois filtros o polarizador e o UV. Algum segredo????

Muito Obrigada pela vossa paciência.

Ana C.

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Fevereiro 2017 - 11:53

Olá, em condições habituais não existe uma degradação relevante se o filtro UV for de boa qualidade mas essa degradação, mesmo que pequena, acontece, por isso quantos mais vidro em frente à lente pior. Acresce que, em determinada condições, os filtros UV podem ser mesmo indesejáveis por haver a possibilidade de reflexos interiores entre o filtro(s) e a lente (p. ex. em fotos nocturnas com luzes públicas ligadas).

Se fosse eu, tentava tirar os filtros. Se não conseguires, pede ajuda numa loja.  :th_up:

Partilhar Post #3 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 07 Fevereiro 2017 - 12:50

boas,

eu tinha um polarizador 82mm metido num anel step-up 77-82 que nao conseguia tirar. 

Eu comprei isto

http://www.ebay.co.u...5UAAOSwo0JWHKSP

e consegui tirar  :)

se valer mesmo a pena, se o polarizador for bom, aconselho comprar, se for barato, se calhar é melhor nem meter na objectiva.

qualquer vidro que se meta irá sempre perder um pouco de resolução, mas ha vidros que se mete que pode perder 5%-10% e depois ha outros que se calhar perde 1% (estimativas)

Cumps e boas  :foto:

Partilhar Post #4 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Nasci em 1969. Não comemoro aniversários, por isso não coloquei onde obriga a colocar data. Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 07 Fevereiro 2017 - 19:03

Além do já falado, pode ser que apareça alguma vinheta (sombra da borda do filtro, que ficou longo, escurecendo a borda da imagem).

Os filtros polarizadores costuma não ser bem circulares (são meio elípticos) de forma que eles tendem a prender quando na posição que faz mais força na borda.

É comum algumas pessoas ficarem assustadas ao tê-los presos na objetiva. Tente desatarraxar mas mude a posição do polarizador (giro livre) para outra. As vezes é só isso que está a prender.

IT Partilhar Post #5 AnaP C.

AnaP C.

• Novo Membro
  • Registo: 07/02/2017
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Fevereiro 2017 - 14:57

Olá a todos.

Recorri a uma loja de fotografia e lá, depois de algumas tentativas conseguiram separar os filtros. À partida está tudo bem!

Agradeço imenso as vossas respostas, valeu :th_up: :th_up:  :th_up:

Boas fotos e até breve

APC