Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Duvida sobre fotografia de aves

• Por favor inicie sessão para responder
18 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Martinada

Martinada

• Membro
  • Registo: 18/04/2012
    • Local: Povoa Santa Iria

Publicado 19 Abril 2012 - 10:59

Bons dias
Sou novo por aqui e comecei a fotografar a serio a cerca de 5 meses, tenho uma maquina Canon 550D com a objectiva 18-55 is.
Agora a pouco tempo comprei a objectiva 55-250 para completar a que tinha, o que acontece e que ao tentar fotografar aves ao longe a qualidade a fotografia fica muito a desejar, sera que me podem ajudar.

http://imageshack.us...7/dpp00181.jpg/

Obrigada

Anúncios

Partilhar Post #2 llpt

llpt

• Membro
  • Registo: 05/02/2010
    • Local: arredores de cascais

Publicado 19 Abril 2012 - 11:03

fica muito a desejar em que aspecto?

Partilhar Post #3 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 19 Abril 2012 - 11:09

sera que me podem ajudar.

Sim.

Estás a fotografar muito longe da ave. Boas fotografias de aves são tiradas a 4 ou 5 metros delas. Precisas de abrigos para isso. E precisas de estudar os hábitos da espécie que vais retratar para tentares antecipar o local onde elas vão estar. E tens, por vezes, de esperar horas no abrigo. E com 250mm não consegues grande coisa, mesmo a 4 ou 5 metros. Precisas de algo DESTE GÉNERO (com algum exagero, vá)

Vê, por exemplo, ISTO. Há muitos mais, mas lembrei-me deste. Até é membro deste forum.

IT Partilhar Post #4 Martinada

Martinada

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 11:17

Ao aumentar a imagem para haver muito ruído apesar do iso ser baixo,
com esta objectiva consegue-se melhor qualidade ou é por estar a usar o máximo da distância focal que isto acontece?

Partilhar Post #5 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 19 Abril 2012 - 11:18

As melhores fotografias de passaros que me sairam com definição q.b foi entre os 3~5 metros e a 400mm...

Agora nada impede de se tirar uma boa fotografia com 250mm, mas tens que investir tempo e $$ em abrigos + comedouros para teres as ditas aves nos tais 4~5 metros. Ah, e depois existem especies que são menos assustadiças que outras.

As outras soluções passam por distâncias focais maiores não penses que é por teres uma lente de 800mm que tiras uma foto a um passaro a 200 metros de distância.  

Em relação à lente, é claro que um crop de uma lente superior é bem melhor. AMs essa lente é muito boa.

Partilhar Post #6 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 19 Abril 2012 - 11:21

Poças João não és nada meigo...  :s

Antes de chegar a esse nível de equipamento ainda há muita coisa pelo meio.
Quem fotografa aves costuma fazê-lo com telescópios adaptados, metodo disgiscoping, e outra parafernália. Faz uma busca por digiscoping para perceberes.

Já tive um telescópio de 800mm adaptado  a uma eos, comprado e vendido aqui, mas nunca me dei nada bem com aquilo:
A foto à passarada precisa de um grau de paciência extremamente elevado...

[editado] - Havia, ou há, um membro deste fórum que era, é, o Faísca com créditos nessa área. Vê os tópicos dele. OU aqui: http://www.flickr.com/photos/faisca/
Acho que a maior parte das fotos era com o telescópio pequenito.
Acho que as mais recentes são com uma 50-500

IT Partilhar Post #7 Martinada

Martinada

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 11:24

Já agora as definições que usei foram estas

F-stop F/5,6
Tempo de exposição 1/500 seg
Velocidade ISO 200
Distância focal 250 mm
Distância do exposto 22,2 m
Modo Flash - Sem flash

IT Partilhar Post #8 Martinada

Martinada

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 11:27

Ok já percebi, tenho mesmo de esperar para os fotografar mais perto, vou tentar novas fotografias e depois mostro o resultado

Obrigado a todos pelas dicas

Partilhar Post #9 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 19 Abril 2012 - 11:53

Os settings variam com as condições de luz, entre outros factores. Não existe "chapa 7" para um determinado motivo :D

A minha opinião é:

- Usar AV ( Prioridade à Abertura )
- Usar F/5.6-F/8 ( se bem que a 55-250 apresenta resultados razoaveis na abertura maxima a 250mm )
- Se for "handheld", com passaro "quieto", só tens que ter velocidade suficiente, o que significa 1/250 para cima. Como a lente tem estabilizador podes baixar um bocado caso tenhas pouca luz. Isto para tirar com menos ISO possivel.

- Caso não atinjas velocidade suficiente com ou sem IS, tens que aumentar o ISO

- Outro detalhe a ter em conta é que vais apanhar os passaros quase sempre em duas situações : Ou com muito céu, ou com muita folhagem. O que vai acontecer é que a maquina vai ler a cena vai- sub ou sobre expor a fotografia. Tens que ter em mente, que, tendo um "fundo" muito escuro deves, em modo AV ajustar a compensação de exposição para "menos" ( -1 EV, -2 EV ), e o contrário para muita luz.

Ainda em realção à medição, podes usar a medição "pontual", mas por experiência propria prefiro a "base ( matricial ) e depos ajustar consoante o cenário.

Em relação aos abrigos, existem várias técnicas, mas eu estou quase a paostar na do carro. A maioria da passarada não foge dos carros, incluindo rapinas... desde que não abra o vidro ou sai do carro :D

Mais importante que tudo é, e já foi mencionado aqui no forum, não é necessário "destruir" nada no meio ambiente para se chegar aos passaros. Não te aproximes dos ninhos nem reveles localizações dos mesmos.

IT Partilhar Post #10 Martinada

Martinada

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 12:47

Mais uma vez muito obrigado pelas dicas, e claro que tenho sempre muito cuidado para não perturbar as aves muito menos os ninhos delas.

Partilhar Post #11 beegee

beegee

• Membro
  • Registo: 30/09/2011
    • Local: Arrebaldes de Lisboa

Publicado 19 Abril 2012 - 13:08

Boas
E eu que o diga que é difícil, iniciei-me nesta aventura de fotografar os pássaros com uma 70-300 e fotos de jeito dos ditos cujos, ainda se contam pelos dedos de uma mão.
Uma grande dose de paciência, e cultura sobre os ditos cujos (essas são muito importantes neste processo e não se vendem  :D )
Um abrigo, para gastares a dose de paciência (carro, tenda, janela(no meu caso) )
Uma lente com distancia focal quanto baste, a quem diga que 250mm são o mínimo aceitável (para fotos a 10 metros, no máximo) mais distancia do pássaro, mais distancia focal deves de ter para ter qualidade aceitável.
Falando em qualidade, tens uma zoom, com qualidade boa, agora se é para ir em frente para tirar fotos a passarada, melhor qualidade só numa prime... ou telescópio, tele-conversores são bons numa lente de MUITO boa qualidade, por isso não o aconselho (digo isto pelo que leio por todo o lado, não por experiência própria).

Tirando isto tudo, tens sempre a sorte, de algum destes bichinhos alados lhes dar na marmita e poisarem perto de ti, se tiveres a camera a mão, já sabes  :ph34r: :photo:

Abraços

IT Partilhar Post #12 Martinada

Martinada

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 14:36

Eu tambem me ponho a janela a espera, mas os malandros parece que sabem que estou ali e nao se aproximam das arvores que estao em frente a minha janela eheheh!

Partilhar Post #13 llpt

llpt

• Membro

Publicado 19 Abril 2012 - 23:31

Ao aumentar a imagem para haver muito ruído apesar do iso ser baixo,
com esta objectiva consegue-se melhor qualidade ou é por estar a usar o máximo da distância focal que isto acontece?

o ruído é característico dos 18 Mpixeis do sensor da máquina  ;)
a velha teoria, mais Mpixeis no mesmo espaço não implicam necessáriamente uma imagem mais "limpa".
quanto ao factor aproximação já foi explicado por outros membros
essa lente é muito boa na relaçao qualidade óptica/preço

Partilhar Post #14 Lopesfc

Lopesfc

• Membro
  • Registo: 28/08/2009
    • Local: Angra do Heroísmo

Publicado 20 Abril 2012 - 10:12

...

Em relação aos abrigos, existem várias técnicas, mas eu estou quase a paostar na do carro. A maioria da passarada não foge dos carros, incluindo rapinas... desde que não abra o vidro ou sai do carro :D

...

E têm sempre esta solução:
Imagem Colocada

Partilhar Post #15 llpt

llpt

• Membro

Publicado 20 Abril 2012 - 17:15

E têm sempre esta solução:
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-a...

e se aparecer um caçador bêbado? ou um miupe? o que será que pode acontecer?  :D

Partilhar Post #16 beegee

beegee

• Membro
  • Registo: 30/09/2011
    • Local: Arrebaldes de Lisboa

Publicado 20 Abril 2012 - 20:44

Bem sacada essa :lol: resta saber é se resulta, e se o fotografo se sente confortável ali :wacko:

Partilhar Post #17 João Barreto

João Barreto

• Novo Membro
  • Registo: 16/02/2017
    • Local: Forte da Casa
    • Errando se aprende!

Publicado 16 Junho 2018 - 18:00

Por falar em ninhos. Recentemente, andava eu tentando fotografar umas aves, quando, em dado momento fui sobrevoado por dois Pernilongos que faziam voos rasantes sobre mim emitindo sons que seriam de aviso. Posteriormente, e depois de uma breve pesquisa, fiquei a saber que por certo, estaria perto de um ninho que nunca vi. Nunca mais que esquecerei de tal aviso!

Partilhar Post #18 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 16 Junho 2018 - 22:23

Seis anos depois. :D  :P

Partilhar Post #19 unollar

unollar

• Novo Membro
  • Registo: 01/07/2018
    • Local: Alemanha

Publicado 02 Julho 2018 - 09:11

Por falar em ninhos. Recentemente, andava eu tentando fotografar umas aves, quando, em dado momento fui sobrevoado por dois Pernilongos que faziam voos rasantes sobre mim emitindo sons que seriam de aviso. Posteriormente, e depois de uma breve pesquisa, fiquei a saber que por certo, estaria perto de um ninho que nunca vi. Nunca mais que esquecerei de tal aviso!

sim, é um comportamento normal... tinha muito disso quando andava pelas salinas back in the day...

em contra partida depois permite-te tirar fotos destas: https://www.flickr.c...awl/6073178523/ :)