Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Flash em TTL ...

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 gomes

gomes

• Membro
  • Registo: 16/03/2013
    • Foto Mgomes www.fotomgomes.com

Publicado 27 Janeiro 2017 - 18:26

Boa tarde,
tenho andado com uma dúvida a cerca do modo do flash em ttl...

O modo TTL do flash mede a luz da cena por toda e não onde está ser feita a fotometria na máquina, correto ao errado ?

Seponho que estou a fotografar um noivo vestido de preto com uma gravata cinza , faço a fotometria na gravata a máquina vai me dar uma boa exposição, mas o flash sem a compensação necessária vai superexpor o preto ...

Anúncios

Partilhar Post #2 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 28 Janeiro 2017 - 15:32

De que sistema, de que modelos(corpo e Flash) e de que "modo TTL" estás a falar?

IT Partilhar Post #3 gomes

gomes

• Membro

Publicado 29 Janeiro 2017 - 20:11

olá Luis ,

refiro-me sistema canon  , modelo , corpo eos 1ds mark 3 e flash speedlite 600EX-RT da canon ...

o modo TTL , funciona em função da luz que entre na lente como também mede a distancia da lente ao foco  , se tiver a fotometrar uma pessoa vestida de branco eu terei que dar uma compensação para que a foto não saia escura (+1a2 pontos) o que quero saber é se o flash no modo TTL ajusta-se a essa compensação da maquina ao a compensação do flash dá-se independentemente da maquina ...

para entender melhor , estou a fotografar os noivos , para ter uma exposição mais correta uso um cartão cinza 18% , faço a fotometria no cartão , e o flash terei que dar compensação ao não será preciso uma vez que a fotometria na maquina está correta  , ao a fotometria da maquina nada tem a ver com a fotometria do flash ?

Partilhar Post #4 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 03 Fevereiro 2017 - 00:39

olá Luis ,

refiro-me sistema canon  , modelo , corpo eos 1ds mark 3 e flash speedlite 600EX-RT da canon ...

o modo TTL , funciona em função da luz que entre na lente como também mede a distancia da lente ao foco  , se tiver a fotometrar uma pessoa vestida de branco eu terei que dar uma compensação para que a foto não saia escura (+1a2 pontos) o que quero saber é se o flash no modo TTL ajusta-se a essa compensação da maquina ao a compensação do flash dá-se independentemente da maquina ...

para entender melhor , estou a fotografar os noivos , para ter uma exposição mais correta uso um cartão cinza 18% , faço a fotometria no cartão , e o flash terei que dar compensação ao não será preciso uma vez que a fotometria na maquina está correta  , ao a fotometria da maquina nada tem a ver com a fotometria do flash ?

O termo TTL é usado muitas vezes de forma "generalista"..... "O TTL" não é  tudo a mesma coisa, não é igual de marca para marca,  nem, dentro da mesma marca, é igual de modelos para modelos. 

Não é que isto tenha muito interesse, nem que esteja errado quando empregue numa "converssa falada" , mas numa converssa escrita e neste tópico em particular acho que se devem usar os termos correctos.

Dito Isto o sistema que estás a usar é o E-TTL II da canon

O modo E-TTL II funciona comparando duas leituras diferentes,  uma leitura com base na medição feita pela camara, e outra leitura com base  na luz reflectida pelo pré flash que é emitido imediatamente antes da exposição.  Para determinar a quantidade de luz correcta a debitar para determinada cena, o sistema pode ainda usar a informação de distancia ao assunto(caso a lente forneça essa informação e caso o flash esteja montado directamente na sapata e com a cabeça apontada directamente para a frente)

Quando fazes a fotometria "na pessoa vestida de branco", essa fotometria é "lida" pelo flash, que a vai usar para comparar com a leitura da luz reflectida do pré flash, contudo a compensação que deres na exposição(+1 +2 +3 etc..)  não é "contabilizada"... o flash não se ajusta a essa compensação, se eventualmente for necessário compensar terás que compensar no flash.

De qualquer forma a Ideia do E-TTL II é precisamente evitar que o fotografo esteja precupado com o flash, e evitar ao maximo erros de exposição.

IT Partilhar Post #5 gomes

gomes

• Membro

Publicado 11 Abril 2017 - 12:43

boa tarde Luis  , já há muito tempo não passo por aqui  , por falta de tempo ...

compreendi bem o que escreveste  , no caso de usar o flash em modo manual , existe alguma forma de medir a distancia do flash ao foco para poder fazer os cálculos da respetiva abertura da lente ?

Obrigado

Partilhar Post #6 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 12 Abril 2017 - 11:33

boa tarde Luis , já há muito tempo não passo por aqui , por falta de tempo ...
compreendi bem o que escreveste , no caso de usar o flash em modo manual , existe alguma forma de medir a distancia do flash ao foco para poder fazer os cálculos da respetiva abertura da lente ?

Obrigado

Sem ser a olho ou com fita métrica não me parece que haja... até porque mesmo um flash com sistema E TTL II ,quando faz isso através da lente, não te mostra essa informação em lado nenhum.

Podes trabalhar a "olhometro", a partir do momento em que sabes o NG do teu flash tens +- noção do alcance que tem a cada potência.... claro que com o tempo vai aperfeiçoando e começas acertar mais vezes.

Ou então podes trabalhar com um fotômetro, eliminas logo a parte da tentativa e erro, embora seja mais tralha é mais investimento.

IT Partilhar Post #7 gomes

gomes

• Membro

Publicado 12 Abril 2017 - 11:54

olá boa tarde ,

era mesmo isso que duvidava , não haver maneira de medir a não ser a olho , é assim que costumo fazer ...

a ideia era saber mais á precisão a distancia entre o flash e o foco ...

obrigado

Foto Mgomes