Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotometria e incrementos de 1/3 na câmera. (Dúvidas)

• Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

IT Partilhar Post #1 ShigemiBR

ShigemiBR

• Novo Membro
  • Registo: 02/01/2017
    • Local: Fukui/Japão

Publicado 02 Janeiro 2017 - 17:48

Olá pessoal!

Estou estudando fotografia e me surgiu uma dúvida sobre a fotometria e incrementos de 1/3 nas câmeras.

Sempre quando vejo alguns exemplos na internet, o pessoal geralmente fazem com números redondos, por exemplo: se eu estou a ISO 800, f/8 e obturador a 1/100 e querer fechar um ponto de luz no ISO, eu iria para ISO 400 certo? e teria que compensar no obturador ou no diafragma certo? então eu diminuiria o tempo do obturador em 1 ponto por exemplo e ganharia de novo a mesma exposição só que com outra configuração, no caso: ISO 400, f/8 e obturador 1/50 correto?

Agora a minha dúvida é: e se eu estiver em um dos terços do f-stop? por exemplo: em ISO 320, f/8 e obturador 1/100 e eu tivesse que aumentar 1 ponto e um terço no ISO? eu abriria 1 ponto sobre ele que no caso iria ser ISO 640 e depois abrir mais 1 terço que no caso seria ISO 800 ou teria que contar partir do Full Stop seguinte que no caso seria o ISO 400, iria abrir 1 ponto sobre ele que no caso seria ISO 800 e depois mais 1 terço que no caso seria ISO 1000?

Essa configuração é só um exemplo, pois poderia ter feito com o obturador e o diafragma, sabendo que o principio dos incrementos de 1/3 se aplica nos outro dois parâmetros também. 

Qual dos dois jeitos é o correto?

Espero que eu tenha conseguido expressar a minha dúvida e desde já agradeço a todos.

Obrigado!

Anúncios

Partilhar Post #2 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil