Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

A dieta de um fotografo.

• Por favor inicie sessão para responder
80 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 APedro

APedro

• Membro
  • Registo: 19/07/2015
    • Local: Cascais

Publicado 05 Janeiro 2017 - 21:44

Para mim fotografia é isto.

Tudo o resto que não seja isto é barulho.

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 05 Janeiro 2017 - 21:50

Eu já tenho um dos ingredientes para começar a dieta. Já reparaste na câmara que o apresentador do vídeo está a usar (na parte final do vídeo)?  :D

IT Partilhar Post #3 APedro

APedro

• Membro

Publicado 05 Janeiro 2017 - 21:57

ahaha podia ser muito bem uma dessas leicas, assim de repente são todas iguais  :D

Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 05 Janeiro 2017 - 22:08

DIET, tá boa. Gostei do vídeo.

Partilhar Post #5 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 06 Janeiro 2017 - 01:35

Tudo o resto que não seja isto é barulho.

mais perdes.. pior para ti. :)

Partilhar Post #6 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 06 Janeiro 2017 - 09:47

Exactamente.

Acho que nunca vi o essencial tão bem condensado.

FK

Partilhar Post #7 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 06 Janeiro 2017 - 09:48

Eu já tenho um dos ingredientes para começar a dieta. Já reparaste na câmara que o apresentador do vídeo está a usar (na parte final do vídeo)?  :D

Não, precisamente...não há outro "e" no fim do acrónimo "DIET".

FK

Partilhar Post #8 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 06 Janeiro 2017 - 10:25

mais perdes.. pior para ti. :)

Ninguém tem de entrar na dieta. Acho muito bem que te divertas com eventuais gorduras que te dão prazer...  :D  :th_up:

Não, precisamente...não há outro "e" no fim do acrónimo "DIET".

FK

Eu sei que não. Era uma provocação para o APedro.  :th_up:

Partilhar Post #9 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 07 Janeiro 2017 - 12:29

Para mim é isto

Partilhar Post #10 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 13:59

Não tem nada a ver. São dois estilos, duas abordagens, completamnete paralelas. Eu também me identifico mais com a abordagem da Laura, ou seja tem muito mais a ver coma minha personalidade o vídeo da Laura que o vídeo do Craig Semetko. Mas ambos são excelentes no que fazem.

Partilhar Post #11 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 15:05

Umm. Por vezes fico com a sensação que seja o que partilhe no forum, fotos minhas ou de terceiros, um ou outro discurso pessoal, nunca tem nada a haver nada.

Apenas estava a responder a isto:

"Tudo o resto que não seja isto é barulho."

Não me parece que isto que partilho seja barulho. E pese embora partilhe alguns elementos da dieta do design e da emoção, nem todos, tem muito mais que a dieta e é isso que me interessa ... pessoalmente. Interessa-me o que está para lá da dieta do "pacote". Claro que numa foto ou série de fotos quando não há nem uma coisa nem outra ...

Posso dizer isto? Faz sentido ou não faz?

Fica bem.

Editado por nbplopes, 07 Janeiro 2017 - 15:11 .

IT Partilhar Post #12 APedro

APedro

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 15:28

Parece-me que levaste a peito uma coisa que não era nem de perto nem de longe o que interpretaste.

Neste momento não posso ver o vídeo que partilhaste mas isso nem sequer interessa.

Eu com "barulho" referia-me a discussões técnicas, "misquenhices" de sensores e pontuações de sites que só servem para encher chouriço.

Eu fui básico na minha intervenção, como sou no geral em fotografia uma vez que sou um ignorante apaixonado.

Não me vou alongar mais porque não vi ainda o vídeo que partilhaste para poder entender o que dizes.

Partilhar Post #13 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 15:48

Humm, eu não levei a peito nada.

Apenas por vezes fico sem saber o que dizer.

Colocaste um post com uma Dieta ... que comentas de determinada forma.

"Tudo o resto que não seja isto é barulho."

Que sem contexto fica-se sem saber o que queres dizer a não que que vai para lá de tudo o que a Dieta prescreve é barulho. Obviamente não consigo adivinhar que o contexto desta observação para lá do vídeo visa as conversas sobre equipamento e pontuações de sites ... coisa que também nutro pouco interesse. Eu não muito ando metido em discussões desse género, intervenho algumas vezes, mas são threads pouco divertidas.

A este post leio a resposta dos restantes:

"DIET, tá boa. Gostei do vídeo."

"Acho que nunca vi o essencial tão bem condensado."

No seguimento apenas coloco o meu post com um vídeo surgindo algo que vai para lá da Dieta com uma frase:

"Para mim é isto ..."

Ao que tive esta resposta:

"Não tem nada a ver."

Escrevi a razão de ser do meu post não percebendo porque "não tem nada a haver".

Ao qual respondes:

"Parece-me que levaste a peito uma coisa que não era nem de perto nem de longe o que interpretaste."

Explica-me onde levei a peito? Já não percebo o que se pretende trocar impressões ou alertar para ... nesta thread. È uma critica ás conversas sobre equipamento actividades conexas? Se sim, efectivamente não tem nada a haver o meu post, porque não visa isso.

Bom fds ...

PS: Já agora, um excelente ano para todos os comparsas de forum e para os vossos.

Editado por nbplopes, 07 Janeiro 2017 - 15:55 .

IT Partilhar Post #14 APedro

APedro

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 16:03

Como disse eu sou básico, pouco instruído nesta área e por essa razão nunca mas nunca vou para além da minha opinião pessoal que tem muito de subjectiva e ainda assim tento fundamenta-la o máximo possível.

Quando dizes que no geral as tuas intervenções são algo desprezadas, pouco tidas em conta (foi isso que percebi), não me serviu a carapuça, principalmente porque isto para mim tem pouco de óbvio, acho mesmo que não há nada certo nem errado. Por isso, quando interpretaste mal o contexto e juntaste no mesmo comentário supostos julgamentos que eu não faço de todo, achei que tinhas levado a peito.

Edit: A abordagem que essa artista tem relativamente à fotografia não me agrada tanto. Para mim um registo nunca pode ter mais do leitor que do autor. É óbvio que tem sempre mais do autor mas quando é quase abstracto passa a pertencer mais ao leitor que ao autor. Isto não me agrada. Há um sentido muito documental nesses registos do vídeo que tu partilhaste. A mim atrai-me muito mais a expressão do autor por vários meios, entre eles o design, etc., o "fazer" a fotografia, mais isto que propriamente a vertente documental de um registo com sentidos e expressões implícitas entre os "entrefolhos".  

Não sei se me fiz entender, ainda assim volto a frisar, não era o "sentido artístico" a que me referia como barulho. 

Editado por APedro, 07 Janeiro 2017 - 17:17 .

Partilhar Post #15 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 19:22

Penso que neste contexto todos estamos a dar a nossa opinião. Penso que essa consciência não tem nada a haver os conhecimentos que se tenha ou não.

As minha intervenção tinha como base o vídeo aliada a uma interpretação dada sobre o vídeo, alertando para opiniões mais absolutistas como a alavancada.

Se não tem nada a haver, pese embora não percebendo como, tendo em conta que não tenho seguido outras matérias mencionadas aceito o reparo dado pelo JP. Quanto à tua explicação, parece estar envolta de uma carga de emoção que me custa a intender com termos como: "levaste a peito", "não enfio a carapuça", "tenho conhecimentos básicos" .. e coisas mais. Parecendo que levaste a minha intervenção como um ataque pessoal quando não é de todo.

A observação do segundo post em resposta ao JP tinha a haver com a reacção imediata do "não tem nada a haver" apenas isso. Que me parece um observação apressada que começa anular a minha intervenção indo para diferenças de abordagem ou estilo. Quando o ponto fundamental da minha observação, tem pouco ou nada a haver com diferenças de estilo. Até porque o discurso do primeiro vídeo, não tem a haver com estilo ou abordagens, porque as imagens apresentadas o que salta à vista olhos treinado são os elementos de design puro bem presentes em todas elas que podem constar em qualquer abordagem ou estilo. Elementos de design que que se diluem muito mais no vídeo que partilhei dai ter apresentado como contra ponto

Dito isto, na tua explicação não percebi o seguinte. Por um lado dizes que não te agrada, pelo menos tanto, o trabalho desta autora por ser demasiado abstracto mas por outro dizes que tem um cunho documental forte. Podes explicar esta relação face ao que observar? É porque para mim o que salta à vista neste segundo vídeo, não são elementos de design, geometria e coisas mais como o do primeiro post, mas uma visão muito pessoal, muito intimista da autora sobre um determinado tema, a autora quer nos contar alguma coisa.

Eu diria que este vídeo que parthei tem muito mais do autor do que ilusão óptica alavancada na técnica do puro design ;)

Editado por nbplopes, 07 Janeiro 2017 - 20:21 .

Partilhar Post #16 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 21:04

Não tem nada a ver. São dois estilos, duas abordagens, completamnete paralelas.

Fui eu que disse isto.

O "não tem nada a ver" serve para comparar os dois vídeos ou seja um é uma coisa e outro é outra.

O "não tem nada a haver" não sei quem disse e não tem também nada a ver. :)

Ás vezes, mutas vezes mesmo escrevemos á pressa e lemos o que os outros escrevem ainda mais pressa. Este é um problema destes foruns.

Partilhar Post #17 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 21:28

Fui eu que disse isto.

O "não tem nada a ver" serve para comparar os dois vídeos ou seja um é uma coisa e outro é outra.

O "não tem nada a haver" não sei quem disse e não tem também nada a ver. :)

Ás vezes, mutas vezes mesmo escrevemos á pressa e lemos o que os outros escrevem ainda mais pressa. Este é um problema destes foruns.

Não diria que um é uma coisa e outro é outra porque ambos são sobre fotografia. Reduzir a fotografia a uma Dieta é uma estupidez. Pese embora percebe a intensão do autor ... quando não levada à letra como prova o segundo vídeo.

:th_up:

Editado por nbplopes, 07 Janeiro 2017 - 21:32 .

Partilhar Post #18 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 21:50

O primeiro vídeo é um trabalho didático, em que o autor paresenta regras para fazer "boa" fotografia. Segundo ele pode-se comparar a uma diéta.

O segundo vídeo é a apresentação de um projecto fotográfico.

Foi por isso que disse que não têm nada a ver um com o outro.

Partilhar Post #19 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 22:19

nbplopes, és, na minha opinião, um dos melhores fotógrafos que já passaram aqui pelo fórum, razão pela qual costumo estar atento ao teu trabalho e comento as fotos que aqui apresentas. 

Mas quanto à interacção e diálogo com os demais membros, parece-me que tens muito a trabalhar.

Espero que o primeiro parágrafo não te encha em demasia o ego, e espero que o segundo não te deite abaixo ou seja mal interpretado.  :th_up:

Partilhar Post #20 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 07 Janeiro 2017 - 22:21

Para mim é isto

Extremamente curiosa a declaração quase-disjunctiva.

Naquela "DIET" não há, certamente "E" de "Equipamento" mas não há, também "E" de "Estilo".

A razão porque para si "é isto" é, precisamente, porque contém, em abundância maciça, o descrito pelo Craig Semetko.

É por tal que já sei, ainda 2017 agora mesmo começou, que as fotos que aparecem aos 05:53 e aos 08:38 vão estar nas melhores que verei este ano.

FK

Editado por FotoKhan, 07 Janeiro 2017 - 22:22 .