Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Novo projecto!

• Por favor inicie sessão para responder
17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Gonncalo

Gonncalo

• Membro
  • Registo: 26/12/2014
    • Local: Almada

Publicado 29 Dezembro 2015 - 02:51

Tenho andado a matutar aqui esta ideia há muito tempo e queria saber a vossa opinião...

Sou escuteiro e regularmente temos que visitar aos domingos os idosos da paróquia. Estes por vezes estão acamados e há alguns que não saem de casa há anos, a nossa função passa por animar e fazer companhia.
Ao olhar para fotografias de uma senhora quando era mais nova lembrei-me que a fotografia pode entrar aqui como uma grande ajuda. A fotografias podem associar-se a um factor de bem estar e quando olho para as velhas molduras na cabeceira do quarto acho que podia de certa forma revitalizar e deixá-los mais felizes! Fotografava e levava impresso, mas algo regular...

Não só deixo mais felizes como também podia fazer uma compilação de fotografias para mim mesmo como um trabalho realizado e no fim ver se até conseguia fazer qualquer coisa.

Passou o Natal e desde o ano passado que ando a juntar algum capital para investir numa objectiva, e gostava de vos perguntar o que recomendam em termos de sharpness e algo relativamente barato.
Assim já tinha uma desculpa para comprar uma objectiva nova!  :P 

Neste momento tenho uma Canon 60D e uma 18-135 f/3.5-5.6

Obrigado por lerem!
Abraços

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 29 Dezembro 2015 - 08:43

Força nisso!

Talvez uma Canon 17-55 f/2.8 ou Sigma/Tamron 17-50 f/2.8 fosse mais adequada para esse trabalho.

Partilhar Post #3 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007

Publicado 29 Dezembro 2015 - 09:35

É um excelente projecto, que certamente encherá de alegria essas pessoas e te fará sentir muito bem.

Eu aconselhava-te a começares com o que tens, e só comprares outra objectiva se sentires mesmo falta de alguma funcionalidade especifica. Para esse projecto a objectiva é mais que suficiente.

Para retratos com essa finalidade, utilizar uma objectiva muito "sharp" até é contraproducente, porque se vão notar muito mais todas as imperfeições da pele e vais ter muito que editar. Por outro lado, se efectuares os retratos em exterior, com luz natural, não vais sentir grande dificuldade com a mesma, se efectuares em interior, se calhar dá-te mais jeito um flash que uma objectiva nova.

Como é um projecto ao longo do tempo e sem grande pressa, começa assim e evolui a partir das dificuldades que tenhas.

IT Partilhar Post #4 Gonncalo

Gonncalo

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2015 - 13:21

Tenho considerado algumas objectivas mas penso que uma com uma abertura maior e fixa satisfaça as minhas necessidades. Tanto uma objectiva que poderei usar para o projecto mas versátil para outra coisa qualquer!

O meu budget ronda os 300€ no máximo 350€ e estava a pensar em comprar em 2ª mão. E a verdade é que nunca tive outra objectiva sem ser a 18-135mm e não sei muito bem o que fazer.

Pensei numa 17-40mm L f/4, mas talvez esteja condicionado pela abertura...

Partilhar Post #5 xabita

xabita

• Membro
  • Registo: 09/02/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 29 Dezembro 2015 - 13:28

Queres um conselho ? Começa a fotografar com o que tens.

O Excelente é inimigo do Bom, e se o teu grande objetivo é dar animo e alegria a idosos, começa é já a fotografar pois não sabes quando aquela pessoa que ías dar a foto ainda lá vai estar....

O equipamento é mais que suficiente, mete mãos à obra , e se quiseres alguma orientação em termos de projeto estamos cá para ajudar.

Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 29 Dezembro 2015 - 17:34

Tens uma boa ideia e isso é mais valioso que a melhor objectiva do mundo. Motiva-te pelas fotos e não pela objectiva que queres comprar. Vai em frente, foca-te nas ideias e esquece os objectos.

Partilhar Post #7 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011

Publicado 29 Dezembro 2015 - 19:18

Independentemente de poderes começares já a "praticar", sugiro uma prime de 35mm ou de 50mm, com preferência pela primeira, por causa da maior angular e do pouco espaço que eventualmente terás dentro das casas.

Uma prime que te vai disponibilizar cerca de 2 stops adicionais, uma "melhor" definição/shaprness final, e uma flexibilidade maior para compores fundos desfocados.

Tens modelos baratos da Canon para ambas as situações, sem IS:

http://kenrockwell.c...ses/35mm-f2.htm

http://www.kenrockwe...es/50mm-f18.htm

No caso da 35mm, eu ponderaria seriamente o modelo com IS, mas que é significativamente mais caro:

http://kenrockwell.c...ses/35mm-is.htm

IT Partilhar Post #8 Gonncalo

Gonncalo

• Membro

Publicado 30 Dezembro 2015 - 02:58

Obrigado pelas dicas! Vou postando as novidades à medida que forem surgindo...

No entanto, já arranjei alguém que se ofereceu para me emprestar uma 24-105mm quando eu estiver a fazer estes trabalhos! Nada mau :)

Partilhar Post #9 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 30 Dezembro 2015 - 09:08

A 24-105 vai fazer o mesmo que a tua 18-135. Segue os conselhos que te deram e mete mãos à obra. Quando sentires dificuldades avisa, estamos cá para te ajudar.

Partilhar Post #10 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011

Publicado 30 Dezembro 2015 - 12:49

A 24-105 vai fazer o mesmo que a tua 18-135. Segue os conselhos que te deram e mete mãos à obra. Quando sentires dificuldades avisa, estamos cá para te ajudar.

Exacto. Não vais ganhar nada com isso (os f/4 constantes só vão ser vantagem, e pouca, na extensão do zoom que te é mais complicada de usar, pelos espaços apertados) excepto uma dor nas costas pelo peso adicional desse "brinquedo"...

Partilhar Post #11 LealG

LealG

• Membro
  • Registo: 13/03/2013

Publicado 03 Março 2016 - 15:50

Queres um conselho ? Começa a fotografar com o que tens.

O Excelente é inimigo do Bom, e se o teu grande objetivo é dar animo e alegria a idosos, começa é já a fotografar pois não sabes quando aquela pessoa que ías dar a foto ainda lá vai estar....

O equipamento é mais que suficiente, mete mãos à obra , e se quiseres alguma orientação em termos de projeto estamos cá para ajudar.

X 50

Partilhar Post #12 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 10 Fevereiro 2017 - 17:36

Olá, quanto a objetivas, já te deram dicas suficientes, mas tenho a dizer que tens aí muito bom material para um belo projeto, e parece-me que tens os objetivos certos para ele.

Agora é investigar, não te aconselho nada de especial para veres, porque acho que deves ser tu a fazer essa procura.
E há muita coisa dentro dessa linha para ver!

Vai em frente, e já agora: pensa também em luzes... Coisa barata, não precisas de investir muito, mas talvez não fosse um mau investimento, uns dois flashes portáteis com alguma qualidade e com as respetivas sombrinhas (arranjam-se sombrinhas dessas baratas). Depois, é trabalhares o retrato das pessoas, no seu "ambiente", e com as suas memórias. E o resto, é o teu olhar...

Picacuca

Partilhar Post #13 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 10 Fevereiro 2017 - 22:30

Também gostava de saber se o projecto sempre foi avante ou não.  :)

Partilhar Post #14 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 10 Fevereiro 2017 - 23:36

Também gostava de saber se o projecto sempre foi avante ou não.  :)

Bem lembrado... E com aquele  toque de ironia que me fez despertar... Ops... Nem reparei na data de início do tópico...

Ando mesmo a viajar no passado. :-)

Picacuca

Partilhar Post #15 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 10 Fevereiro 2017 - 23:41

Bem lembrado... E com aquele  toque de ironia que me fez despertar... Ops... Nem reparei na data de início do tópico...

Ando mesmo a viajar no passado. :-)

Picacuca

:)

Foi apenas uma semi-ironia, estou genuinamente interessado em saber se o projecto sempre se concretizou ou não.

Viajar, quer no tempo quer no espaço, é sempre agradável. Sinto falta disso.  :)

Partilhar Post #16 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 11 Fevereiro 2017 - 11:50

:)

Foi apenas uma semi-ironia, estou genuinamente interessado em saber se o projecto sempre se concretizou ou não.

Viajar, quer no tempo quer no espaço, é sempre agradável. Sinto falta disso.  :)

Pois, mas já se sabe que é assim... Para virem perguntar dúvidas, vêm todos. Para darem feedback ou passar alguma informação, isso já não tanto... Isso é aqui no fórum e em todo o lado. Enfim... Sem mais comentários sobre isso. :D

Quanto à frase "viajar no passado", referia-me ao meu projeto fotográfico. Mas a publicidade a ele está noutro post deste fórum... :)

E também vejo com agrado, que continuas por cá. Eu já só às vezes... :D

Abraço,

Picacuca

Editado por Picacuca, 11 Fevereiro 2017 - 11:51 .

Partilhar Post #17 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 11 Fevereiro 2017 - 13:36

Pois, mas já se sabe que é assim... Para virem perguntar dúvidas, vêm todos. Para darem feedback ou passar alguma informação, isso já não tanto... Isso é aqui no fórum e em todo o lado. Enfim... Sem mais comentários sobre isso. :D

Quanto à frase "viajar no passado", referia-me ao meu projeto fotográfico. Mas a publicidade a ele está noutro post deste fórum... :)

E também vejo com agrado, que continuas por cá. Eu já só às vezes... :D

Abraço,

Picacuca

Eu percebi a expressão do "viajar no passado".  :th_up:

Sim, continuo por cá. De certa forma, não tenho outro sítio para onde ir.  :)

O fórum está a precisar de membros com contributos como os teus (e menos de membros como este OP).  :th_up:

Editado por ruicarv79, 11 Fevereiro 2017 - 13:45 .

Partilhar Post #18 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 11 Fevereiro 2017 - 13:51

Eu percebi a expressão do "viajar no passado".  :th_up:

Sim, continuo por cá. De certa forma, não tenho outro sítio para onde ir.  :)

O fórum está a precisar de membros com contributos como os teus (e menos de membros como este OP).  :th_up:

Obrigado pela parte que me toca. Mas às vezes uma pessoa também se cansa, convém ir mudando de ares... Mas de facto, enquanto fórum, ainda não conheci melhor que este. Tem, ainda assim, alguma participação e variedade de assuntos qb. Não é demasiado especializado somente numa área, numa estetica ou processo fotográfico, eu gosto assim.

Vou aparecendo de vez em quando.   :th_up:

Picacuca