Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotometria e incrementos de 1/3 na câmera. (Dúvidas)

• Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

IT Partilhar Post #1 ShigemiBR

ShigemiBR

• Novo Membro
  • Registo: 02/01/2017
    • Local: Fukui/Japão

Publicado 02 Janeiro 2017 - 17:48

Olá pessoal!

Estou estudando fotografia e me surgiu uma dúvida sobre a fotometria e incrementos de 1/3 nas câmeras.

Sempre quando vejo alguns exemplos na internet, o pessoal geralmente fazem com números redondos, por exemplo: se eu estou a ISO 800, f/8 e obturador a 1/100 e querer fechar um ponto de luz no ISO, eu iria para ISO 400 certo? e teria que compensar no obturador ou no diafragma certo? então eu diminuiria o tempo do obturador em 1 ponto por exemplo e ganharia de novo a mesma exposição só que com outra configuração, no caso: ISO 400, f/8 e obturador 1/50 correto?

Agora a minha dúvida é: e se eu estiver em um dos terços do f-stop? por exemplo: em ISO 320, f/8 e obturador 1/100 e eu tivesse que aumentar 1 ponto e um terço no ISO? eu abriria 1 ponto sobre ele que no caso iria ser ISO 640 e depois abrir mais 1 terço que no caso seria ISO 800 ou teria que contar partir do Full Stop seguinte que no caso seria o ISO 400, iria abrir 1 ponto sobre ele que no caso seria ISO 800 e depois mais 1 terço que no caso seria ISO 1000?

Essa configuração é só um exemplo, pois poderia ter feito com o obturador e o diafragma, sabendo que o principio dos incrementos de 1/3 se aplica nos outro dois parâmetros também. 

Qual dos dois jeitos é o correto?

Espero que eu tenha conseguido expressar a minha dúvida e desde já agradeço a todos.

Obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Nasci em 1969. Não comemoro aniversários, por isso não coloquei onde obriga a colocar data. Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 04 Janeiro 2017 - 10:28

Estou estudando fotografia e me surgiu uma dúvida sobre a fotometria e incrementos de 1/3 nas câmeras.
Sempre quando vejo alguns exemplos na internet, o pessoal geralmente fazem com números redondos, por exemplo: se eu estou a ISO 800, f/8 e obturador a 1/100 e querer fechar um ponto de luz no ISO, eu iria para ISO 400 certo? e teria que compensar no obturador ou no diafragma certo? então eu diminuiria o tempo do obturador em 1 ponto por exemplo e ganharia de novo a mesma exposição só que com outra configuração, no caso: ISO 400, f/8 e obturador 1/50 correto?
...

Aqui seu raciocínio está correto. E os exemplos costumam ser dados nas marcar padronizadas dos pontos, por nem todas as câmeras possuírem as terças partes (isso no passado). Atualmente, somente algumas câmeras digitais mais básicas não pssuem terços de ponto para o ISO.

... 
Agora a minha dúvida é: e se eu estiver em um dos terços do f-stop? por exemplo: em ISO 320, f/8 e obturador 1/100 e eu tivesse que aumentar 1 ponto e um terço no ISO? eu abriria 1 ponto sobre ele que no caso iria ser ISO 640 e depois abrir mais 1 terço que no caso seria ISO 800 ou teria que contar partir do Full Stop seguinte que no caso seria o ISO 400, iria abrir 1 ponto sobre ele que no caso seria ISO 800 e depois mais 1 terço que no caso seria ISO 1000?

Já essa parte, não entendi o que quer dizer. Mas sei que está querendo saber como fazer para usar a reciprocidade de tempo, abertura e ISO.

Então, vamos lá.

Só para recapitular. As mascações padronizadas de pontos são:

Abertura de diafragma: f/

1 - 1.4 - 2 - 2.8 - 4 - 5.6 - 8 - 11 - 16 - 22 - 32 - 45 - 64 - 90

Tempo de exposição:

1 - 1/2 - 1/4 - 1/8 - 1/15 - 1/30 - 1/60 - 1/125 - 1/250 - 1/500 - 1/1000 - 1/2000 - 1/4000 - 1/8000

ISO:

25 - 50 - 100 - 200 - 400 - 800 - 1600 - 3200

Exemplo com valor "inteiros":

Está em ISO800, abertura f/11 e tempo 1/250
Deseja passar para ISO400 (diminuiu um ponto no ISO)
Pode abrir o diafragma um ponto, indo para f/8.
OU aumentar o tempo de exposição um ponto, indo para 1/125

Exemplo parecido com terços de ponto (não vou colocar os valores que aparecem por eu não saber sem olhar na câmera ou manual  :th_up: )

Está em ISO800 + 1/3, abertura f/11 + 1/3 e tempo 1/250 + 2/3 (fiz bem complicado para  mostrar que é simples)

Se deseja fechar um ponto o ISO, deve passar para ISO400 + 1/3 (repara que para mudar um ponto "inteiro" mantêm o terço sem mexer), então pode:

- abrir o diafragma um ponto, indo para f/8 + 1/3; OU

- aumentar o tempo de exposição um ponto, indo para 1/125 + 2/3

Se deseja apenas retirar a terça parte que está no ISO, indo de ISO800+1/3 para ISO800, pode:

- abrir o diafragma 1/3 de ponto, indo para f/11; OU

- aumentar o tempo de exposição 1/3 de ponto, indo para 1/250+1/3

Um exemplo que complica mais: Desejo ir para de ISO800+1/3 , abertura f/11+1/3 e tempo 1/250+2/3 para ISO400+1/3 (diminui o ISO em um ponto):

Note que um ponto são 3 vezes a terça parte do ponto (frações).

- posso abrir o diafragma 1/3 de ponto, indo para f/11 E aumentar o tempo de exposição 2/3 de ponto, indo para 1/250

Todo o que temos que pensar é como funciona a reciprocidade. Se um ajuste que desejo (ou necessito) vai deixar menos luz devo compensar os outros ajustes para deixar mais luz. Se o ajuste vai deixar mais luz, devo compensar para os outros ajustes oferecerem menos luz.

Lembrete:

• Aumentar o ISO, abertura do diafragma ou o tempo de exposição, aumenta a quantidade de luz (deixa a foto mais exposta);
  • Diminuir o ISO, abertura do diafragme ou o tempo de exposição, diminui a quantidade de luz (deixa a foto menos exposta).

Espero ter ajudado.