Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotografar Pesca Desportiva

• Por favor inicie sessão para responder
5 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 lmargalho

lmargalho

• Membro
  • Registo: 28/05/2014
    • Local: ericeira

Publicado 18 Junho 2014 - 23:13

Como já falei noutro tópico, a principal razão pela qual comecei a me empenhar mais em aprender a fotografar e em adquirir uma nova câmera, tem a ver com este desporto que pratico e partilho em foruns, grupos e já cheguei a fazer artigos para revistas da especialidade.

Um dos problemas que via e vejo é uma má imagem na maioria dos casos nas imagens passadas sobre este desporto, com más fotografias que nada dignificam este desporto e quem o pratica.

Fotografar esta modalidade tem vários problemas para quem não domina a fotografia, que vão desde o momento das capturas que podem ser a qualquer hora do dia ou noite, estar num barco com mar mexido e pouco espaço onde dificulta a fotografia, os peixes que são capturados e libertados que não param de se mexer dificultando a focagem, os peixes capturados que são para consumo que perdem rapidamente as cores e podem ter algum sangue, e claro, quando estamos a pescar não queremos perder muito tempo a tirar fotos.

No entanto, hoje tenho pena de não ter melhores fotos das minhas pescarias, das pescarias de outros amigos, e acima de tudo de lugares e paisagens lindas junto ao mar que são os momentos que gosto de guardar com a melhor qualidade possível.

já me alonguei um pouco, mas se me puderem ajudar a melhorar a forma de fotografar este tipo de fotos ficaria agradecido.

para começar vou se calhar colocar alguns exemplos meus, amadores, e explicar as dificuldades que sinto e aceitar as opiniões de quem possa ajudar.

Nesta situação e apenas com a minha compacta powershot sx110, os maiores problemas são o facto dos peixes terem muitos tons prata que fazem muitos reflexos, não poder escolher a posição do sol, e o peixe estar vivo e o barco a abanar o que dificulta fotografar e segurar o  peixe.

dBJx8Rh.jpg

zgjEKrd.jpg

menS8jp.jpg

aceitam-se opiniões para numa situação destas melhorar as minhas fotos, mas agora tenho a NX300 que permite uso de filtros, se bem que não tenho grande angular ainda, apenas a 18-55mm f/3.5-5.6 III OIS

agradecia ajuda e informo que não domino a fotografia, por isso peço desculpa pelas más fotos.

Anúncios

Partilhar Post #2 Mario Abreu

Mario Abreu

• Novo Membro
  • Registo: 29/05/2014
    • Local: Seixal

Publicado 19 Junho 2014 - 02:29

Boa noite, informo que sou um amador da fotografia e tenho estado aprender algumas coisas, julgo que o maior problema, é os reflexos que as escamas fazem, tornando os peixes com cores brancas. Não sei se ajudará mas existe um filtro chamado "polarizador" que retira reflexo e atenua luminosidade. Será uma opção em conta se resultar. Peça informações a quem perceba mais. Espero ter ajudado

Cumps

IT Partilhar Post #3 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 19 Junho 2014 - 07:28

obrigado, eu também sou amador, e felizmente já vou poder usar filtros como disse, o polarizador espero que me ajude a resolver alguns problemas quando está sol e o peixe é prata.

Partilhar Post #4 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 19 Junho 2014 - 08:55

Fotografar com esse sol nunca será fácil, nem te permitirá fazer imagens "boas".

Dito isto, e uma vez que o sol está como estiver e não podes fazer grande coisa acerca disso, a solução é tentar fazer o melhor possível com o que tens...

- Um filtro polarizador poderá ajudar neste caso, porque te diminui muito esses reflexos agressivos nos peixes. Tens de ter atenção que um polarizador te vai cortar alguma luz, aumentando o tempo de exposição... mas com esse sol todo não deves ter problemas...

- Para minimizar as sombras na cara das pessoas, podes colocá-las de costas para o sol. Tens é de ter consciência que provavelmente "perdes" o céu (vai ficar todo branco).

- Dependendo da liberdade que tenhas para usar acessórios, podes tentar usar usar um reflector para encher ligeiramente as sombras.

- Fotografa em RAW. Dá-te mais margem para ajustar sombras/luzes em pós-produção. E também para acertar o balaço de brancos (na ultima foto o senhor está amarelo...)

- Um flash também pode ajudar com algumas sombras. Eu pessoalmente não gosto, a menos que esteja fora da máquina (o que não deve ser propriamente fácil dentro de um barco desses...)

IT Partilhar Post #5 lmargalho

lmargalho

• Membro

Publicado 19 Junho 2014 - 18:31

obrigado joaopsr, realmente na pesca embarcada é complicado para quem sabe fotografar, e para quem não sabe mais complicado fica. tenho de testar o filtro polarizador e treinar uns disparos antes de embarcar em nova aventura, mas nunca irá dar para o tempo de exposição ser elevado na embarcada já que o peixe está vivo, o pescador balança e o barco também complicando a tarefa.

tenho visto alguns pescadores usarem lentes olho de peixe para fotografarem perto do peixe e realçar e enfatizar o peixe, mas distorce o pescador, barco e horizonte, o que não me agrada pois não é natural e neste caso tento criar uma foto realista.

quanto ao amarelo eu explico, foi a má edição que fiz onde realcei os tons quentes e amarelo do peixe pois é o que torna esta espécie bonita, mas acabei por deixar o meu amigo Bill com ar de doente :)

obrigado pelas dicas e este é um exemplo, eu também faço fotos em terra que me permitem trabalhar melhor a posição do pescador e captura, e depois o grande problema de fotografar à noite que falarei e tentarei colocar sempre exemplos, apesar de serem fotos más para a grande maioria, mas se 2 ou 3 me ajudarem fico feliz.

Partilhar Post #6 Alexandre Oliveira

Alexandre Oliveira

• Novo Membro
  • Registo: 13/11/2017
    • Local: Ponta Delgada

Publicado 13 Novembro 2017 - 13:03

Boa tarde, gostei muito do vosso post, este fim de semana fui pescar nos mares dos Açores e realmente é maravilhoso, vou vos deixar aqui umas fotos e o site da empresa que adquiri os serviços para fazer pesca desportiva. https://www.azoresfishing.pt/galeria