Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotografar bodas de ouro

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Puedro

Puedro

• Membro
  • Registo: 04/07/2011
    • Local: KA100

Publicado 15 Janeiro 2014 - 14:54

Boas pessoal, 

os meus pais vão fazer 50 anos de casamento e eu vou fotografar o evento da melhor forma possível para depois lhes oferecer um album fotográfico como lembrança.

Venho aqui para vos pedir sugestões de settings, lentes a usar e/ou outros assessórios que me possam ajudar a fazer as fotos.

Tenho uma Canon 60D, uma Tamron 18-50mm F2.8, uma Canon 50mm 1.8mm e vão-me emprestar um flash Canon 430 EXII.

Na igreja estou a pensar usar a 50mm porque é muito luminosa, utilizando o flash à 2.ª cortina e, dependendo da luz, uma velocidade entre 1/60 e 1/100 (mais coisa menos coisa). Mas que abertura devo usar? 1.8?? Ou fecho um bocadinho para ter mais sharp?

No exterior que abertura devo usar?? Mantenho a lente toda aberta ou acham que devo fecha-la a 5.6 para o sharp da foto ficar melhor? E devo usar o flash para preenchimento de sombras?

E faço tudo em modo manual ou é melhor usar Prioridade a abertura e usar a compensação de exposição?

Estou aberto a todas as sugestões. Obrigado

Editado por Puedro, 15 Janeiro 2014 - 14:55 .

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 15 Janeiro 2014 - 15:31

Alguns conselhos/comentários:

• 50mm na tua 60D é um bocado apertado para fotografares na igreja. Usa a 18-50mm sem medos. Vais precisar de perspectivas mais "wide". Aponta o flash para o tecto da igreja e aumenta o ISO para não teres de exigir demasiada potência ao flash e, ao mesmo tempo, maximizares a captação de luz ambiente.
  • Flash à 2ª cortina? Porquê e para quê? Essa não entendi... :hmm:
  • Com a 50mm precisarás de uma velocidade de 1/60 seg no mínimo para não obteres "blur" (o que até poderá resultar bem em algumas situações). Mas evita velocidades muito acima disso. Lembra-te que quanto menos velocidade mais luz ambiente vais captar.
  • A abertura não te vai influenciar o rácio luz artificial/luz ambiente. Vai sim evitar pedires mais ou menos potência ao flash (conforme feches mais ou menos o diafragma, respectivamente). Mas lembra-te da principal função estética do diafragma: o controlo da profundidade de campo. Se o quiseres curto, já sabes: abre. Se o quiseres mais longo: fecha. Eu não me preocuparia muito com a qualidade de imagem na abertura máxima. Não é assim tão má.
  • No exterior usa o f conforme o que pretendes fotografar. Regra geral: retratos individuais, pormenores: f baixo; retratos de grupo: f mais elevados para garantir que estão todos focados.
  • Ainda no exterior, podes (e deves) usar flash se precisares de preencher ou até se quiseres um brilhozinho extra nos olhos, p. ex. Mas sempre com cuidado para teres a luz ambiente como luz principal. Se não estiveres à vontade, simplesmente não uses flash. Usa só a luz ambiente.
  • Modo manual ou prioridade à abertura e compensar? Cada um é como cada qual. Eu uso sempre modo manual quando uso flash como luz principal. Quero controlar tudo. Mas geralmente uso prioridade à abertura quando uso a luz ambiente como luz principal (embora ultimamente tenha usado o modo M também nestas condições).

IT Partilhar Post #3 Puedro

Puedro

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2014 - 09:53

Obrigado Ruicarv79. Era mesmo deste tipo de dicas que estava a precisar!!! 

Partilhar Post #4 zigoto

zigoto

• Membro
  • Registo: 04/01/2012

Publicado 16 Janeiro 2014 - 12:01

Alguns conselhos/comentários:

Muito bem. Este forum precisa de mais pessoas como tu: conhecedoras, concisas e amáveis.

Partilhar Post #5 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 16 Janeiro 2014 - 12:49

Obrigado Ruicarv79. Era mesmo deste tipo de dicas que estava a precisar!!! 

Muito bem. Este forum precisa de mais pessoas como tu: conhecedoras, concisas e amáveis.

Ora essa! Quem sou eu? Acreditem que sou muito "rookie", mas não me importo de partilhar o (pouco) que sei.

Infelizmente, especialmente ultimamente, comigo é tudo muito teórico porque fotografar "nicles". :D

Outro aspecto de que me lembrei entretanto: cuidado com os ISOs mais elevados. Mesmo com flash e boa iluminação já se começa a notar ruído a partir do ISO 640~800 (pelo menos era assim com a minha Nikon D90, imagino que a 60D não seja muito diferente). Claro que quanto mais bem exposta estiver a imagem, menos necessidade tens de aumentar as sombras (onde há mais ruído escondido) e menos preocupante é usares um ISO mais elevado. Por isso tem cuidado para não subexpores. Mal por mal, que fique um pouco mais sobrexposta e depois baixas a exposição na edição.

Regra geral, "por segurança", tentava não subir acima do ISO 400. Isto porque sabia que acima disso já obtinha ruído visível se tivesse a foto subexposta (e era obrigado a ir buscar mais informação às luzes baixas/sombras...). Mas testa com a tua 60D e vê qual o valor do ISO que te "satisfaz". O ideal é ter uma valor de ISO tão elevado quanto possível (numa câmara Full Frame já se consegue usar ISO 1600 sem ruído e a imagem ficou logo "outra" - muito mais luz ambiente e muito menos flashada). Mas tens de conhecer os limites da tua máquina. :th_up:

IT Partilhar Post #6 Puedro

Puedro

• Membro

Publicado 16 Janeiro 2014 - 14:11

Isso do ISO tens toda a razão... Acho que até aos 400 estou na boa. Mesmo que precise de subir mais um pouco (tendo como limite os 800) para captar mais luz ambiente, não me parece que as fotos vão ficar mal. Mais uma vez, o meu muito obrigado pela tua partilha de conhecimento.

Partilhar Post #7 SilverArrow

SilverArrow

• Membro
  • Registo: 12/08/2008

Publicado 17 Janeiro 2014 - 14:21

O rui já disse tudo. 

Também fiquei com dúvidas da ideia do flash na 2ª cortina. 

Em relação a usar a abertura máxima, é engraçado que o faças, mas para detalhes e pormenores, as mãos, as alianças, o cabelo, algum apontamento. Ou como disse o Rui para retratos individuais em close-up. Pq fotografar a 50mm (mais crop factor) a 1.8, focas os olhos, desfocas o nariz... Tens de ter atenção a isso. 

Pessoalmente usaria mesmo o 1.8 só para umas brincadeiras de DOF em detalhes. 

O resto fazia retrato na mesma a 50mm mas talvez lá para os 3.2 

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 17 Janeiro 2014 - 14:43

Pelo que li do primeiro post não percebes muito ou quase nada e estás a meter as mão pelos pés, pelo que o meu conselho é o seguinte.

Usa a máquina em modo automático (no verde) mesmo com flash e uma objectiva zoom que vá dos 24mm (pelo menos) aos 100mm ou mais.

Nunca usei a 60D mas mesmo assim posso afirmar que podes usar o ISO até aos 1600 na boa. ;)

Espero ter ajudado.

Partilhar Post #9 Bezos

Bezos

• Membro
  • Registo: 05/07/2013
    • Local: Lisboa - Portugal
    • Corrija o sábio e o fará mais sábio... Corrija o tolo e o fará seu inimigo!

Publicado 17 Janeiro 2014 - 22:40

Tem cuidado! É um evento muito importante para os teus pais! Não será a melhor altura para andares com experiências, portanto, a sugestão do jn pode ser útil.

Partilhar Post #10 LMO

LMO

• Membro
  • Registo: 11/02/2008
    • Local: Montijo

Publicado 18 Janeiro 2014 - 00:59

Boa noite.
Não sendo nenhum expert em fotografia vou tentar dizer o que faria na tua situação.
Não conheço a 60d mas conheço a 70d e como devem ser mais ou menos iguais, julgo que podes levar o ISO aos 800 sem medo. Eu na 70D, numa situação igual a que tu necessitas subia mesmo até aos 1600. Acima disso já é outra conversa.
Se não tens muita prática com os modos Prioridade a abertura ou velocidade, eu apostava no Modo P. Acho que este modo resolve muita coisa a quem está a iniciar. E com o flhas montado funciona cinco estrelas.
Li e bem para teres cuidado com as grandes aberturas, pois pode desfocar o que não deve...
Talvez no teu lugar colocasse o ISO em automático com a limitação máxima de 800 ou 1600.
O 430EX não sei se estas familiarizado com ele. No entanto, se o teto da capela for alto, e castanho como é normal, não o virava 100 % para o teto.
O melhor mesmo é ires a uma capela ou mesmo a própria capela, conheceres o local, conheceres a iluminação do local, tirares várias fotos e analisares em casa .
No dia é tudo muito rápido e os pormenores fazem a diferença.
Espero ter ajudado dentro das minhas limitações.
Boa sorte.

Ps . A 50mm só a usava mesmo para rostos no restaurante por exemplo. Na capela é muito curta...

Editado por linomanuel, 18 Janeiro 2014 - 01:01 .