Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

[DIY - 20F] Helios 44-2 58mm f2 - Abertura / limpeza / manutenção

• Por favor inicie sessão para responder
45 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PVMil

PVMil

• Membro
  • Registo: 22/02/2008

Publicado 15 Outubro 2008 - 22:45

À vossa conta e do tal tópico das cento e tal páginas, comprei uma Helios 44-2. Recebi-a hoje, agarrada a uma Zenit E!

Um dos riscos de comprar usado e no eBay, principalmente material já com uns bons anos em cima e vendido por quem pouco percebe do assunto, é de o material não estar nas melhores condições, infelizmente assim foi, tive algum azar com esta compra...

A objectiva de impecável só tinha o vidro, de resto, o anel de foco arrastava e prendia até. Areia, massa consistente e muita sujidade! As lâminas do diafragma escorriam óleo, enfim estava bem lubrificada!

Nada mais restava que abri-la e proceder a uma limpeza. Pesquisei por tutoriais e não encontrei nada especifico para esta lente... Contudo segui em frente, toca a desmontar, se correr mal o prejuízo é pouco! Entretanto lembrei-me de ir fotografando o passo-a-passo e por aqui colocar uma espécie de tutorial DIY.

Espero que seja útil a alguém! (A mim foi, na hora de a montar!  :lol:)

Uma foto da Zenit E e Helios 44-2, acabada de desempacotar.
Imagem Colocada

A Helios e respectivas lâminas do diafragma bem oleadas.
Imagem Colocada

Ferramentas usadas
Imagem Colocada

- Chaves de fenda para trabalhos de precisão
- Pequena escova
- Pinça
- Cotonetes (que não larguem muito pêlo!)
- Pano de limpeza de óculos
- Spray de limpeza de óculos
- Pano macio
- Trapo velho
- Pêra de ar
- Um cigarro

Desmontar!

Primeiro desapertei os 3 parafusos que fixam o anel de focagem, um deles (marcado na foto) já praticamente solto!
Imagem Colocada

Depois de desapertados os parafusos, basta desencaixar o anel. E eis a bela carrada de areia!
Imagem Colocada

Desenrosquei o anel interno, onde aperta o anel de focagem, até ao limite.
Imagem Colocada

Fica esse anel interior (azul), onde apertava o anel de focagem, agora à mostra, tem também 3 parafusos de fixação, desapertá-los!
Imagem Colocada

Este é desenroscado e sai com facilidade (não muita, pois tinha areia com fartura!)
Imagem Colocada

A parte do encaixe da objectiva ao corpo (rosca M42) sai agora.
Note-se a boa lubrificação de massa consistente!  ::)
Imagem Colocada

Esqueci-me de fotografar esta fase... Desapertei o parafuso limitador do mecanismo de foco(bem grande e visível na foto acima) e desenrosquei este último anel.

A seguir, já com tudo o que era partes do mecanismo de focagem desmontado, desapertei a lente do lado do encaixe (à mão, sai com facilidade).
Imagem Colocada

As lâminas do diafragma ficam logo a ver-se, bem como o respectivo óleo!
Imagem Colocada

[pausa para cigarro]

Agora e na parte da frente da objectiva, desapertei o anel que segura o elemento frontal de vidro. Saiu com relativa facilidade, tem duas ranhuras, introduzi numa delas a chave de fenda e desapertei-o, com cuidado para não riscar nem o vidro nem a pintura!
Imagem Colocada

Virando a objectiva ao contrário cai o elemento frontal, um anel espaçador e ainda o elemento óptico / vidro central.
Imagem Colocada
Imagem Colocada

Nesta altura já temos acesso às lâminas do diafragma a partir do lado frontal da objectiva.
Imagem Colocada

Não esventrei mais a objectiva, pois neste momento já tinha acesso ao que pretendia limpar. Procedi então à limpeza do óleo em excesso nas lâminas com cotonetes e um pano muito macio, com bastante cuidado. Abri e fechei várias vezes o diafragma e tornei a limpar.
Imagem Colocada

Agora mais limpinhas.
Imagem Colocada
Imagem Colocada

Por fim, fui montando a objectiva no sentido inverso ao da desmontagem (com o auxilio das fotos até aí tiradas!) e limpando tanto a areia como a massa consistente em excesso nas partes móveis, bem como as partes ópticas de vidro, com extremo cuidado!

Montada e de regresso à vida, o anel de focagem roda suavemente, sem barulho e como deve de ser (acho eu!) :lol:. As lâminas sem tanto óleo, têm outro aspecto, movem-se livremente e mantêm-se mais compactadas umas às outras.

Ei-la limpinha e já com o adaptador M42-EOS com chip de confirmação de focagem.
Imagem Colocada

E como não poderia deixar de ser, a foto de teste rápido!
Imagem Colocada

Sobreviveu!

:clap:

:positivo:

Anúncios

Partilhar Post #2 Ivo Lázaro

Ivo Lázaro

• Membro
  • Registo: 02/02/2008

Publicado 15 Outubro 2008 - 22:50

Tenho de te tirar o chapéu. Que excelente tutorial de limpeza e manutenção!  :mestre:

A minha veio impecável e a que tenho acopolada na Zenit também está óptima mas já sei o que fazer e como fazer se tiver uma situação dessas e o investimento não for muito grande. Numa objectiva mais cara não arrisco enquanto não tiver prática.

:)

Partilhar Post #3 Rodrigo Vargas

Rodrigo Vargas

• Moderador
  • Registo: 26/01/2008
    • Local: Póvoa de Santa Iria

Publicado 15 Outubro 2008 - 22:51

Fantástico!  :mestre:

Acho que mereces o 1º ponto positivo do Forum  :D

IT Partilhar Post #4 PVMil

PVMil

• Membro

Publicado 15 Outubro 2008 - 22:54

Olha os gajos que me meteram o "bichinho" do MF no corpo!

:lol:

@ Horus

Descansa que também não faço isto numa L!

@ Rodrigo Vargas

Obrigado!

:th_up:

Partilhar Post #5 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro
  • Registo: 14/10/2005
    • Local: Sintra

Publicado 15 Outubro 2008 - 22:55

bom tutorial ;)
deixo só aqui um contributo: aquele anel frontal que tem 2 ranhuras, sai com uma chave especial... ou na falta dela, o método mais seguro e melhor: com os dois bicos de uma...TESOURA! ;)

Partilhar Post #6 pspentax

pspentax

• Membro
  • Registo: 09/10/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 15 Outubro 2008 - 22:57

Fantástico!  :mestre:

Acho que mereces o 1º ponto positivo do Forum  :D

X2  :th_up: :th_up: :th_up:

Partilhar Post #7 vagsousa

vagsousa

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Pinhal Novo

Publicado 15 Outubro 2008 - 23:00

Como dono de uma Helios-44-2 fico-te muito grato  :th_up:

Mas ainda bem que a minha está como deve ser, não me imagino com coragem de lhe fazer isto  :blush:

PS: Exactamente, 1000 pontos  :lol:

Partilhar Post #8 migtex

migtex

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Cartaxo

Publicado 15 Outubro 2008 - 23:07

O meu chapéu sim senhor! :clap:
Mil pontos é pouco! :D
Pretos e farfalhudos! :shock: :shock: :ph34r:

IT Partilhar Post #9 PVMil

PVMil

• Membro

Publicado 15 Outubro 2008 - 23:09

Eh pah! Vocês com esses elogios todos deixam-me atrapalhado.  :blush:

bom tutorial ;)
deixo só aqui um contributo: aquele anel frontal que tem 2 ranhuras, sai com uma chave especial... ou na falta dela, o método mais seguro e melhor: com os dois bicos de uma...TESOURA! ;)

Como deves ter reparado, a ferramenta, de especial nada tem! À falta dessa chave ainda me lembrei dum alicate de pontas, mas o que tenho tem as pontas demasiado grossas para este tipo de trabalho.
Nem me lembrei da tesoura... Bem visto, sim senhor!

Partilhar Post #10 Nuno Moreira

Nuno Moreira

• Membro
  • Registo: 01/05/2007
    • Local: vng
    • meu feedback de comprador e vendedor: http://www.forumfotografia.net/topic/215-nuno-moreira/

Publicado 15 Outubro 2008 - 23:16

Parabens,de facto não vi muitos tutoriais de desmontagens de lentes como este.

Partilhar Post #11 Mellowship

Mellowship

• Membro
  • Registo: 15/07/2008
    • Local: Porto

Publicado 16 Outubro 2008 - 14:30

Fabuloso! Já agora, a massa consistente poderá eventualmente ser substituída por outra coisa? Como por exemplo aquela pasta de lítio, branca, que se encontra em muitos mecanismos?

IT Partilhar Post #12 PVMil

PVMil

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 16:02

Fabuloso! Já agora, a massa consistente poderá eventualmente ser substituída por outra coisa? Como por exemplo aquela pasta de lítio, branca, que se encontra em muitos mecanismos?

Não lhe limpei a massa consistente na totalidade, ou seja, removi apenas o excesso que, apesar de nalgumas partes estar misturada com grãos de areia, ainda se mantinha em bom estado. Deixei ficar uma pequena película que presumo ser suficiente para que as partes do mecanismo de focagem se movam livremente e sem atrito. O mesmo se passou com o óleo nas lâminas do diafragma, não as deixei completamente secas.

Quanto a alternativas de lubrificação e essa da pasta de lítio, sinceramente não tenho conhecimentos técnicos suficientes para poder opinar, mas presumo que seja uma boa alternativa, é daquela que se encontra em mecanismos e aparelhos electrónicos com partes móveis, certo?

Presumo que qualquer dessas pastas / massas lubrificantes sejam boas alternativas, desde que estável e não se liquidifique tanto com o passar do tempo como com alterações de temperatura.

Partilhar Post #13 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 17:51

ui, devias ter limpo totalmente o oleo das lâminas do diafragma! isso com o tempo vai-te voltar a aparecer... e pode-te prender as lâminas. eu normalmente retiro TODO o diafragma e lavo-o com alcool ou produto próprio para limpeza (um spray de contactos eléctricos de residuo zero ou benzina, por exemplo). se o diafragma ficar um pouco "duro" de mover, antes de fechar a objectiva, dou-lhe uma fina passagem com um spray de silicone... óleo nunca uso ;)

quanto á massa de litio, é preferível á massa normal, mas eu tb não a uso: uso HHS2000 da Wurth, que é uma espécie de massa aderente em spray. quando não tenho, uso massa mas espalhada á mão, com os dedos, e retiro TODOS os excessos, deixando apenas uma finissima camada.

em todas as situações é imperativo uma regra: quanto menos, MELHOR!

IT Partilhar Post #14 PVMil

PVMil

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 18:12

Agora deixaste-me a pensar...

:humm:

Limpei a maior parte do óleo, não a totalidade, porque além de ser impossível sem desmontar o resto da objectiva, todo o mecanismo que regula o diafragma e o próprio diafragma, pensei que um pouco não fará mal nenhum, antes pelo contrário. E também me lembrei da limpeza a álcool, contudo e como é abrasivo fiquei na dúvida e joguei pelo seguro.

E é isso, de certeza que vai voltar a aparecer. De qualquer das formas vou-me mantendo atento às lâminas e respectivo funcionamento, se for necessário sigo essas recomendações: nova intervenção e actualização do tutorial!  :lol:

Partilhar Post #15 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 18:16

Agora deixaste-me a pensar...

:humm:

Limpei a maior parte do óleo, não a totalidade, porque além de ser impossível sem desmontar o resto da objectiva, todo o mecanismo que regula o diafragma e o próprio diafragma, pensei que um pouco não fará mal nenhum, antes pelo contrário. E também me lembrei da limpeza a álcool, contudo e como é abrasivo fiquei na dúvida e joguei pelo seguro.

E é isso, de certeza que vai voltar a aparecer. De qualquer das formas vou-me mantendo atento às lâminas e respectivo funcionamento, se for necessário sigo essas recomendações: nova intervenção e actualização do tutorial!  :lol:

o alcool não é abrasivo ;) uma coisa que esqueci-me de referir, eu uso alcool desnaturado, aquele azul ;)

outra super-recomendação: quando mexeres no diafragma, usa luvas ;) a gordura e o cloreto de sódio presente nas mãos (principalmente quando suas, como é o caso ao fazer um trabalho destes, lol) pode vir a provocar problemas de oxidação nas lâminas ;) se não as usares, após lavar o diafragma não lhe toques mais com as mãos. o mesmo se aplica ao maxer no vidro das lentes: nunca lhes tocar sem ser nos bordos, neste caso a gordura pode provocar o famigerado "haze" ou embaciamento nas lentes ,)

IT Partilhar Post #16 PVMil

PVMil

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 18:37

o alcool não é abrasivo ;) uma coisa que esqueci-me de referir, eu uso alcool desnaturado, aquele azul ;)

outra super-recomendação: quando mexeres no diafragma, usa luvas ;) a gordura e o cloreto de sódio presente nas mãos (principalmente quando suas, como é o caso ao fazer um trabalho destes, lol) pode vir a provocar problemas de oxidação nas lâminas ;) se não as usares, após lavar o diafragma não lhe toques mais com as mãos. o mesmo se aplica ao maxer no vidro das lentes: nunca lhes tocar sem ser nos bordos, neste caso a gordura pode provocar o famigerado "haze" ou embaciamento nas lentes ,)

Precisamente, era a esse álcool etílico (desnaturado e a 96% vol:), comum e que temos por casa, que me referia, quanto ao ser "abrasivo", referia-me ao facto de o usar noutras limpezas e, vá lá, "desgastar" ou até "comer" certos compostos, plásticos, etc. Sem muito paleio técnico, faço-me entender?

Quanto a essa recomendação!  :mestre: Quem sabe, sabe! Quando e se a tornar a abrir para limpar as lâminas vou ter isso em consideração. Não lhes toquei e no vidro foi mesmo só nos bordos e aquando da desmontagem, assim que limpo, foi mesmo só com uma pinça maior (que não fotografei).

Partilhar Post #17 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 18:45

o alcool desnaturado não é o alcool etílico "normal" que tens em casa!

Álcool de queimar ou desnaturado

Utilização:
O álcool de queimar adquire-se em garrafas de plástico de litro nas drogarias e nas secções de produtos de limpeza dos supermercados. Prefira o álcool de queimar sem odor e desnaturado, mais agradável de manusear. Não fume quando manusear o álcool de queimar, pois é muito inflamável, tal como o seu nome indica.

Emprego:
O álcool desnaturado tem múltiplas utilizações numa casa.
- Para remover a sujidade da base do ferro de passar roupa, ou para dissolver os resíduos enegrecidos, embeba uma esponja ou uma boneca de tecido em álcool aq uecido. Mas nunca coloque álcool no reservatório de água do seu ferro a vapor.
- Para eliminar o tártaro em profundidade, utilize vinagre de vinho branco diluído na proporção de 2/3 para 1/3 de água.
- Para remover as marcas de tinta, utilize álcool puro,que retirará as marcas de canetas de feltro e de esferográfica, mesmo nos tecidos sintéticos (excepto no acetato). Determinadas canetas de feltro e esferográficas são basicamente compostas por tinta indelével. Após a sua utilização nada a pode remover.
- Para limpar nódoas dos tecidos, embeba uma boneca de tecido em álcool. Para retirar as nódoas de outros materiais, utilize papel absorvente.
- O álcool desnaturado também consegue remocer as manchas recentes de erva, musgo, fruta, café ou chá.
- Para limpar vidros, ecrãs de televisão, de computados, lâmpadas e espelhos, utilize álcool puro ou grés diluído.
- Para dar brilho às superfícies plásticas, friccione-as com álcool, com a ajuda de um pano que não largue pêlo ou de um bocado de papel absorvente.
- Para restituir o brilho a um móvel de madeira envernizado, junta 2/3 de álcool a 1/3 de óleo de linhaça. Passe essa mistura sobre o móvel com um pano macio.
- Como diluente, o álcool fluidifica o verniz para as unhas que se tornou demasiado espesso.

Importante:
- Para limpar os metais, o álcool dsnaturado nunca deve ser misturado com água. Repare que álcool desnaturado também remove bem as nódoas dos tecidos, mas desbota os que são frágeis.
- Encontra-se à venda álccol com o nome de "álcool para uso doméstico". Este álcool poe ser misturado com água e serve para limpar vidros, espelhos e superfícies plásticas.

normalmente é de cor azul ou verde.

IT Partilhar Post #18 PVMil

PVMil

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 18:56

Fizeste-me ir à casa-de-banho ver o que diz o frasco para confirmar. Tens toda a razão, diz o rótulo que é Álcool Etílico 96% vol. parcialmente desnaturado.

Sempre a aprender!

Desconhecia-lhe essas propriedades, quando calhar, um frasco é compra certa!

Partilhar Post #19 the_stalkerpt

the_stalkerpt

• Membro

Publicado 16 Outubro 2008 - 19:11

Fizeste-me ir à casa-de-banho ver o que diz o frasco para confirmar. Tens toda a razão, diz o rótulo que é Álcool Etílico 96% vol. parcialmente desnaturado.

Sempre a aprender!

Desconhecia-lhe essas propriedades, quando calhar, um frasco é compra certa!

sabes o porquê desse "parcialmente desnaturado"? é ima imposição legal, para evitar que esse alcool seja usado em bebidas alcoólicas ;) antigamente ele era puro (ainda tenho cá em casa uma garrafinha dele ;) )
aprende lá mais essa, lol :lol:

Partilhar Post #20 JCNP

JCNP

• Membro
  • Registo: 27/01/2007
    • Local: Setubal
    • Olympus OM-D E-M10 Contax RTS

Publicado 16 Outubro 2008 - 19:36

Um bom liquido para limpar as laminas e retirar a massa consistente é o liquido dos isqueiros ZIPPO.