Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Canon EOS 5D

• Por favor inicie sessão para responder
55 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 23 Janeiro 2017 - 22:19

Se quiseres entrar no mundo full-frame esta é a melhor opção para quem tem um orçamento baixo. Por volta de 300 € consegue-se uma usada no Ebay. 

Qualidade de imagem

Há algo de especial nas imagens que produz e que não é fácil de explicar. As fotos parecem mais naturais, mais reais. Pela internet fala-se em "milky tones" e "film like". É tanto a nível da reprodução das cores como nos tons que produz, especialmente os tons. As fotos, mesmo em RAW, sem edição ganham um contraste que não é visível nas outras câmaras que tenho, uma 1100D e uma 70D. E a diferença é maior para a 70D. Penso que tenha a ver com o tamanho dos pixels. A gradução entre os tons mais escuros e mais claros é muito mais suave, mais natural. E encontram-se variações de tons onde dantes não era vísível.

Para além disso a ISO50 eu noto uma grande facilidade em subir as sombras sem que apareça qualquer sinal de ruído. A ISO's mais elevados já noto o contrário, a tendência de aparecer ruído é pronunciada se se exagerar na edição.

Os 12,8 megapixels podem parecer poucos mas as fotos vistas a 100 % são extremamente nítidas. Como esta câmara não tem vídeo, penso que a Canon ainda não teve aquela preocupação de poder aparecer moire e por isso o filtro existente é bastante fraco.

Até comparada com uma Sony A7S II (10 anos mais recente), com também com 12 megapixels, a 5D é claramente mais sharp. Ora vejam aqui:

https://www.dpreview...-canon-eos-5d/2

O ISO vai até 3200 apenas, em modo expandido. O que é pouco. Mas o ruído, mesmo nesse valor mais alto não é muito pronunciado. Mas hoje em dia deve estar atrás de sensores APS-C topo de gama como por exemplo de uma Nikon D500.

Sistema de focagem

Tem apenas 9 pontos de focagem (+ 6 pontos de assistência para o modo servo). E apenas o central é cruzado. Comparada com a minha 1100D em modo One Shot, a 5D foca mais facilmente e o ponto central é mais sensível em ambientes escuros. Comparada coma 70D obviamente esta última é claramente superior mas a focagem em ambientes escuros é idêntica. Em modo SERVO ainda não a testei para poder tirar conclusões.

Desvantagens evidentes

Não tem liveview o que dificulta imenso fotografar numa posição fora do convencional. Para além disso se estivermos a usar filtros ND muito escuros não é possível acertar a composição com os filtros colocados. O que é chato se estivermos a usar um filtro ND e outro graduado. Se quiseremos acertar a posição do graduado com o ND colocado a coisa complica-se. E se o ambiente for muito escuro, não é possível acertar a composição. Com o Liveview consegue-se muitas vezes uma luminosidade mínima o suficiente para poder acertar a composição.

Sem Liveview, perde-se a facilidade em usar foco manual. Fica necessário fiar-se nas marcações da lente, isto se existirem.

Não tem ISO automático, uma funcionalidade que por vezes dá jeito por exemplo em fotografia de rua, quando a luz varia muito.

O ecrâ LCD parece da idade da pedra. Tem um tom esverdeado, tem pouca definição, o que dificulta verificar se o foco ficou correcto. Para alem disso os "blinkies" não aparecem com a foto no tamanho máximo, apenas na forma mais pequena com o histograma ao lado.

3 fps apenas e um buffer pequeno. Definitivamente não é a melhor máquina para fotografar desporto.

Conclusão

A câmara tem desvantagens óbvias face a outras mais modernas. Para mim o que mais falta faz é o Liveview e um ecrã LCD decente. Mas apesar de todas estas falhas é a câmara que mais me apetecer usar. Coloca-se uma 50 mm f1.8, ficamos com um kit muito barato mas a nível de qualidade de imagem em ISO's baixos é dificil de igualar, mesmo hoje em dia. Não sem esqueçam que quando saiu, o preço era uns 3000 dólares e foi a primeira DSLR full-frame acessível ao comum dos mortais. Nessa altura a Nikon nem tinha nenhuma full frame digital. Só 2 anos depois é que lançaram a D3, com também 12 megapixels mas bem mais cara.

Nota final: antes de mandarem vir uma usada, certifiquem-se que o problema do espelho que cai, foi resolvido pela Canon. Se não, coloquem à mão uma embalagem de super-cola.  ^_^

Editado por Azathoth, 24 Janeiro 2017 - 09:48 .

Anúncios

IT Partilhar Post #2 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 23 Janeiro 2017 - 22:24

Exemplo da qualidade de imagem:

32008173471_f61c93e947_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

ISO 100 com a Canon 50 mm f1.8 II, foto sem praticamente edição.

Editado por Azathoth, 23 Janeiro 2017 - 22:34 .

IT Partilhar Post #3 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 23 Janeiro 2017 - 22:25

ISO 50, apenas uma exposição, sem filtro graduado onde se subiram as sombras. Zero ruído.

31841690272_2a7b8cb6fe_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Lente Canon EF 24-70 mm f4 L IS.

Editado por Azathoth, 23 Janeiro 2017 - 22:51 .

Partilhar Post #4 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 24 Janeiro 2017 - 09:26

Nada como um sensor grande, não é?

Neste momento voltei para o APS-C da Fuji mas o que eu queria mesmo era uma câmara que me desse a mesma experiência de uso da X-Pro2 mas com sensor FF.

A D700 produzia imagens fabulosas em RAW, mas não concordo relativamente ao sharpness da A7S. Tive esta última e os JPGs eram super sharp directos a partir da câmara, especialmente com lentes como a Zeiss 55mm 1.8.

Partilhar Post #5 digital-jesus

digital-jesus

• Membro
  • Registo: 01/05/2012

Publicado 24 Janeiro 2017 - 09:30

O que gosto mesmo é do barulho do obturador  :) . Tenho tb uma 6d e dou por mim a usar mais frequentemente a 5d, exatamente por apresentar as imagens de uma forma que me agrada muito. Com vidro decente, como é o seu caso, ela não decepciona. As desvantagens em relação ás mais modernas, há sempre forma de as contornas. Com as ultimas actualizações no lightroom notei os raws mais vivos e com mais detalhe..Sem duvida uma maquina a manter até que ela entregue a alma á sucata.. pode ser que ainda compre mais uma, mas como a 6d tem 2 anos e meio e menos de 4000 disparos por culpa da 5d tenho de repensar   :D

Partilhar Post #6 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 24 Janeiro 2017 - 09:35

tive uma e adorei a maquina, se tivesse Liveview acho que ainda a tinha :)

Partilhar Post #7 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 24 Janeiro 2017 - 09:49

É a câmara que mais me arrependo de ter vendido.

Partilhar Post #8 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 24 Janeiro 2017 - 12:44

À coisa de 1 mês mais ou menos, abri um post a perguntar opiniões sobre este corpo,porque também eu tenho andado com formigueiro nos dedos para experimentar as minhas lentes num corpo full frame.E está é sem dúvida a possibilidade mais em conta. Ainda não comprei, fiquei indeciso entre um pequeno investimento, e aguardar mais uns tempos e adquirir uma Mark II ou até uma III. Só que mais uma vez lá vêm vocês baralhar-me as ideias( no bom sentido). É que eu estou quase como o Azathoth,uma 70D, uma Olympus,uma X30,e agora mais a 5D.... Complicado...

IT Partilhar Post #9 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2017 - 16:12

Nada como um sensor grande, não é?

Neste momento voltei para o APS-C da Fuji mas o que eu queria mesmo era uma câmara que me desse a mesma experiência de uso da X-Pro2 mas com sensor FF.

A D700 produzia imagens fabulosas em RAW, mas não concordo relativamente ao sharpness da A7S. Tive esta última e os JPGs eram super sharp directos a partir da câmara, especialmente com lentes como a Zeiss 55mm 1.8.

Não tenho um termo de comparação com outros sensores full-frame mas com esta câmara nota-se certamente uma diferença em termos de naturalidade e contraste das fotos comparando com os sensores APS-C da 70D e 1100D. A diferença não é óbvia mas está lá.

Em relação à Sony fiz a minha observação com base em resultados obtidos em RAW pela dpreview. Se olharmos para Jpeg por acaso até se passa o contrário. O que leva a crer que os jpeg provavelmente levam um sharpening extra. 

É claro que isto vai variar com as lentes que usares. Não sei que lentes usaram...

Mas acho que até faz sentido pois penso que a Sony deverá ter um filtro mais forte dado que está direccionada para video...

Editado por Azathoth, 24 Janeiro 2017 - 16:26 .

IT Partilhar Post #10 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2017 - 16:14

O que gosto mesmo é do barulho do obturador  :)

Também eu. É um grande KLUNK!! Impressiona as primeiras vezes que se dá um clique.  ^_^

IT Partilhar Post #11 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2017 - 16:19

tive uma e adorei a maquina, se tivesse Liveview acho que ainda a tinha :)

O liveview faz-me imensa falta. No passado domingo estive a tirar umas fotos com ela e houve uma altura que tentei tirar a foto com o tripé na sua posição mais baixa e foi uma dificuldade imensa colocar-me numa posição que pudesse encostar o olho ao visor.  :pout:

Isto até substitui umas aulas de yoga..

IT Partilhar Post #12 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2017 - 16:21

É a câmara que mais me arrependo de ter vendido.

Esta é daquelas câmaras que nunca irei vender, apesar do seus defeitos.

IT Partilhar Post #13 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2017 - 16:22

À coisa de 1 mês mais ou menos, abri um post a perguntar opiniões sobre este corpo,porque também eu tenho andado com formigueiro nos dedos para experimentar as minhas lentes num corpo full frame.E está é sem dúvida a possibilidade mais em conta. Ainda não comprei, fiquei indeciso entre um pequeno investimento, e aguardar mais uns tempos e adquirir uma Mark II ou até uma III. Só que mais uma vez lá vêm vocês baralhar-me as ideias( no bom sentido). É que eu estou quase como o Azathoth,uma 70D, uma Olympus,uma X30,e agora mais a 5D.... Complicado...

Opa neste momento tenho apenas 3 corpos. E a 1100D mal a uso. Se arranjares uma 5D a tua coleção é maior.... 

Editado por Azathoth, 24 Janeiro 2017 - 16:24 .

Partilhar Post #14 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 24 Janeiro 2017 - 17:39

Tenho a X30 emprestada, e um dia destes ainda me pedem a 70, daí eu estar a ponderar arranjar uma full frame,mas lá está ,estou na dúvida do que farei,mas também seria para fotografia o mais normal,sem recorrer a Isos elevados,e maioritariamente diurna.Além desse problema do espelho que falou, que outros aspetos deverei considerar caso adquira uma 5D?

IT Partilhar Post #15 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2017 - 20:39

Tenho a X30 emprestada, e um dia destes ainda me pedem a 70, daí eu estar a ponderar arranjar uma full frame,mas lá está ,estou na dúvida do que farei,mas também seria para fotografia o mais normal,sem recorrer a Isos elevados,e maioritariamente diurna.Além desse problema do espelho que falou, que outros aspetos deverei considerar caso adquira uma 5D?

O corpo é um pouco mais pesado e maior que a 70D. O menu é antiquado. Não tem flash incluído. Apenas tem modo de disparo de 10s, o que é uma seca, costumo usar o de 2 s na 70D. 

Só funciona com lentes EF e não EF-S. Mas por acaso até a minha Sigma 10-20 mm encaixa. Mas os bordos aparecem escuros obviamente, mesmo a 20 mm. Mas mesmo assim dá um grande campo de visão nos 10 mm, fica maior do que 10 mm na 70D. Ouvi falar na net que comprando um teleconversor 1.4 x de marca chinoca fica-se com uma 14-28mm e não aparecem os bordos. Assim usa-se os 12 megapixels, supostamente.

Tem um ligeira tendência de acumular pó. Não tem o sistema de limpeza da 70D. Mas estranhamente, é mais fácil de limpar, não fica tão grudado. Basta umas bombadas com o blower que normalmente resolve.

Outros problemas que possam haver não sei. Sem ser esse do espelho é uma câmara bastante robusta.

Esse problema do espelho há uns tempos atrás era resolvido grátis pela Canon. Mas isso acabou em 2014 (?) se não estou em erro.

Partilhar Post #16 digital-jesus

digital-jesus

• Membro

Publicado 24 Janeiro 2017 - 21:15

Apenas tem modo de disparo de 10s, o que é uma seca, costumo usar o de 2 s na 70D. 

Então toma lá uma prenda:

vais aos custom menus e activas o bloqueio de espelho. Com esta função activada passas a ter 2 segundos de disparo.. Quem é amigo, quem é?

IT Partilhar Post #17 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 25 Janeiro 2017 - 21:23

Então toma lá uma prenda:

vais aos custom menus e activas o bloqueio de espelho. Com esta função activada passas a ter 2 segundos de disparo.. Quem é amigo, quem é?

Belo truque. Thanks!  :th_up:

Partilhar Post #18 digital-jesus

digital-jesus

• Membro

Publicado 26 Janeiro 2017 - 09:17

:)

IT Partilhar Post #19 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 18 Fevereiro 2017 - 00:04

ISO 1600:

32125250573_259ca80969_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

IT Partilhar Post #20 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 23 Fevereiro 2017 - 23:18

Mais uma foto tirada em contra-luz, sem queimar os highlights, clareando as sombras e deu isto:

32260946013_bd49fa8cd5_b.jpgUntitled by Ricardo Pestana, on Flickr

Até eu pensei que a foto ia ficar cheia de ruído e que devia ter feito um HDR....

Com os seus imensamente modestos 8.26 stops de dynamic range. Um valor bem abaixo dos modernos sensores m4/3. Isto é a prova que quem vem à busca de especificações sai enganado.

Editado por Azathoth, 23 Fevereiro 2017 - 23:20 .