Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Caixa seca

• Por favor inicie sessão para responder
241 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 AH.photo

AH.photo

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 02 Janeiro 2013 - 15:41

A mochila não é o lugar ideal para guardar o equipamento fotográfico, é algo que anda connosco muitas vezes, por vezes apanha chuva e chegamos a casa e deixamos o material lá dentro.
Esta humidade é prejudicial para o material. Além do mais, ao criar um ambiente escuro e com humidade, propicia a criação de fungos nas lentes.
Resolvi então criar uma caixa seca para guardar o material quando estou em casa.

Imagem Colocada

1- Caixa Samla 22L (3€) , tampa (1€)  e fechos (0,5€) @ Ikea;
2- Sílica (3,5€) e higrómetro (2,9€) @ eBay;
3- Bloco de espuma para o fundo, cortado à medida do fundo da caixa;
4- Prateleira em acrílico à medida (esquema mais abaixo), forrada a espuma (feita com uma dremel e pistola de ar quente). Espuma colada com fita de dupla face;
5- Caixa com a espuma do fundo no lugar e espumas laterais (coladas com fita de dupla face) que vão amortecer os zooms;
6- Material arrumado na base: 3 flashes (SB900, SB26 e SB21), Nikkor 50mm, Sigma 24-70 e Nikkor 70-200;
7- Prateleira amovível encaixada no lugar com 2 máquinas+grip + 2 objectivas;
8- Caixa fechada, higrómetro colado e tampa isolada com fita de calafetar.

No total, ficou por 11€. A espuma, acrílico para a prateleira, fita de calafetar e fita de dupla face já estavam cá por casa.

A tampa é transparente para ajudar a prevenir o aparecimento de fungos.
Embora na foto as lentes estejam com as tampas colocadas, quando estão na caixa tenho-as sem tampas, para que a luz ajude a combater os fungos.

O objectivo é manter o nível de humidade entre os 40% e 50%, o que pode ser conseguido colocando ou retirando embalagens de sílica na caixa.

Ao fim de algum tempo a sílica pode saturar. No caso da azul, como indicado neste post, é facilmente visível pois passa a cor de rosa.
Para remover a humidade basta colocar durante cerca de 5 minutos no microondas (posição de descongelar) e depois ao ar. Repetir este processo se necessário até ela perder a humidade absorvida e voltar ao seu estado inicial (cor azul) e poder ser usada durante muitos anos.

Atenção: Evitem inalar os vapores libertados pela sílica quando se retira do microondas.
Não sei se é prejudicial para a saúde ou não, mas nunca fiando...

Edit 1: Esquema da prateleira amovível
Imagem Colocada

Edit 2: Para resolver o problema da teleobjectiva ter de ficar virada para baixo, e visto que o sistema é mais efectivo se a lente puder receber a luz, coloquei um elástico, preso através de pequenos furos a uma altura que funcionasse para não a deixar cair e ao mesmo tempo a poder colocar facilmente.
Imagem Colocada

Anúncios

Partilhar Post #2 Letrudo

Letrudo

• Membro
  • Registo: 23/12/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 02 Janeiro 2013 - 16:21

Excelente ideia e tutorial.
Uma pergunta: qual o valor de humidade relativa ideal (ou intervalo) em que o equipamento deve ser acondicionado?

IT Partilhar Post #3 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2013 - 16:30

Entre 40 a 50%

Partilhar Post #4 Letrudo

Letrudo

• Membro
  • Registo: 23/12/2011

Publicado 02 Janeiro 2013 - 16:33

Entre 40 a 50%

:th_up:

Partilhar Post #5 resistente

resistente

• Novo Membro
  • Registo: 07/04/2009
    • Local: Matosinhos

Publicado 02 Janeiro 2013 - 19:26

obrigado pela partilha !
realmente às vezes com trocos tratamos de um problema no armazenamento do material.

Partilhar Post #6 tomaslx

tomaslx

• Membro
  • Registo: 29/07/2012

Publicado 02 Janeiro 2013 - 21:17

Muito interessante. Obrigado por partilhares.

A minha casa é humida q.b. e até porque a mochila já começa a ser pequena para guardar tudo.

Já encomendei a silica e o higrómetro.

Aqui fica os links para mais algum interessado

http://www.ebay.co.u...=item43b4425404

http://cgi.ebay.co.u...em=330839456568

Partilhar Post #7 kroko

kroko

• Membro
  • Registo: 20/02/2008

Publicado 02 Janeiro 2013 - 22:47

Ideia muito porreira, pelo menos eu que sou um pouco desarrumado e muito bom para evitar problemas com material.

Partilhar Post #8 António Antunes

António Antunes

• Novo Membro
  • Registo: 03/12/2012

Publicado 03 Janeiro 2013 - 13:49

Boa tarde

Caixa igualzinha à minha ( se calhar a que comprei é a medida acima, pelo preço, mas parece igual, se calhar fui levado no preço heheheheeh), só que a minha é transparente em branco, tal como a tampa (IKEA 5,99 caixa + 1,99 tampa) e não comprei os clipes, mas ela cria vácuo ao abrir só pousada, por isso, sela mais ou menos.
Como sílica, utilizo sílica gel para gatos que compro no Jumbo (um saco cerca de 5 euros) e funciona lindamente.
Fiz uns furos numas caixas de gelado (a tampa) que é onde coloco a sílica gel de gato!
Consigo manter a 42% sem grande stress, com uma embalagem de gelado de um litro furada, meia de sílica e claro está, um higrómetro/termómetro comprado no Leroy Merlin, cerca de 10 euros e já está!
:D

PS: A ideia da espuma tb me parece bem! Vou aperfeiçoar a minha!!!

Partilhar Post #9 Zecter

Zecter

• Membro
  • Registo: 13/02/2012

Publicado 04 Janeiro 2013 - 01:15

ao que me parece a espuma colocada no fundo, é espuma acústica, ou algo mt parecido, alguém tem uma ideia onde será mais fácil de encontrar esse tipo de coisas, e a um preço bem acessível (afinal para o que é a espuma não precisa de ser nenhum ferrari)

IT Partilhar Post #10 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 04 Janeiro 2013 - 01:16

usei esta espuma porque era a que tinha à mão, mas qualquer tipo de espuma que permita proteger o material pousado serve.

Partilhar Post #11 pretoebranco

pretoebranco

• Membro
  • Registo: 31/03/2012

Publicado 04 Janeiro 2013 - 16:17

Alguma razão para a caixa ser preta?

Não seria preferível que a mesma fosse transparente para entrar luz?

E reparei que as lentes estão todas fechadas com tampa na lente...não seria preferível estarem abertas?

A entrada de luz penso que ajuda a prevenir o aparecimento de fungos.

Partilhar Post #12 Zecter

Zecter

• Membro
  • Registo: 13/02/2012

Publicado 04 Janeiro 2013 - 19:50

Embora na foto as lentes estejam com as tampas colocadas, quando estão na caixa tenho-as sem tampas, para que a luz ajude a combater os fungos.

ja fica respondido ao membro pretoebranco.

A minha questão é: sem as da frente e as de trás? ou so sem as da frente?

Cumps

IT Partilhar Post #13 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 04 Janeiro 2013 - 21:07

A minha questão é: sem as da frente e as de trás? ou so sem as da frente?

no meu caso estao sem ambas, apesar de imaginar que como estão pousadas da forma que estão não faça grande efeito não terem as tampas da frente.
Como a lista de material está a aumentar provavelmente vou comprar uma caixa mais baixa só para colocar algumas lentes tombadas.

Alguma razão para a caixa ser preta?
Não seria preferível que a mesma fosse transparente para entrar luz?

Sim, embora ela seja preta, é algo translúcida e permite a entrada de alguma luz, sem ser demasiado evidente o que lá está guardado.
Se não tiverem problemas em ter o material à vista é preferível a transparente, sim.

Partilhar Post #14 CRF

CRF

• Membro
  • Registo: 06/08/2011

Publicado 04 Janeiro 2013 - 21:14

Viva AH.photo,

Onde arranjaste o acrilico?

Obg,
CF

IT Partilhar Post #15 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 04 Janeiro 2013 - 21:29

o acrílico andava cá por casa dum projecto qualquer anterior, penso que de fazer uma rampa para o aquário da tartaruga.
Comprei-o na Plásticos do Sado, Rua Faria Guimarães 260, no Porto, mas há várias casas que comercializam este material.

Partilhar Post #16 CRF

CRF

• Membro
  • Registo: 06/08/2011

Publicado 04 Janeiro 2013 - 21:34

o acrílico andava cá por casa dum projecto qualquer anterior, penso que de fazer uma rampa para o aquário da tartaruga.
Comprei-o na Plásticos do Sado, Rua Faria Guimarães 260, no Porto, mas há várias casas que comercializam este material.

Tks. Eu mandei fazer uma cx hermetica em acrilico mas a minha filha partiu a tampa e por isso agora preciso de fazer uma "operação". Vou lá amanha :th_up:

Partilhar Post #17 lycan

lycan

• Membro
  • Registo: 05/05/2011
    • Local: Estoril

Publicado 17 Janeiro 2013 - 23:01

Há algum problema se o nível de humidade baixar dos 40%? Fiz a minha caixa seca e a humidade anda nos 18%-28%  :)

IT Partilhar Post #18 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 17 Janeiro 2013 - 23:04

demasiado seco também não é bom para o material.
Tenta retirar alguma sílica de dentro da caixa até atingires os níveis ideiais.

Partilhar Post #19 LMirao

LMirao

• Membro
  • Registo: 20/12/2011
    • Local: Portalegre

Publicado 22 Janeiro 2013 - 19:31

demasiado seco também não é bom para o material.
Tenta retirar alguma sílica de dentro da caixa até atingires os níveis ideiais.

A minha está a 70%...tenho q comprar mais silica :(

IT Partilhar Post #20 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 22 Janeiro 2013 - 19:33

Se a sílica já tiver algum tempo pode ter absorvido humidade.
Tenta colocar denro do micro ondas uns 20/30 seg e depois ao ar livre.
Repete o processo 3 ou 4 vezes para ela perder a água que tinha absorvido e voltar a ter efeito.