Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Madeira, Uau para UAV.

• Por favor inicie sessão para responder
53 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 05 Fevereiro 2017 - 17:53

Então, conforme dei a entender em “post” anterior, a minha primeira incursão a sério para filmagens com o Mavic foi à Madeira num curto período de férias que tive o mês passado.

Esta primeira viagem funcionou como “proof of concept” para a utilização deste UAV compacto em viagens, como elemento adicional à já muito carregada mochila que normalmente preparo.

É-me grato informar que a viagem foi um sucesso, apesar dos pequenos incidentes que parecem “assombrar” estas minhas saídas (…pequenas peças partidas, tampas perdidas, ficheiros perdidos de um dia inteiro de filmagens num sítio tão interessante como a Fajã dos Padres, enfim, um espectáculo…)

Usufruí mesmo muito deste pequeno aparelho tipo “transformer” e estou agora firmemente convencido de que, no que toca ao trinómio Preço/Compactibilidade/Performance, este UAV é, simplesmente, imbatível.

O tempo esteve razoável para Janeiro e, embora tenhamos tido que lidar – eu e o Mavic – com algum vento, beneficiei de momentos de luz bem bonita para compensar os muitos onde ela esteve bastante fraquinha (…o Mavic ressente-se bastante se a luz não é “boa” e abundante…).

Este é o primeiro de 4 vídeos que resultaram desta pequena incursão, vídeos que, espero, consigam transmitir um bocadinho do que é aquela bonita ilha.

Se gostarem deste, mantenham-se “sintonizados “ a novos avisos para os 3 seguintes, que estarão brevemente disponíveis, assim acabe eu de os processar.

Abraço.

(visto melhor em 4K 1440p ou 2160p, claro)

FK

Editado por FotoKhan, 11 Fevereiro 2017 - 10:22 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 05 Fevereiro 2017 - 21:32

:th_up:  :th_up:  :th_up:

Aquela cena com o para-pente está mesmo espetacular. E ver o topo da cascata do Véu da Noiva é também bastante interessante, nunca a vi daquele ângulo. 

Venham mais vídeos.

Partilhar Post #3 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 06 Fevereiro 2017 - 01:50

Bom video  :th_up:

IT Partilhar Post #4 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 11 Fevereiro 2017 - 10:21

Obrigado Azathoth e SnowSkier :)

Os 2 seguintes:

FK

Partilhar Post #5 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador

Publicado 11 Fevereiro 2017 - 19:34

minuto 0,25 a 0,45...tens que usar um filtro no 1º video.

De resto ambos estão muito bons, embora tenha gostado mais do 2º   :th_up:

Dentro em breve vou-me dedicar também mas com mais vertente na fotografia aérea. Video obviamente mas, também foto.

Mas vou para o P4P que é mais eficiente que o Mavic em ambas as vertentes. E mais caro... :(  Por isso ainda vou aguardar um pouco.

Partilhar Post #6 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 12 Fevereiro 2017 - 15:18

FotoKhan uma pergunta: gravas o video em modo clog ou algo do género e depois fazes o tratamento de imagem na edição?

IT Partilhar Post #7 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 11:42

Olá Ricardo,

O Mavic não tem C-Log mas antes D-Log.

O D-Log não é grande ideia. O forte do drone é o tal trinómio "portabilidade-qualidade-preço".

A qualidade 4K, por si só, não é a que de melhor existe, por causa do tamanho do sensor e pelo tipo de compressão usada.

Quer isto dizer que, se escolhermos D-Log, ele é de tal maneira "flat" que o "puxão" em pós-produção vai trazer artefactos significativos.

O que a comunidade recomendava era o modo "Art" com ajustes na nitidez, contraste e cor.

Acontece que, quando fiz o primeiro voo, tinha havido uma actualização da app (DJI Go 4) onde o referido modo tinha desaparecido, o que deixou a comunidade muito desagradada.

Passaram, então a sugerir o modo D-Cinelike com ajustes em nitidez, contraste e cor como o melhor para usar e foi esse que adoptei e de que gosto bastante.

Desde que se tenha cuidado para não queimar as alta luzes (...quando tal é possível...) o modo porta-se muito bem em pós produção até porque, por si só, já tem um "look" bem agradável.

( Boa info sobre os modos aqui:)

Quanto à pós-produção, sim, faço-a.

Tive um sorte fantástica....

Nunca tendo trabalhado com vídeo e sendo subscritor do Creative Cloud da Adobe com as ferramentas Photoshop e Lightroom que me custam o equivalente a meio café por dia, achei que seria lógico adicionar o Premiere Pro e o After Effects.

Erro...O custo mensal dispararia para valores demasiado pesados, quando considerado o custo anual e o carácter estritamente amador desta minha actividade.

Andava, então, um bocado perdido, à procura de solução quando "tropecei" no DaVinci Resolve, o software que a Blackmagic envia com as câmaras que vende e que se está a tornar num novo "standard" porque tem uma versão gratuita (! :) ) que difere apenas da versão paga por não ter activadas as funcionalidades de redução de ruído e alguns filtros.

O software é extremamente poderoso, muito fácil de trabalhar e está ser tão divertido usá-lo como o próprio Mavic :)...Ás vezes lá aparecem uns momentos de sorte nestes hobbies...

Entretanto, na última actualização da app, o tal modo "Art" voltou e, precisamente, um dos testes que quero fazer proximamente é filmar o mesmo "clip" com vários "settings" deste modo e do tal D-Cinelike para decidir com o que vou filmar em definitivo no futuro.

Abraço.

FK

Editado por FotoKhan, 13 Fevereiro 2017 - 14:15 .

IT Partilhar Post #8 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 12:50

Último video

Espero que tenham gostado :)

FK

Editado por FotoKhan, 13 Fevereiro 2017 - 14:25 .

Partilhar Post #9 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 13:19

Dentro em breve vou-me dedicar também mas com mais vertente na fotografia aérea. Video obviamente mas, também foto.

Mas vou para o P4P que é mais eficiente que o Mavic em ambas as vertentes. E mais caro... :(  Por isso ainda vou aguardar um pouco.

Isso agora está mais complicado com as novas regras. :(

Tem multas...ui...ui... :pout:

Partilhar Post #10 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 14:09

Olá Ricardo,

O Mavic não tem C-Log mas antes D-Log.

O D-Log não é grande ideia. O forte do drone é o tal trinómio "portabilidade-qualidade-preço".

A qualidade 4K, por si só, não é a que de melhor existe, por causa do tamanho do sensor e pelo tipo de compressão usada.

Quer isto dizer que, se escolhermos D-Log, ele é de tal maneira "flat" que o "puxão" em pós-produção vai trazer artefactos significativos.

O que a comunidade recomendava era o modo "Art" com ajustes na nitidez, contraste e cor.

Acontece que, quando fiz o primeiro voo, tinha havido uma actualização da app (DJI Go 4) onde o referido modo tinha desaparecido, o que deixou a comunidade muito desagradada.

Passaram, então a sugerir o modo D-Cinelike com ajustes em nitidez, contraste e cor como o melhor para usar e foi esse que adoptei e de que gosto bastante.

Desde que se tenha cuidado para não queimar as alta luzes (...quando tal é possível...) o modo porta-se muito bem em pós produção até porque, por si só, já tem um "look" bem agradável.

( Boa info sobre os modos aqui:)

Quanto à pós-produção, sim, faço-a.

Tive um sorte fantástica....

Nunca tendo trabalhado com vídeo e sendo subscritor do Creative Cloud da Adobe com as ferramentas Photoshop e Lightroom que me custam o equivalente a meio café por dia, achei que seria lógico adicionar o Premiere Pro e o After Effects.

Erro...O custo mensal dispararia para valores demasiado pesados, quando considerado o custo anual e o carácter estritamente amador desta minha actividade.

Andava, então, um bocado perdido, à procura de solução quando "tropecei" no DaVinci Resolve, o software que a Blackmagic envia com as câmaras que vende e que se está a tornar num novo "standard" porque tem uma versão gratuita (! :) ) que difere apenas da versão paga por não ter activadas as funcionalidades de redução de ruído e alguns filtros.

O software é extremamente poderoso, muito fácil de trabalhar e está ser tão divertido usá-lo como o próprio Mavic :)...Ás vezes lá aparecem uns momentos de sorte nestes hobbies...

Entretanto, na última actualização da app, o tal modo "Art" voltou e, precisamente, um dos testes que quero fazer proximamente é filmar o mesmo "clip" com vários "settings" deste modo e do tal D-Cinelike para dedicar com o que vou filmar em definitivo no futuro.

Abraço.

FK

Opa obrigadão, agora só falta é comprar o drone para aplicar isso.  ;)

Em relação ao vídeo depois tenho que ver em casa à noite com calma.

Partilhar Post #11 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 15:24

Isso agora está mais complicado com as novas regras. :(
Tem multas...ui...ui... :pout:

Epá...sim...mas dá para fazer muita coisa. E desde que não se ultrapasse os 120m de altura...

Claro que há restrições mas, para o tipo de uso que eu lhe vou dar, não há stress.

"penso eu de que", parafraseando o Pintinho da costa :D

IT Partilhar Post #12 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 16:04

Epá...sim...mas dá para fazer muita coisa. E desde que não se ultrapasse os 120m de altura...

Claro que há restrições mas, para o tipo de uso que eu lhe vou dar, não há stress.

"penso eu de que", parafraseando o Pintinho da costa :D

mesmo para fazer muita coisa (...o DL anda comigo, no tab, por causa dos "polícias"...)

Atendendo ao espírito da Lei, entendendo porque é que as disposições foram adoptadas e exercendo simples senso comum, a "coisa" faz-se muito bem. Temos que agradecer aos legisladores porque haviam forças bem poderosas a advogar uma proibição total.

A letra de forma já é um bocadinho mais difícil de cumprir sempre, até porque, sendo do tamanho que é e cinzento escuro como o pintaram, o Mavic torna-se muito difícil de ver a mais de 150/200 metros o que faz com que o cumprimento estrito, em todas as circunstâncias, da regra BVLOS seja muito difícil...mas, também, o legislador não poderia imaginar que a geração corrente dos equipamentos da DJI tem um vídeo-feed a 1080p que, parece bruxaria, não faz o único "drop-frame" em horas e horas de utilização...voltando ao espírito da Lei, parece-me que o que se pretendeu atender é não ter operadores atrás de uma "ground station" a enviar o UAV ida e volta de Lisboa a Coimbra, tipo "drone" militar.

De qualquer forma, se atendermos de forma estrita à letra de forma da Lei, então e longe de ser algo de novo, como alguns parecem pensar, todas as filmagens e fotografia aérea (...incluindo coisas simples como casamentos em quintas privadas...) seriam teoricamente ilegais porque careceriam de autorização escrita da AAN, ou seja, a Força Aérea.

MK

Editado por FotoKhan, 13 Fevereiro 2017 - 16:04 .

Partilhar Post #13 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 20:08

Último video

Espero que tenham gostado :)

FK

Muito bom o vídeo!. Até apanhaste o Fanal em pleno! Só é pena não ter mais cenas de lá.  ^_^

Editado por Azathoth, 13 Fevereiro 2017 - 20:08 .

Partilhar Post #14 JLopes

JLopes

• Membro
  • Registo: 01/12/2015
    • Local: Agueda

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 23:05

De qualquer forma, se atendermos de forma estrita à letra de forma da Lei, então e longe de ser algo de novo, como alguns parecem pensar, todas as filmagens e fotografia aérea (...incluindo coisas simples como casamentos em quintas privadas...) seriam teoricamente ilegais porque careceriam de autorização escrita da AAN, ou seja, a Força Aérea.

MK

Para além das limitações voo abaixo dos 120m ; fora de zonas interditas (aeroportos,aerodromos,quarteis,etc); voos apenas de dia e à vista ; proibição de sobrevoar aglomerados de mais de 12 pessoas também estariam proibidas (ou pelo menos carecendo de aprovação previa) a tomada de fotografias e video.Se as anteriores restricções são mais ou menos obvias e até aceitaveis do ponto de vista de segurança, já a interdição de fotos/video seria bastante desmotivador para quem se interessa por fotografia e video.A pergunta que faço é se de facto esta interpretação é correcta?

IT Partilhar Post #15 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 23:19

Para além das limitações voo abaixo dos 120m ; fora de zonas interditas (aeroportos,aerodromos,quarteis,etc); voos apenas de dia e à vista ; proibição de sobrevoar aglomerados de mais de 12 pessoas também estariam proibidas (ou pelo menos carecendo de aprovação previa) a tomada de fotografias e video.Se as anteriores restricções são mais ou menos obvias e até aceitaveis do ponto de vista de segurança, já a interdição de fotos/video seria bastante desmotivador para quem se interessa por fotografia e video.A pergunta que faço é se de facto esta interpretação é correcta?

Formalmente, sim.

Contudo a exigência de autorização pela AAN/FAP vem de uma altura em que nem se imaginava que os dispositivos de recolha de imagem proliferassem e simplificassem desta maneira.

Uma prova do anacronismo da disposição está na própria formulação contida no site da AAN, quando definem o que são filmagens aéreas:

"Considera-se Fotografia ou Filmagens aéreas, o acto de registo de imagens, com ou sem impressão de movimento, para produção de conteúdos audiovisuais, independentemente da tecnologia utilizada, obtida através de equipamento instalado ou transportado em plataforma aérea, devidamente preparada e homologada para o efeito."

Ora, os UAV ligeiros não estão sujeitos a homologação aeronáutica, pelo que se pode questionar a aplicabilidade desta disposição.

Não havendo o bom senso de não aplicar o disposto à recolha de imagens como hobby ou actividade comercial de pequena dimensão, poderia, então, perguntar-se, extremando ao ridículo: E se usássemos isto, requereria autorização, também?:

https://www.panono.com/en

FK

Editado por FotoKhan, 13 Fevereiro 2017 - 23:20 .

Partilhar Post #16 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 01:00

Depois disso tudo ainda tem a utilização das frequências para o FPV e controlo.

Aqui fica o link para algumas das autorizações/restrições  http://www.voanaboa.pt/codigo-drone/

Editado por Oliveiravlg, 14 Fevereiro 2017 - 01:02 .

Partilhar Post #17 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 12:20

Ou então faz-se à tuga...faz-se e quando formos avisados não se faz! :lol:

Quem é que não gostaria de ir para além dos 120m de altura? Hã? Alguém?

Em certas zonas dá para ir.

Agora, "aglomerados de 12 pessoas"?? LOL

Embora seja a "lei", neste último aspecto estou-me marimbando.

Partilhar Post #18 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 12:25

120 m de altura em relação ao nível do solo ou do nivel do mar?

Mesmo que seja em relação ao nível do solo, aqui na Madeira isso limita muito. 

Partilhar Post #19 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 12:35

Presumo que seja ao nível do mar.

IT Partilhar Post #20 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 12:46

Quem é que não gostaria de ir para além dos 120m de altura? Hã? Alguém?
Em certas zonas dá para ir

Não, não dá.

...muito menos se não se conhece a estruturação do espaço aéreo.

Não seja dos que comprometem o usufruto seguro deste hobby porque não cumprem as regras sensatas que existem, em prejuízo dos que o fazem.

Múltiplos incidentes com aeronaves comerciais, resultarão, inevitavelmente, num banir total e absoluto desta actividade.

Um acidente grave entre um UAV e uma aeronave resultará, não duvide, em procedimento criminal.

FK

Editado por FotoKhan, 14 Fevereiro 2017 - 12:49 .