Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Parece que fui burlado

• Por favor inicie sessão para responder
91 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 10 Dezembro 2015 - 20:10

Tendo em conta tudo o que foi descrito... Não me parece.

Anúncios

Partilhar Post #22 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 10 Dezembro 2015 - 20:22

Há sempre muitos anúncios no olx das ilhas e logo a bons preços. Eu desconfiei sempre...

Partilhar Post #23 Jorge Folha

Jorge Folha

• Administrador
  • Registo: 06/03/2013
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 10 Dezembro 2015 - 22:24

Não devem nunca colocar dados pessoais.

Há pelo menos um artista que continua a tentar burlar por aqui e pelos outros sites. A conversa é sempre a mesma, diz que é da Madeira ou Açores e só quer pagamentos por TB. Acho que é sempre a mesma pessoa e já existem várias queixas na policia. Os dados daqui seguem sempre para o responsável pela investigação. Com o NIB seria fácil encontrar o burlão mas também imagino que a policia não pode simplesmente pedir os dados das pessoas no banco apenas porque alguém as apontou.

Partilhar Post #24 HugoSousa

HugoSousa

• Membro
  • Registo: 02/11/2015
    • Local: Odivelas, Portugal
    • Newborn & Lifestyle Photography

Publicado 10 Dezembro 2015 - 23:43

Por acaso tenho visto imensos anuncios de material fotográfico de vários locais na Madeira, com preços fantásticos. São esses e os estrangeiros, que colocam anuncios como se fossem de cá, e depois são uma loja e tal ...

Como sempre ... quando o negócio é muito bom, tem de ser em mãos.

Partilhar Post #25 tarantino

tarantino

• Membro
  • Registo: 15/09/2008
    • Local: Oeiras
    • inserir frase aqui em Latim

Publicado 11 Dezembro 2015 - 11:22

Desculpem que diga, mas a queixa da Policia de pouco faz se o meliante for privado e o fizer espaçadamente. A autoridade em si tem pouca margem de atuação dado o enquadramento legal e a natureza juridica do ato: transação entre privados, dados de conta protegidos, ausência de fatura, contas que são criadas no estrangeiro; etc...

Posso dizer aqui que apenas fui burlado 1 vez, tendo apresentado queixa, e reavi o dinheiro por meios próprios,  obtive a morada e fiz uma visita. Não posso apresentar a forma como obtive esses dados, mas não houve violência envolvida e recuperei o dinheiro. 

Editado por tarantino, 11 Dezembro 2015 - 11:23 .

Partilhar Post #26 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 11 Dezembro 2015 - 11:55

Bolas... Então já não posso vender daqui material a preços apelativos... :angry:

Partilhar Post #27 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 11 Dezembro 2015 - 12:05

Não, o pessoal das ilhas é todo burlão :P

Partilhar Post #28 COZETO

COZETO

• Membro
  • Registo: 15/08/2008
    • Local: Área Metropolitana de Lisboa

Publicado 11 Dezembro 2015 - 14:34

Burlas existe em todo lado e na net mais ainda , um método é fazer o pagamento por PAYPAL , cada vez que compro por sites eu só pago através do paypal , que me garante o reembolso do pagamento , caso não receba o produto ou existir diferenças do produto publicitado e do enviado,  mas isto é preciso que tanto o vendedor e o comprador estejam registados no paypal.

Nunca comprei na OLX e sites parecidos porque os preços são sempre mais elevados que a cotação desse produto ou a informação é escassa e quase nunca tem uma forma de pagamento segura .

Editado por COZETO, 11 Dezembro 2015 - 14:35 .

IT Partilhar Post #29 aerox_kid

aerox_kid

• Membro
  • Registo: 10/05/2011
    • Local: Faro

Publicado 11 Dezembro 2015 - 18:47

Já tenho novidades.. A pessoa é de machico - Madeira, o resto dos dados prefiro não revelar por enquanto ;) alguém aqui do fórum é dessa zona?

Sent from my iPhone using Tapatalk

Partilhar Post #30 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 13 Dezembro 2015 - 22:11

Eu desconfio sempre de pessoas que escrevem com montes de erros ortográficos. Sempre! Há muitos espertos por aí.
Ja tive contactos com pessoas que escreviam assim, e quando falámos ao telefone abandonei o negócio. A forma como falavam, o tom rude, a conversa de chico-esperto, foram importantes para saber com quem estava a lidar.
Quando as conversas escritas não são do meu agrado, gosto sempre de tentar a via telefónica só para ter certezas.

Partilhar Post #31 Iloper

Iloper

• Membro
  • Registo: 09/09/2008

Publicado 14 Dezembro 2015 - 08:22

Atenção que há um vendedor no olx com muitos negócios na amadora que no meu caso, todas as situações eram mentira. Não digo que o material não esteja a funcionar. Simplesmente todas as histórias relativamente ao material eram mentira. Até um encaixe do flash na máquina pintado apanhei...

Partilhar Post #32 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 15 Dezembro 2015 - 06:36

Também me apareceu um negócio de uma lente da Madeira. Como conheço gente em todo o lado fui sondando pois o negócio teria de ser sempre em mão, mas como nem assim senti segurança fiquei por aí.
Entretanto fiz negócio com uma pessoa de outra cidade, que não a minha, e comprei outra lente em mão, aqui pelo fórum. Correu tudo lindamente. Descobrimos até que tínhamos amigos em comum. O mundo é muito pequeno. Espero que algum amigo teu da GNR encontre esse "amigo".

Todos podemos cair que as técnicas são cada vez melhores e todo o cuidado é pouco mas espero que nunca me aconteça. Dos negócios que fiz só tenho a dizer bem. Isto para dizer que a maior parte são pessoas sérias. Infelizmente alguns estragam as estatísticas.

IT Partilhar Post #33 aerox_kid

aerox_kid

• Membro

Publicado 15 Dezembro 2015 - 22:55

Já sei alguns atm onde levantou dinheiro, porque assim que o dinheiro da Malta enganada cai na conta ele levanta logo, estou à espera das imagens de videovigilancia, e tenho mais umas quantas infos que por enquanto prefiro não partilhar ;)

Partilhar Post #34 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 15 Dezembro 2015 - 23:32

Obrigado pela informação! :th_up:

Vai dando noticias do desenrolar da situação que a malta (eu) tem curiosidade. :D

Eu também tive um pequeno problema com uma venda, mas não tem nada haver com uma situação destas (ou algo parecido), mas ficou como experiencia e agora quando um dia vender algo, vai ser em mão. B)

Partilhar Post #35 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 15 Dezembro 2015 - 23:34

CSI FF!  :D

Partilhar Post #36 kemmy

kemmy

• Membro
  • Registo: 03/05/2014
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Dezembro 2015 - 23:46

Uma pergunta mais para os administradores do forum:
Não seria possível colocar um numero mínimo de participações para poder colocar classificados? ou um misto de participações e tempo de registo?

Não evita a burla, mas pelo menos evita alguns membros que se registam apenas para os classificados e eventuais utilizadores burlões.

Partilhar Post #37 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 16 Dezembro 2015 - 00:02

Deveriam existir níveis de utilizador.
Member (para os novos), power member (para quem já participasse há algum tempo), colaboradores, moderadores, patrocinadores, etc, etc.
Ao estilo da Zwame, por exemplo, onde só se pode aceder aos classificados depois de obter o grau de "power member"...

E introduzam também a cena dos likes sff, porque às vezes é chato comentar :P
Ah, e o site versão "mobile" é muito mau mesmo.
(isto deveria ser colocado noutro tópico, mas pronto...)

Cumps

Editado por Emanuel M, 16 Dezembro 2015 - 00:03 .

Partilhar Post #38 HugoSousa

HugoSousa

• Membro
  • Registo: 02/11/2015
    • Local: Odivelas, Portugal
    • Newborn & Lifestyle Photography

Publicado 16 Dezembro 2015 - 09:20

Não seria possível colocar um numero mínimo de participações para poder colocar classificados? ou um misto de participações e tempo de registo?
Não evita a burla, mas pelo menos evita alguns membros que se registam apenas para os classificados e eventuais utilizadores burlões.

Deveriam existir níveis de utilizador.
Member (para os novos), power member (para quem já participasse há algum tempo), colaboradores, moderadores, patrocinadores, etc, etc.
Ao estilo da Zwame, por exemplo, onde só se pode aceder aos classificados depois de obter o grau de "power member"...

Concordo a 100%. Óbvio que não elimina as burlas, mas obrigar um burlão a escrever 100 mensagens para conseguir tentar burlkar alguém, é bem mais eficaz que outro tipo de controlo.

Partilhar Post #39 Lumina Natura

Lumina Natura

• Membro
  • Registo: 16/01/2014

Publicado 16 Dezembro 2015 - 10:32

Uma pergunta mais para os administradores do forum:

Sinceramente, acho que sairíamos todos a perder. Há bons negócios que se fazem com utilizadores com pouca ou nenhuma participação no fórum. E o facto de alguém se inscrever no fórum só para vender material não significa que seja, automaticamente, um burlão.

Continuo a achar que a melhor forma de evitar burlas é ser cauteloso. Há princípios básicos a seguir e, quando algo 'parece' não estar bem, jogar pelo seguro e não fazer negócio. É preferível perder um (eventual) bom negócio do que perder uma boa quantidade de dinheiro e ganhar um monte de aborrecimentos.

Não era para partilhar isto aqui no fórum, mas creio que pode ser terapêutico... Há cerca de um ano e meio, um amigo meu contactou-me dizendo que um conhecido dele (amigo de infância, tinham frequentado a casa um do outro, apesar de já não se verem há algum tempo) conseguia arranjar material fotográfico a excelentes preços (bons demais, como vim a perceber depois). Desconfiado, perguntei como era possível, ao que ele respondeu que se tratava de um contacto em Espanha que tinha comprado o stock de uma distribuidora que tinha falido. Na altura a justificação pareceu-me plausível e o facto de confiar a 100% no meu amigo e de ele me dar garantias em relação a esse amigo dele, fez-me quebrar a regra número um deste tipo de negócios: "se parece bom demais, é porque, provavelmente, é mesmo bom demais para ser verdade".

Foi feito um pagamento via Referência Multibanco para a empresa do tal 'amigo' da minha parte e o meu amigo fez outro pagamento pela mesma via, sendo suposto recebermos o material por transportadora no prazo de uma semana. Claro que ao fim de alguns dias percebemos a trafulhice em que tínhamos caído. Foram feitas várias tentativas de contacto (telefónico) com o indivíduo e começámos a investigar por conta própria a situação, tendo chegado à conclusão que ele vivia deste tipo de expedientes, tendo várias empresas (com site e facebook!) a servirem de fachada 'legal'. Foi entregue uma queixa conjunta na PSP, com toda a documentação disponível. Entretanto, descobrimos o ponto fraco dele: como precisava de ter as "empresas" com o nome limpo para poder continuar a burlar, começámos a fazer publicidade negativa (via Portal da Queixa, por exemplo). Ao fim de algumas semanas começou a pedir para retirar as queixas que ele trataria de resolver a situação. Claro que não o fizemos e continuámos a pressioná-lo para nos devolver todo o dinheiro o quanto antes.

Resumindo, ao fim de cerca de 4 meses, muito tempo perdido e muitos aborrecimentos, conseguimos que nos fosse devolvido o valor pago, na íntegra, embora dividido por várias tranches. A queixa na PSP foi mantida (e ainda está activa) mas quase 18 meses depois ainda não houve novidades. Soubemos que existe um mandato de captura internacional no nome do tal indivíduo que está "em parte incerta" (todas as pistas que seguimos deram em nada: moradas falsas, casas vazias, etc.)

Esta foi uma história com fim feliz, mas se tivéssemos ficado sentados à espera de desenvolvimentos por parte das autoridades/justiça, ainda não teríamos no nosso dinheiro e, provavelmente, nunca o teríamos. Aliás, as 'ameaças' que fizemos no sentido de apresentar o caso às autoridades não teve qualquer impacto - o que demonstra bem a forma como estes burlões se sabem movimentar e tiram partido da inoperância/restrições legais/o-que-quiserem-chamar das autoridades.

Claro que este é um caso que envolve um burlão - chamemos-lhe assim - 'profissional'. Alguém que não tem morada, que está fugido à justiça e que vive destes expedientes. Se as coisas envolverem um 'amador' que pensa que pode fazer uma ou outra burlazita e safar-se, provavelmente será muito mais fácil recuperar o dinheiro - seja por via das autoridades, seja por 'pedido' directo.

Deixo as minhas 'regras' para negócios online:

1 - Se o negócio parece bom demais, provavelmente será bom demais para ser verdade.

2 - Fazer apenas negócios em mãos, em locais públicos/movimentados ou levando um ou dois amigos.

3 - Procurar obter informação sobre o vendedor (feedback de anteriores vendas, participações no fórum, falar directamente via telefone).

4 - Apenas considerar compras à distância com vendedores conhecidos, com largo feedback positivo ou se o valor envolvido for suficientemente baixo para não ser preocupante uma perda.

5 - Envios à cobrança NÃO são seguros, nem para o vendedor nem para o comprador. Não é seguro para o vendedor porque, sendo possível pagar com cheque, o mesmo pode não ter cobertura; para o comprador não é seguro porque tem que pagar por uma encomenda que pode ser, apenas, uma caixa vazia ou ter um lista telefónica a fazer peso (já aconteceu a um amigo meu).

IT Partilhar Post #40 aerox_kid

aerox_kid

• Membro

Publicado 16 Dezembro 2015 - 12:02

Sem duvida que essas regras são preciosas.. Eu em tantos anos nunca me tinha acontecida e já vendi e comprei muita coisa via net é sempre correu tudo bem

Pensei que fosse um user registado a pouco tempo que apenas queria vender o seu material e deixei-me levar porque o preço não era nada de outro mundo..

Estamos a falar de alguém com experiência e que se não está nas ilhas já lá passou, porque deu uma morada de uma casa abandonada, através do nib já tenho alguns desenvolvimentos e sendo da GNR torna-se um pouco mais fácil mexer nas coisas

Posso não reaver o dinheiro mas hei de encontrar o burlão isso é certinho ;)