Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Dúvidas sobre fotografia de produto

• Por favor inicie sessão para responder
22 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Paulopax

Paulopax

• Membro
  • Registo: 26/03/2013
    • Local: Santo Tirso

Publicado 09 Fevereiro 2015 - 09:48

Boas pessoal, até há meio ano atrás nunca tinha feito fotografia de produto, sempre adorei fotografar no ext com luz natural, no entanto por motivos profissionais comecei a trabalhar num estúdio e agora fotografo artigos têxteis. No inicio o processo de adaptação foi um pouco difícil e ainda agora tenho dificuldade, principalmente na calibração de cor e luz coerente de artigo para artigo. Agora as minhas questões. Temos 3 cabeças de flash dois vc-400 e um vc-300 que atualmente é a rim light.

quando são artigos pequenos fotografamos numa mesa com placa de acrilico, quando são maiores usamos um manequim . Agora vamos iniciar um novo projeto ao qual é absolutamente obrigatório ter o fundo completamente branco para depois cortar, ou ate mesmo para continuar branco. A Questão é como ?

Com o manequim tenho uma noção de que preciso de pelo menos 2 luzes para o fundo ficar queimado, a questão é posso usar o vc-300 para iluminar a frente do artigo ? vai chegar ? e a luz que será refletida do fundo para a frente ? n vai sobrexpor o meu artigo ? e quanto á mesa ? ao fotografar o artigo na mesa se queimar o fundo automaticamente "queimo" também o artigo porque está completamente pousado na mesma... Por favor ajudas precisam-se, obrigado

Anúncios

IT Partilhar Post #2 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 10 Fevereiro 2015 - 11:04

ninguem ?

Partilhar Post #3 fsousa99

fsousa99

• Membro
  • Registo: 27/08/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 14 Fevereiro 2015 - 14:14

Olá podes sempre usar flags para que a luz não venha para a lente, mas basicamente vai depender da distancia que o fundo estiver do objecto a fotografar. Tenta duas situações: 2 flashs a 45° para iluminar o fundo e terás de recorrer a refletores para compensar a única luz que fica disponível para keylight. Outra hipótese é o flash estar por trás do objeto a fotografar e a disparar para o fundo. Se esta 2ª hipótese for possível ficas com 2 flashs para key e rim light. Depois diz se algum funcionou.

Cumprimentos

IT Partilhar Post #4 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 16 Fevereiro 2015 - 14:57

Olá fsousa99, e obrigado pela tua partilha. De facto já usei apenas uma cabeça para o fundo e resultou, isto pq vou usar um campo de visão reduzido e um flash de facto para já chega, vou tentar afastar o meu motivo do fundo para perceber se resulta melhor. mas no entanto o que são flags ? desculpa a ignorancia..

Partilhar Post #5 fsousa99

fsousa99

• Membro

Publicado 18 Fevereiro 2015 - 16:38

Ola, tudo bem? Desculpa ter usado o inglês, mas não faço ideia como o dizer em Português - os camones chamam flags a tudo que coloques de forma a que a luz proveniente do flash não se dirija diretamente para a objetiva. Era a esta situação que me referia.

Cumprimentos

IT Partilhar Post #6 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 18 Fevereiro 2015 - 16:58

será a este dispositivo que te referes ? flags-photography-lighting.jpg

no entanto se conseguir espaço entre o motivo e o fundo ja nao devo precisar disto correto ?? é que se eu usar este dispositivo ele aparece-me no frame :/ é impossivel esconde-lo..

Partilhar Post #7 nosferatu23

nosferatu23

• Membro
  • Registo: 29/01/2008

Publicado 19 Fevereiro 2015 - 11:00

As flags são isso mesmo, além de te ajudarem tal e qual como o Fsousa99 disse, ajuda a prevenir flares e que a luz se espalhe. Só necessitas disso se realmente verificares algumas das situações referidas, caso contrário não creio ser obrigatório.

Cumps

Partilhar Post #8 fsousa99

fsousa99

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2015 - 12:45

Concordo com nosferatu23 (com um nick destes é obrigatório concordar), mas não tens de comprar nada - qualquer objecto preto opaco com o intuito de cortar/dirigir a luz e só se for necessário. Os camones também tem as barn dors (também não faço ideia como se diz na lingua de Camões), mas só se for necessário.

https://www.google.p...robe barn doors

Partilhar Post #9 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 19 Fevereiro 2015 - 14:06

Os camones também tem as barn dors (também não faço ideia como se diz na lingua de Camões)

A tradução literal é "portas do celeiro". :) :)

IT Partilhar Post #10 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2015 - 14:07

eu chamo a isso palas lol

Partilhar Post #11 fsousa99

fsousa99

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2015 - 16:42

Na minha opinião ficamos por palas!

IT Partilhar Post #12 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 19 Fevereiro 2015 - 16:50

mas como uso softbox's nao posso usar isso...

Partilhar Post #13 Paulo de Almeida

Paulo de Almeida

• Membro
  • Registo: 26/02/2015
    • Local: Toronto
    • Com saudades do oceano...

Publicado 27 Fevereiro 2015 - 22:47

Deixo-te mais um video; creio que nos primeiros minutos ele exemplifica o que procuras...

Regards

IT Partilhar Post #14 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 09:34

Boas povo, para reavivar este post, entretanto já iniciamos o projecto e preciso mesmo de ajudas para a fotografia de produtos pousados na mesa, mantém-se o mesmo setup disponível.

A questão é que as cores dos artigos que fotografo são geralmente claras e torna-se dificil de separar rapidamente o objeto do fundo, sem sombras...

Algum conselho ? Fica aqui um exemplo de como está...  

A minha questão é : como podem perceber, o objeto está colado ao fundo, e então torna-se dificil de recortar o mesmo rapidamente por causa das sombras.

Eu bem tento usar adjustment layers para aumentar demasiado os levels e desta forma poder fazer mais rapidamente a seleção, mas acabo sempre por ter de usar a borracha e a mascara, o que me rouba muito tempo...

Será a solução tirar 2 imagens, uma com a exposição correta e outra sobrexposta ? E depois fazer merge ? Obrigado.

babete_5.jpg

Partilhar Post #15 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo
    • Fotografia e Modelismo Aero, a minha paixão! www.cmvc.pt

Publicado 10 Janeiro 2017 - 11:51

Não podes usar um fundo negro?

IT Partilhar Post #16 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 11:58

Boa, nunca mais pensei nisso, isso resolveria de certeza o meu problema, certo ?

IT Partilhar Post #17 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 12:33

Será aconselhavel em preto brilhante (vinyl) ou matte (tipo cartolina)?

Partilhar Post #18 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 10 Janeiro 2017 - 13:30

para quê recortar? Coloca o objecto numa superfície branca translúcida tipo pvc, acrílico branco,etc. Cloca um flash por trás e tens o objecto com fundo branco infinitamente branco sem recortar nada.

IT Partilhar Post #19 Paulopax

Paulopax

• Membro

Publicado 10 Janeiro 2017 - 14:00

para quê recortar? Coloca o objecto numa superfície branca translúcida tipo pvc, acrílico branco,etc. Cloca um flash por trás e tens o objecto com fundo branco infinitamente branco sem recortar nada.

O objeto já está numa placa de acrilico branca, preciso de recortar porque com estes produtos vão ser necessários fazer-se conjuntos com outros tipos de produtos, e ao ter o objeto sem fundo tenho liberdade para criar... Como o artigo está pousado na mesa, a se tento ter mais luz para queimar o fundo e diminuir as sombras a imagem fica sobrexposta 
quando dizes um flash por trás queres dizer como ? O meu atual setup está assim : 

babet.jpg

Partilhar Post #20 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo
    • Fotografia e Modelismo Aero, a minha paixão! www.cmvc.pt

Publicado 10 Janeiro 2017 - 14:12

Boa, nunca mais pensei nisso, isso resolveria de certeza o meu problema, certo ?

Sim, a não ser que os objectos tenham bordas pretas (escuras), mas neste caso mudas o fundo.

Será aconselhavel em preto brilhante (vinyl) ou matte (tipo cartolina)?

O melhor é testar e verificar o melhor resultado. Um fundo pequeno sai muito barato

(eu escolhi o mate no meu trabalho para não ter de ajustar reflexos quando quero o imagem sem recorte)