Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Encontrei fotos minhas num portal turístico:

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro
  • Registo: 07/12/2009

Publicado 05 Janeiro 2017 - 20:28

Não costumo andar a fazer procura activa das minhas fotos pela net, mas de vez em quando, ao navegar, acabo por tropeçar nelas de forma involuntária. Não ligo a coisas pequenas, mas entendo que casos como o de empresas comerciais ou autarquias já são mais sérios. Sou amador, ainda não recebi um cêntimo deste meu passatempo, mas gosto de ver pelo menos a autoria das fotos reconhecida.

Recentemente descobri 3 fotos minhas, com crop e sem o nome de autor, aqui:

(Retirei o link do portal, uma vez que este já optou pela remoção das fotos.)

A origem das fotos é esta:

http://visoesdaganda...a-da-tocha.html

Aconselho outros utilizadores interessados do fórum a procurarem por fotos suas, particularmente aquelas mais bem conseguidas em locais turísticos, utilizando o google ou o facebook, porque desconfio que o meu caso poderá não ser único.

Coloquei uma mensagem no Facebook da entidade, para a qual ainda não obtive resposta. Se calhar não devo fazer mais nada, porque as chatices não valem a pena, tendo em conta os resultados.

Editado por Bruno E. Santos, 06 Janeiro 2017 - 12:19 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo
    • Fotografia e Modelismo Aero, a minha paixão! www.cmvc.pt

Publicado 05 Janeiro 2017 - 23:41

Já agora e como não entendo nada disto, como é que pesquisas pelas tuas fotos?

Há alguma forma de pesquisar sem ser a de ir vendo fotos pela net fora?

IT Partilhar Post #3 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro

Publicado 05 Janeiro 2017 - 23:56

Eu cruzei-me com isto por acaso.

Mas se suspeitas que poderás ter algumas boas fotos de um certo local que possam ter sido usadas, podes:

- Pesquisar no google images pelo nome do portal e local onde tiraste as fotos.

- Pesquisar no facebook do portal pelo local onde tiraste as fotos.

Dá para pesquisar fotos individuais pela net nos reverse image search do TinEye e do Google, mas isso dá muito mais trabalho.

Editado por Bruno E. Santos, 05 Janeiro 2017 - 23:57 .

Partilhar Post #4 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 06 Janeiro 2017 - 08:32

Ja apanhei vários sites a usar fotos minhas com link para o Flickr... Mas aí não podes fazer nada...

Partilhar Post #5 HidRo

HidRo

• Membro
  • Registo: 29/12/2014

Publicado 06 Janeiro 2017 - 08:48

Mas neste caso, quanto mais não seja, "chulas" uma escapadinha grátis :D

Sempre ganhas alguma coisa com isso.

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 06 Janeiro 2017 - 09:02

Já passei pelo mesmo. Houve quem quisesse usar fotos minhas e simplesmente entrou em contacto comigo para pedir autorização. Acedi sem problemas e sem pedir dinheiro (lembro-me de um caso que até era para uma organização sem fins lucrativos).

Houve também quem usasse fotos minhas sem autorização, vim a descobrir por acaso. Entrei em contacto com o site mas nunca me responderam e mantiveram a foto online. Infelizmente não tive tempo nem pachorra para me chatear a sério, mas devia. Há coisas que não se devem fazer e acho um grande desrespeito usar minhas fotos sem autorização e nem sequer responder aos meus emails.

Ja apanhei vários sites a usar fotos minhas com link para o Flickr... Mas aí não podes fazer nada...

Como assim não podes fazer nada?

IT Partilhar Post #7 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro

Publicado 06 Janeiro 2017 - 12:23

Fui contactado pela entidade, com um resposta educada, tendo esta optado por retirar as fotos. Neste momento já não se encontra online. Editei a minha mensagem original.

Tive o cuidado anterior de tirar uns prints e gravar a página, como é óbvio, por precaução, caso seja acusado de algo. Aliás, aconselho todos os utilizadores a guardarem cópias das conversas e sites, em casos idênticos.

Já passei pelo mesmo. Houve quem quisesse usar fotos minhas e simplesmente entrou em contacto comigo para pedir autorização. Acedi sem problemas e sem pedir dinheiro (lembro-me de um caso que até era para uma organização sem fins lucrativos).

Houve também quem usasse fotos minhas sem autorização, vim a descobrir por acaso. Entrei em contacto com o site mas nunca me responderam e mantiveram a foto online. Infelizmente não tive tempo nem pachorra para me chatear a sério, mas devia. Há coisas que não se devem fazer e acho um grande desrespeito usar minhas fotos sem autorização e nem sequer responder aos meus emails.

Como assim não podes fazer nada?

Eu também nunca cobrei nada a ninguém, nem nunca recusei nada a quem me contactou e já cedi fotos para finalidades diferentes, como um livro, uma tese universitária, alguns sites temáticos e há poucas semanas até estive numa reunião com uma empresária educada que me contactou a pedir autorização para utilizar fotos na decoração de um espaço comercial. As minhas condições são sempre as mesmas, que exista uma referência visível ao autor e-ou à fonte.

Não gosto é de situações de abuso.

Editado por Bruno E. Santos, 06 Janeiro 2017 - 12:50 .

Partilhar Post #8 digital-jesus

digital-jesus

• Membro
  • Registo: 01/05/2012

Publicado 12 Janeiro 2017 - 16:38

Desde que partilhes por ex no facebook, tás logo a ser roubado. Cansei-me de ver fotos em tudo quanto é sítio, desde paginas pessoais a sites de agencias, entidades oficiais, partidos politicos, clubes  etc. Ningúem te respeita . Simplesmente apaguei tudo o que tenho no face .

Partilhar Post #9 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 12 Janeiro 2017 - 17:05

Desde que partilhes por ex no facebook, tás logo a ser roubado. Cansei-me de ver fotos em tudo quanto é sítio, desde paginas pessoais a sites de agencias, entidades oficiais, partidos politicos, clubes  etc. Ningúem te respeita . Simplesmente apaguei tudo o que tenho no face .

Podes ter tudo no face. Eu não partilho mais do que 1024px no lado maior da foto.

Assim, não há grande stress.

Tenho tido sorte porque as fotos que faço, além de serem uma bela porcaria, não são o que normalmente a malta procura. Das que vendi, foram para livro.

IT Partilhar Post #10 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

• Membro

Publicado 13 Janeiro 2017 - 07:20

E as minhas fotos estão todas a 800 px. No facebook só tenho links para artigos.

Até partidos políticos? 

Será que foi algum dos partidos políticos que criaram, defenderam e continuam a querer criar mais taxas de direitos de autor que têm de ser pagas cada vez que alguém compra um suporte digital de armazenamento de dados, como discos rígidos, dvds ou cartões de memória? :lol: