Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Casais que preferem "contratar" familiares ou amigos...

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 31 Janeiro 2017 - 11:45

Isto é uma realidade.

http://www.popphoto....um=&utm_source=

Conheço e ouço falar de vários casos.
O que acham?

Anúncios

Partilhar Post #2 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 31 Janeiro 2017 - 12:40

Acho que cada um é que sabe como quer relembrar um dia histórico...

Há 5 anos a minha irmã convidou-me para ser o fotógrafo do casamento. Na altura tinha a D700, uma 24-70 e uma 70-200, flash e lente macro. Estava bem equipado para fazer bem o serviço, aparentemente.

Mas recusei porque nunca tinha tido tamanha responsabilidade e tinha medo de falhar. Tinha medo de arruinar as recordações de um dia único.

Ela entendeu e acabou por contratar um jovem fotógrafo que até nem tinha muita experiência, ficou barato mas até fez um bom trabalho. A experiência nestes ambientes e naquele tipo de iluminação é fundamental e ele, apesar de ter pouca experiência como fotógrafo principal, já tinha servido de ajudante várias vezes.

Também deve ajudar o facto de ser um desconhecido para todos os convidados, pois pode fazer o trabalho dele com mais concentração, digo eu...

IT Partilhar Post #3 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 31 Janeiro 2017 - 12:57

Não sei. Também ajuda ter afinidade com as pessoas.
Aliás, o fotógrafo do meu casamento quis que fossemos tomar café com ele umas 4 vezes, apesar de já nos conhecermos (mais a minha mulher).

Depois existem amadores com alguma experiência :)

Cumps

Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 31 Janeiro 2017 - 13:02

Isso sempre aconteceu, agora penso estar a acontecer mais porque o acesso às boas máquinas e objectivas é muito mais fácil.

Partilhar Post #5 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 31 Janeiro 2017 - 13:16

cada um tem o que merece/paga :) 

a banalização da fotografia veio trazer não só um aumento exponencial de pseudo-fotógrafos, mas também uma visibilidade de bons e maus trabalhos.

Agora cada um compra o que acha melhor ou o que quer.

Mas também acho que não é diferente do que "via-se" anteriormente, ou acham que dantes (há mais de 20 anos) também não havia má fotografia de casamentos? 

Eu estou muito satisfeito com o meu fotografo/video do meu casamento, mas eu sabia o que queria. Por isso é que acho que certas decisões devem ser tomadas por quem sabe, e se os noivos não conseguem distinguir boa fotografia, alguém deve decidir por eles, um bom amigo que faz fotografia como hobby pode ajudar certamente.

Partilhar Post #6 DiegoV

DiegoV

• Membro
  • Registo: 18/05/2009
    • Local: Mira

Publicado 02 Fevereiro 2017 - 21:23

No geral, concordo com o que já foi dito... cada um sabe de si. Eu também posso levar o meu carro a um mecânico experiente ou pedir a um amigo "que até percebe qualquer coisa" pra dar um jeitinho :D. O resultado provavelmente vai ser diferente num caso e noutro, mas a escolha foi minha.

Também acho que a quantidade de fotógrafos nos últimos anos aumentou exponencialmente (isso e DJ's! Parecem cogumelos :D), provavelmente devido à facilidade de acesso ao material e (alguma!) informação. Mas continua a haver quem valorize o trabalho do fotógrafo e não se importe de gastar algum dinheiro, sabendo de antemão que (provavelmente) vai ter melhores resultados. Assim como continuam a existir fotógrafos especializados em diversas áreas e que se destacam claramente do "tio Joaquim com uma câmara". No fundo, voltamos ao mesmo...é tudo uma questão de escolha do cliente. Se esta for feita de maneira informada, muito bem :)

Partilhar Post #7 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 03 Fevereiro 2017 - 00:09

È um facto que isso acontece, mas já foi bastante mais recorrente do que é hoje em dia.

Olhando para os factos em  prespectiva:

Os casamentos têm vindo a aumentar, em portugal em 2016 houve um aumento do nº de casamentos , em 2017 a têndencia continua e em 2018, em principio,  tudo aponta para que continue o crescimento....o que é revelador de uma série de coisas....

Primeiro, acho que revela acima de tudo que,  as pessoas(os casais) estão a dar, cada vez mais,  importância ao "DIA", importam-se com o planeamento, com as cerimónias, com as festas, com os pormenores, com tudo o que envolve o "DIA"...

E no que toca á fotografia, é natural que, e fruto dessa "preucupação generalizada",   os noivos cada vez mais façam uma escolha "educada".... Quando procuram um fotografo já têm ideia de um Estilo, de uma abordagem, de uma estética(mesmo que não saibam exatamente o que é) mas com a qual se identificam e que querem ver "impressa" no seu dia, no seu casamento, nas suas recordações.

A grande maioria sabe onde procurar isso e cada vez menos se recorre ao amigo/primo/ti joaquim etc...

Obviamente que com este aumento do numero de casamentos, há lugar para "novos players" neste mercado, Mas como nem  todos os casamentos têm o mesmo "Budget" e nem todas as pessoas têm as mesmas prioridades vai haver casamentos "low budget" com preucupação suficiente para contratar o novos exelentes profissionais que todos os anos aparecem, vai haver casamentos "high budget" sem grandes preucupações, que vão contratar  alguns profissionais menos bons que também aparecem.....  tal como haverá sempre alguma percentagem de serviços "high/medium/low/whatever    budget"    a serem feitos por familiares/amigos/ e ti joaquins!

O essencial, pelo menos é aquilo que eu noto, é que cada vez mais há mais cuidado na escolha e isso é sempre benéfico para todos.

Partilhar Post #8 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 31 Outubro 2017 - 18:51

Um tópico com algum tempo, mas não posso deixar de dar uma opinião técnica, o fotógrafo/a  terá que ser sempre um amigo, os resultados são sempre melhores do que um indivíduo/a que não conheçam de lado nenhum. 

Sendo amigo ou não, o fotógrafo terá que criar uma empatia com os clientes. 

É o cliente que decide se o fotógrafo fez um bom trabalho , parte desse trabalho é divertir os clientes, pois se eles acharem o dia divertido será sempre o melhor fotógrafo que alguma vez podiam ter contratado, desde que tenha  um mínimo de fotos para apresentar.

É perfeitamente natural que se sintam á vontade tendo um amigo que sabem que faz boas fotos!!! 

Os preços  é irrelevante, pois andam muita gente cheia de talento a praticar preços baixos e muita gente sem talento algum a praticar preços altíssimos. 

Partilhar Post #9 Vindicare

Vindicare

• Membro
  • Registo: 10/09/2016
    • Local: 3rd Planet SOL System

Publicado 31 Outubro 2017 - 23:36

em casamentos nunca vi.

mas em cerimonias "menores" como batizados ja vi bastante sim.

Partilhar Post #10 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 01 Novembro 2017 - 00:34

Ultimamente ando sempre a ser recrutado para coisas menores.. Confesso que já ando um bocado farto.. Momento de começar a recusar.. 

Partilhar Post #11 kiak

kiak

• Membro

Publicado 01 Novembro 2017 - 10:02

em casamentos nunca vi.

mas em cerimonias "menores" como batizados ja vi bastante sim.

Em baptismos já quase que nem se usa  fotógrafos um amigo ou o iphone resolve lol. 

Este ano fiz um serviço onde estavam 4 baptismos e o meu cliente era o único que tinha fotógrafo. 

Há que apostar em coisas e alternativas a estes serviços pois o amigo ou o iphone não serão capazes de o fazer!!!   

Partilhar Post #12 kiak

kiak

• Membro

Publicado 01 Novembro 2017 - 10:05

Ultimamente ando sempre a ser recrutado para coisas menores.. Confesso que já ando um bocado farto.. Momento de começar a recusar.. 

Peço desculpa mas não partilho da opinião, se calhar é momento de começares a aumentar o preço!!! pois andar no terreno é uma das formas mais importantes de divulgares a tua técnica e qualidade.    

Quem não é falado não é lembrado!!!