Bem vindo ao Fórum Fotografia@net
Por favor registe-se ou entre...

Entre com nome de utilizador, password e duração da sessão
Anúncios
Informações
Porque estou a ver isto?
Neste momento está a ver o fórum como visitante o que lhe dá acesso limitado aos seus conteúdos e funcionalidades. Ao registar-se gratuitamente vai ver reduzida a quantidade de publicidade e vai poder seguir todos os tópicos, participar nos passatempos, ganhar prémios e muito mais. Registe-se já!
Não recebeu o email de activação?
Verifique se o mesmo foi parar à sua caixa de spam (publicidade não solicitada) e evite esse problema adicionando o nosso email de contacto e email das notificações á sua lista de contactos. Se precisar de ajuda com o seu registo, contacte-nos.
Junte-se a nós!
Caso precise de ajuda relacionada com fotografia ou com material fotográfico, deve registar-se no fórum, fazer uma pesquisa para verificar se a pergunta já foi feita e só depois perguntar na respectiva secção do fórum.
Fórum Fotografia@net » A Fotografia » O Negócio, a Gestão e os Serviços » Tópico: [Ajuda] Loja de Fotografia - O que devo fazer??!
Páginas: [1] 2 Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: [Ajuda] Loja de Fotografia - O que devo fazer??! (Lida 982 vezes)
Adicionar aos Favoritos/Partilhar

Registo: 07/2010
Pontos: +0/-0

Local: São Marcos

« em: 30/07/2010 - 23:43 »

Boas, gostaria da vossa ajuda/opinião.

Tenho 22 anos e há alguns anos (3 anos atrás) frequentei uma serie de workshops fotográficos (Paisagem, Estúdio, Photoshop, Reportagem Casamentos). Isto porque os meus  tinham 3 lojas de fotografia e precisavam de fotógrafos para os serviços, fiz vários casamentos como 2º fotografo e cheguei mesmo a fazer baptizados sozinho.
Devido a problemas de família e outros problemas chegamos há minha recente posição!

Dia 1 de Agosto de 2010
Basicamente daqui a 1 dia! Irei receber uma loja de Fotografia com 42m2 completamente mobilada, com algum stock, um mini-estúdio (2x Cabeças de Flash, com caixas de luz, cartolina cinzenta claro e uma Nikon D100 Tongue).
Sistema de revelação só tem um Kiosk da Kodak que imprime até ao 15x20.

Já trabalhei alguns Verões nas lojas por isso tenho conhecimento como empregado e nada mais, (não ponho lá os pés a coisa de 1 ano). Gerir vai ser completamente diferente.

Preciso da vossa ajuda não só para ideias, mas também para contactos de fornecedores, para saber o que devo ter no estúdio pois preciso de fontes de rendimento e estava a pensar em alugar o estúdio, etc...

1º Duvida - HORÁRIO?! - é num cc numa zona residencial logo durante o dia não se vê uma alma. estava a pensar: 2ª a 6ª 14h/20h  - Sab 12h/18h - Dom 10h/16h (Actualmente está fechado ao Domingo)
A partir de Setembro tenho faculdade e ainda estou para ver o raio de horário que vou ter!

2º Duvida - FORNECEDORES! - Preciso de arranjar fornecedores para Maquinas, Molduras, Pilhas, Álbuns, estava a pensar em Vender Telemóveis mas como faço isso?
Gostava por exemplo de fornecedores tipo loja dos 300s para molduras e álbuns por pelo que ela me disse ela só vende álbuns e molduras caríssimas para aquela zona.

3º Duvida - IMPRESSÃO - Fico me pelo Kiosk pelo menos até ver se a loja tem futuro ou devo arranjar já uma impressora que imprima pelo menos ate ao 20x30 ou superior? se sim, que tipo de impressora?

tenho muitas duvidas que vou postando conforme vão aparecendo.

Agradeço toda a ajuda que me possam prestar.

Registo: 02/2008
Pontos: +4/-0

Local: Castelo Branco

www.facebook.com/pages/Pedro-Antunes/305909927797 www.flickr.com/photos/deim www.pedro-antunes.com

« Responder #1 em: 31/07/2010 - 01:47 »

Não gostava de estar na tua posição. Bem, o melhor a fazer para já é ver qual é o ponto de situação da loja. 

Vale a pena vender de tudo e depois não ser uma boa loja de fotografia? Será que a loja se aguenta só como loja de fotografia nos moldes que está? O estúdio tem tamanho suficiente para sessões a sério e terias clientes para o alugar?

Isso de vender pilhas e molduras, pela minha experiência, já não vale a pena. As pessoas ou vão ao chinês, ou vão ao hiper.

Eu se fosse a ti, tentava ver que alternativas ligadas à fotografia tens. Há necessidade de imagens ai na zona? Será que fazer books para casais e crianças teria clientes? há empresas de vestuário ou calçado ou vinhos ou azeite, que precisem de fotos? há imobiliárias ou construtoras que possam requerer os teus serviços?

Eu acho que a melhor coisa a fazer seria não tocar nos próximos 2 meses. Ver o comportamento dos clientes e de outras lojas na zona. Depois disso, fazer realmente um plano de investimentos. Ver o que vale mesmo a pena e o que não será uma boa escolha.

Desejo-te a melhor das sortes para esse desafio.

« Responder #2 em: 31/07/2010 - 11:15 »

Só por acaso, a loja em causa não é no centro comercial de São Marcos de frente para a porta do Pingo Doce?

é sim! será que ja tenho um cliente?! AAHAH!

bruno

Registo: 08/2009

Local: braga

« Responder #3 em: 31/07/2010 - 14:26 »

O preço da impressao na media market e invativel mas a aqualidade fica mt a desejar.

« Responder #4 em: 31/07/2010 - 18:30 »

Depende, nunca consegui apanhar a loja aberta :S

Ainda há cerca de uma mês tinha perto de 500 fotos para imprimir e muito pouco tempo. Passei por lá duas vezes e estava sempre fechada, acabei por ir para o Media Markt...

De qualquer das formas a única coisa que me poderá interessar são as impressões, mas o preço do Media Markt é imbatível, por isso será difícil.

Por outro lado se precisares de alguma coisa eu vivo a dois quarteirões do centro comercial.

Abraço

pois... ela ja esta farta da loja...

obrigado

« Responder #5 em: 31/07/2010 - 18:31 »

O preço da impressao na media market e invativel mas a aqualidade fica mt a desejar.

pois concorrer com os preços da media market ou fnacs  e por ai fora é para esquecer! ninguem consegue!

« Responder #6 em: 31/07/2010 - 20:34 »

as paredes do estúdio, precisam de ser pintadas. Devem ser Pintadas de Branco ou Preto?
ja vi fotos de estúdios com paredes pretas e outros brancos...

Registo: 02/2008
Pontos: +4/-0

Local: Castelo Branco

www.facebook.com/pages/Pedro-Antunes/305909927797 www.flickr.com/photos/deim www.pedro-antunes.com

« Responder #7 em: 01/08/2010 - 15:54 »

Estúdios com muito espaço e pé direito alto, até podem ser brancos. Agora se o espaço não é muito grande, eu diria preto ou cinzento a dar para o escuro. Se quiseres fazer uma foto com luz de um só lado, a parede branca vai servir de reflector e vai dar luz onde não era suposto haver. Com preto esse efeito é eliminado.

Cores nem pensar.

« Responder #8 em: 02/08/2010 - 20:42 »

AH! A Loja esta disponível para Alugar/Trespassar

Registo: 01/2008
Pontos: +1/-0

Local: Torres Vedras

« Responder #9 em: 04/08/2010 - 15:28 »

AH! A Loja esta disponível para Alugar/Trespassar

Isso é que é capaz de ser a melhor ideia. Eu tive uma loja durante 10 anos, não era de fotografia mas lojas são lojas, com todos os problemas e despesas (além de prisão) a que obrigam. E se a anterior proprietária estava farta dela, por alguma coisa seria... humm Ainda por cima se estás a estudar, as dificuldades que irás ter serão acrescidas.

Mas lá está, cada caso é um caso, e se tiveres "garra", podes até conseguir dar a volta. Aqui onde vivo, tenho visto alguns fotógrafos, que, convenhamos, de fotógrafos só têm o nome, e mesmo assim mal usado, mas que se estão a safar razoavelmente bem, tendo até conseguido aguentar o embate do digital, quando outros mais qualificados acabaram por fechar portas. É tudo uma questão de "garra" portanto, porque, já se sabe, infelizmente a generalidade do público português ainda não está muito preparado para reconhecer a qualidade em serviços fotográficos... 

Apesar disso, o que te aconselho mesmo é a apostares fortemente em formação pessoal, seja nessa ou noutra área qualquer, porque conhecimentos fazem sempre falta e mais tarde ou mais cedo, o panorama cultural muda. Aliás, está já a mudar! sSim

Não sei se podes contar com ajudas familiares para os tempos mais imediatos, tanto técnicas como monetárias, mas penso que se puderes contar com elas, serão as melhores ajudas que poderás ter para esta primeira fase de arranque. E, essencialmente, não te ponhas em aventuras! Antes de pensares em procurar fornecedores, pensa em cativar clientes, que pelos vistos, a dita loja bem precisa. sSim

Nesta primeira fase, deixa o trabalho de procura de produtos para esses mesmos fornecedores, que eles saberão encontrar-te e impingir-te uma grande variedade de coisas. Risinho Mas não vás muito na conversa deles, que isto ou aquilo se vende muito bem... Nada se vende bem nos dias de hoje, mentaliza-te disso. Nesta fase em que nos encontramos, ao nível do pequeno comércio sobrevive-se, e muitas vezes mal! sSim

Depois, com o tempo, vais seleccionando os produtos e fornecedores que te interessem, isso em função do feeed-back que fores tendo dos clientes. E se não puderes fornecer desde logo todos os serviços que pretendes, aconselho-te a teres paciência. Trabalha com o que tens, e com o tempo vais ver que até nem vais precisar de muitas das coisas que agora imaginas que precisas.

Outros conselhos úteis já te foram dados também, tal como o de procurares serviços externos ao estabelecimento, por isso, só me resta desejar-te boa sorte. th_up

PS: ah, e quanto ao estúdio, se pintares com um cinzento mais próximo do cinzento neutro, será talvez a melhor ideia. O preto talvez seja demasiado, principalmente para quem pretende poupar... Porque é sempre necessária alguma luz de enchimento, e com a parede cinzenta, escusavas de ter que gastar tanto em potência de luz para isso. Ou então de branco, mas tendo o cuidado (e a despesa adicional) de lhe arranjares forros em preto para as paredes (do tipo estore, para não ser muito caro) para os casos de iluminação indicados pelo deim. Assim cobrias todas as possibilidades... 

Picacuca
http://abllau.blogspot.com/ 

Registo: 05/2010

Local: Fernão Ferro

« Responder #10 em: 04/08/2010 - 15:47 »

Conheço bem São Marcos (aliás, estou a escrever este post nessa mesma freguesia). É uma zona de classe média/ média baixa com um número elevado de imigrantes residentes.

Para já precisas de ter um horário regular na loja e MUITA simpatia no atendimento.

Penso que o tipo de serviços mais comuns serão as fotos tipo passe (os imigrantes precisam delas para pedir e renovar as autorizações de residência).

Podes fazer fotocópias (há no C. Comercial mas esse serviço faz sempre falta e leva as pessoas a conhecer a loja) e impressões a laser.

Depois podes sempre oferecer os serviços de foto reportagem (casamentos e baptizados). Para isso poderás publicitar nos locais públicos da freguesia (o Andrémar é um bom sítio). Podes dar a conhecer o teu serviço na junta de freguesia.

Se fizeres um bom serviço haverá depois o passa palavra e o negócio poderá começar a andar...

Wink

« Responder #11 em: 04/08/2010 - 22:05 »

Dizem que 80% das lojas de fotografia foram ha falência ou estão perto dela. no meu ponto vista, perdi 80% da concorrência!! Tongue AAHHAHHH!!
Brincadeiras há parte, nenhum negocio esta fácil e por isso mesmo a maior parte da população prefere trabalhar por conta de outro, a ganhar talvez menos dinheiro mas a ter muito menos chatices!
O problema não e só a crise e a mudança da mentalidade do consumidor e a evolução tecnológica. Classificamos como bens essenciais, arroz, batatas, chipicao, donuts, coca-cola, oreos, cerveja,... e todas as outras coisa de que o corpo não necessita!
mas esquecemos que o corpo sobrevive cerca de 15 dias só com agua! Comemos um donut, ficamos contentes por 5 min! Se imprimir-mos uma foto de um momento de felicidade podemos relembrar esse momento o resto da vida! (segundo a Kodak o papel ´e indestrutível! blink)
Não compreendo terem 100 fotos no PC e não terem pelo menos 25 delas em Papel! não digo que todos deveríamos imprimir tudo, mas pelo menos 25% pois esses 25% são o suficiente para quando tivermos 85 anos conseguirmos relembrar os melhores momentos da nossa vida! (acho que vou aperfeiçoar o texto e por num flyer!  Palmas!!)

em relação aos fornecedores preocupo-me com isso no final do mês. quanto há "Garra" agora tenho, e um "brinquedo" novo, caso fique com a loja vamos ver daqui 2 ou 3 meses!

a pintura total do estúdio de preto fica por volta dos 50€. (Pinto eu!  Risinho).
Largura: 2,90m
Comprimento: 3.10m
Altura: 2,70m
Alugariam um estúdio com estas dimensões? Caso Sim, que tipo de material deveria ter ao vosso dispor?!

Horário regular tenho, um beca po esquisito mas tenho! 6 horas por dia!  Wink
não devo fazer fotocopias senão tarda a senhora da loja de fotocopias também mete la um kiosk! digas se de passagem que eu posso ter tudo o que ela tem na minha loja o contrario já não valido!  happy

em relação há simpatia... foi pelo cano abaixo ha muitos anos!! AAHAHAHAhahAHAHAHAHH!!!

Obrigado pelos comments!

Registo: 05/2010

Local: Fernão Ferro

« Responder #12 em: 04/08/2010 - 22:13 »

Ok. Boa sorte.  th_up

Registo: 01/2008
Pontos: +1/-0

Local: Torres Vedras

« Responder #13 em: 05/08/2010 - 00:08 »

(...)
O problema não e só a crise e a mudança da mentalidade do consumidor e a evolução tecnológica. Classificamos como bens essenciais, arroz, batatas, chipicao, donuts, coca-cola, oreos, cerveja,... e todas as outras coisa de que o corpo não necessita!
mas esquecemos que o corpo sobrevive cerca de 15 dias só com agua! Comemos um donut, ficamos contentes por 5 min! Se imprimir-mos uma foto de um momento de felicidade podemos relembrar esse momento o resto da vida! (segundo a Kodak o papel ´e indestrutível! blink)
Não compreendo terem 100 fotos no PC e não terem pelo menos 25 delas em Papel! não digo que todos deveríamos imprimir tudo, mas pelo menos 25% pois esses 25% são o suficiente para quando tivermos 85 anos conseguirmos relembrar os melhores momentos da nossa vida! (acho que vou aperfeiçoar o texto e por num flyer!  Palmas!!)

Por acaso, quando ia a meio da leitura destas tuas frases, também estava a pensar que poderias fazer uma publicidade com elas. Para o flyer já tens aí o colega do fabricovisual (se não estou a confundir, penso que será designer). E para aperfeiçoares o texto, se precisares de ajuda apita. Não te garanto nenhuma obra-prima da literatura, mas pelo menos escrevo muito! Risinho É da maneira que dá para escolheres... lol

De qualquer forma, um pequeno conselho: em passagens com o esta: "foram ha falência", ou esta, "quanto há "Garra", não escrevas "ha" nem "". A primeira forma é erro, e a segunda "é uma forma do presente do indicativo (3.ª pessoa do singular) do verbo haver" (http://embomportugues.blogs.sapo.pt/25072.html). Aplicar-se-ia se tivesses escrito por exemplo: hoje em dia, muitas lojas que foram à falência. E o mesmo se aplica para a "garra".

Fica aqui a "lição" gratuita de português. Não me leves a mal a correcção, mas neste fórum o pessoal costuma dar atenção a estas coisas. E acho muito bem!

E pronto, uma vez que estás decidido a ir para a frente, acho que isso já é meia casa feita. E embora 6 horas possam ser pouco, acho que irás conseguir levar esse "barco" sem o "afundar".

Boa sorte. th_up

Picacuca
http://abllau.blogspot.com/

« Responder #14 em: 05/08/2010 - 03:46 »

Mestre
Páginas: [1] 2 Ir para o topo
Imprimir
Fórum Fotografia@net » A Fotografia » O Negócio, a Gestão e os Serviços » Tópico: [Ajuda] Loja de Fotografia - O que devo fazer??!
Ir para: