Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

proibido fotografar com tripé

• Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 medeiros28

medeiros28

• Membro
  • Registo: 20/06/2011
    • Local: porto

Publicado 02 Novembro 2012 - 22:13

Abri este tópico apenas para confirmar se isto já aconteceu com mais alguém ou apenas comigo.

Este fim de semana estava a fotografar com tripé na estação de São Bento no Porto, quando um segurança veio ter comigo a dizer que não podia fotografar com tripé.... perguntei o porquê ele apenas soube dizer que eram ordens da Refer,
A minha pergunta é....  PORQUÊ ?!

Anúncios

Partilhar Post #2 vertigoPT

vertigoPT

• Membro
  • Registo: 22/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 02 Novembro 2012 - 22:19

Uma das razões é para evitar que alguém tropece no tripé e caia. É uma regra habitual em muitos locais onde haja muita gente.

Partilhar Post #3 dmarquizz

dmarquizz

• Membro
  • Registo: 10/03/2010

Publicado 02 Novembro 2012 - 22:23

Como não te proibiu de fotografar de todo, já tiveste sorte :)

e para não se ir por essa discussão outra vez, é só procurar por aí que já há tópicos de sobra sobre fotografar em estações da CP.

Mas é como já disseram, é para não atrapalhar e para no caso de alguém tropeçar no tripé não haver cá responsabilidade da refer se a máquina se partir ou alguém partir os queixos

IT Partilhar Post #4 medeiros28

medeiros28

• Membro
  • Registo: 20/06/2011
    • Local: porto

Publicado 02 Novembro 2012 - 22:51

ok fiquei esclarecido apesar de discordar....mas ok

Partilhar Post #5 o aprendiz

o aprendiz

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 04 Novembro 2012 - 11:12

Pois a mim aconteceu-me exatamente a mesma coisa e no mesmo local  :D

Segundo o segurança, só com autorização da Refer, porque com tripé produziria imagens de alta definição  :lol:, e não estava no meio da gare, estava a um canto, portanto não faria tropeçar ninguém.
A solução era colocar-me no meio da "praça" e pousar a máquina em cima da mochila, e continuar a disparar, isto só para contornar as regras destes senhores!

Partilhar Post #6 tugatomsk

tugatomsk

• Membro
  • Registo: 28/08/2012

Publicado 04 Novembro 2012 - 17:57

Eu sempre pensei que essas proibições nas estações de comboio e metropolitano prendia-se mais com os receios de terrorismo (graças aos atentados de 11 de Setembro por isso...), para não captar dados visuais das estações e planear ataques, com ou sem tripé.

Partilhar Post #7 RebelGin

RebelGin

• Novo Membro
  • Registo: 07/01/2011
    • Local: Caxias

Publicado 04 Novembro 2012 - 18:37

Usar tripé significa, para quem define as regras, que se está na presença de um fotografo profissional. Como tal, este, está a trabalhar, por isso tem que pedir autorização à entidade responsável pelo espaço que está a ser fotografado.
São vários os locais onde seguranças e inclusive agentes de autoridade pedem, autorização ou carteira profissional para se poder fotografar de tripé, mesmo com tripés comprados no chinês. Já apanhei com esse número no parque das nações por exemplo.

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Partilhar Post #8 Samwise

Samwise

• Membro
  • Registo: 03/03/2011

Publicado 05 Novembro 2012 - 10:00

São vários os locais onde seguranças e inclusive agentes de autoridade pedem, autorização ou carteira profissional para se poder fotografar de tripé, mesmo com tripés comprados no chinês. Já apanhei com esse número no parque das nações por exemplo.

No Parque das Nações nunca calhou ter sido abordado por nenhum segurança enquanto andei por lá de tripé esticado na mão, ou a tirar mesmo fotografias. Já na Gare do Oriente, e passeios circundantes, incluindo o que vai até ao Centro Comercial Vasco da Gama, os seguranças já me disseram várias vezes que não podia fotografar sem autorização da Refer, com ou sem tripé, mas nunca me chatearam a ponto de me pedirem para apagar as fotografias já recolhidas.  :D

Partilhar Post #9 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008

Publicado 07 Novembro 2012 - 20:07

No Parque das Nações nunca calhou ter sido abordado por nenhum segurança enquanto andei por lá de tripé esticado na mão, ou a tirar mesmo fotografias. Já na Gare do Oriente, e passeios circundantes, incluindo o que vai até ao Centro Comercial Vasco da Gama, os seguranças já me disseram várias vezes que não podia fotografar sem autorização da Refer, com ou sem tripé, mas nunca me chatearam a ponto de me pedirem para apagar as fotografias já recolhidas.  :D

Já me aconteceu o mesmo precisamente no passeio da Gare do Oriente que está de frente para o C.C. Vasco da Gama. Estava a fotografar ao fim do dia e o segurança, educadamente, informou que não podia fotografar com tripé naquele local. Como já tinha feito algumas fotos naquele spot e, mais importante ainda, foi-me pedido educadamente, saí de lá e fui para outra capelinha.

Partilhar Post #10 Miguel S. Silva

Miguel S. Silva

• Membro
  • Registo: 20/10/2012
    • Local: Porto

Publicado 07 Novembro 2012 - 21:17

Como não te proibiu de fotografar de todo, já tiveste sorte :)

Não é proibido fotografar a estação de S. Bento quer individualmente ou em grupo, e se algum segurança disser que é, então é porque não sabe as regras.

Agora com o respectivo tripé não tenho conhecimento se é proibido ou não, mas não me espanta que realmente o seja.

Partilhar Post #11 crocodilo

crocodilo

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Fuji X-Pro1, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 08 Novembro 2012 - 18:44

É política de algumas empresas não permitir fotografias nos seus espaços, e têm o direito de o fazer. Uma estação de comboios não é via pública (embora esteja aberta ao público, mas são coisas diferentes), portanto podem proibir fotografia no seu interior. O que não podem proibir é que seja fotografada a partir do exterior das instalações.

Partilhar Post #12 Miguel S. Silva

Miguel S. Silva

• Membro
  • Registo: 20/10/2012
    • Local: Porto

Publicado 08 Novembro 2012 - 22:34

É política de algumas empresas não permitir fotografias nos seus espaços, e têm o direito de o fazer. Uma estação de comboios não é via pública (embora esteja aberta ao público, mas são coisas diferentes), portanto podem proibir fotografia no seu interior. O que não podem proibir é que seja fotografada a partir do exterior das instalações.

Que eu tenha conhecimento e isto dito pelos responsáveis da própria estação de S. Bento também não é proibido fotografar o seu interior...

O que não acontece por exemplo nas estações de metro. Aí já é proibido e é preciso uma autorização para o fazer.

Partilhar Post #13 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 08 Novembro 2012 - 23:59

Que eu tenha conhecimento e isto dito pelos responsáveis da própria estação de S. Bento também não é proibido fotografar o seu interior...

O que não acontece por exemplo nas estações de metro. Aí já é proibido e é preciso uma autorização para o fazer.

Depende do tipo de fotos. Passa pelo site da refer que está lá explicado isso.

Partilhar Post #14 faquir

faquir

• Novo Membro
  • Registo: 11/06/2012
    • Local: Valongo

Publicado 10 Novembro 2012 - 08:47

http://www.refer.pt/...Frequentes.aspx

Partilhar Post #15 João Nascimento

João Nascimento

• Membro
  • Registo: 22/04/2009
    • Local: Algueirão

Publicado 26 Novembro 2012 - 22:32

http://www.refer.pt/...Frequentes.aspx

Era exactamente isto que ia referir... A questão do tripé poderá ser segurança física.

Partilhar Post #16 cabdriver

cabdriver

• Membro
  • Registo: 27/01/2013

Publicado 03 Fevereiro 2013 - 00:03

Mesmo sem tripé há zonas e espaços publicos que são vigiados por seguranças , onde quem está a tirar fotografias mesmo sendo para uso pessoal e com uma simples compacta, são convidados a não o fazerem.
Ainda no ultimo Natal estive uns dias em Londres, onde por dia tiram-se milhões de fotos em todo o lado, Metro , Museus,Rua, enfim ,até aos Policias e Guardas a cavalo, e não vi ninguem ser impedido de tirar fotos, ou convidado a não o fazer, as exceções foram duas ou três, nalgumas partes de alguns museus e no começo dos musicais.
Aqui neste rico e próspero País é que se proíbe tirar fotos em espaçps públicos... não vá aparecer o homem com a mulher errada ou vice versa...

Partilhar Post #17 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 03 Fevereiro 2013 - 12:48

A mim já me aconteceu mas foi em grutas, onde podiamos fotografar, mas não com tripé, o que depois concordei e tinha toda a lógica ;)

Em S.Bento, não fui de tripé, mas estava quase a ver que me vinham dizer para parar de tirar  :lol:

Mas se me fizesse de inglês e dissesse que era para a minha família ver, não havia mal algum  :lol:  :blush:

Partilhar Post #18 iserra

iserra

• Membro
  • Registo: 01/12/2012
    • Local: Santa Maria da Feira

Publicado 03 Fevereiro 2013 - 14:16

nunca tirei fotogorafias com tripé nas estações de CP e no metro... mas todo o cuidado é pouco...

Partilhar Post #19 carlossousa

carlossousa

• Membro
  • Registo: 26/09/2012

Publicado 03 Fevereiro 2013 - 19:48

Usar tripé significa, para quem define as regras, que se está na presença de um fotografo profissional. Como tal, este, está a trabalhar, por isso tem que pedir autorização à entidade responsável pelo espaço que está a ser fotografado.

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Então deduzo ( para quem define as regras) que se for jogar á bola e calçar umas chuteiras,sou um profissional de futebol. Cambada de ATRASADOS MENTAIS (os que definem as regras,evidentemente). Já agora um á parte para que se veja como somos um país de grande inteligentes ( os que definem as regras,claro). Hoje estive a ver um programa (nem me lembro o nome) em que uma equipa de tv acompanha uma patrulha da GNR. Então,eles seguiam uma viatura em que tinham comprovado através de meios informatizados instalados na viatura de patrulha,que o carro que seguia á frente deles,não tinha seguro. Então, eles ultrapassavam esse carro e acionavam um letreiro na traseira da viatura que dizia FALLOW ME para que o infrator os seguisse a fim de encostarem onde fosse seguro faze-lo. E quem não souber Inglês? Se calhar,ainda é acusado de desobediência ás autoridades.Sei lá...digo eu,porque os inteligentes são eles.

Partilhar Post #20 Marcocardoso

Marcocardoso

• Membro
  • Registo: 28/05/2012
    • Local: Lagos

Publicado 03 Fevereiro 2013 - 20:29

Então deduzo ( para quem define as regras) que se for jogar á bola e calçar umas chuteiras,sou um profissional de futebol. Cambada de ATRASADOS MENTAIS (os que definem as regras,evidentemente). Já agora um á parte para que se veja como somos um país de grande inteligentes ( os que definem as regras,claro). Hoje estive a ver um programa (nem me lembro o nome) em que uma equipa de tv acompanha uma patrulha da GNR. Então,eles seguiam uma viatura em que tinham comprovado através de meios informatizados instalados na viatura de patrulha,que o carro que seguia á frente deles,não tinha seguro. Então, eles ultrapassavam esse carro e acionavam um letreiro na traseira da viatura que dizia FALLOW ME para que o infrator os seguisse a fim de encostarem onde fosse seguro faze-lo. E quem não souber Inglês? Se calhar,ainda é acusado de desobediência ás autoridades.Sei lá...digo eu,porque os inteligentes são eles.

Também vi esse programa...
Provavelmente nao reparaste que O letreiro electrónico dinamico, transitava a mensagem ora em portugues, ora em ingles. No letreiro pisca: " siga-me" e "follow me".
:th_up: