Não é que me interesse muito, mas sim o AutoCAD corre em Mac, via Parallels Desktop:
http://usa.autodesk.com/products/mac-compatible-productsE a Autodesk provides full support.
Agora o que realmente me interessa:
- Não tenho antivirus nem antispyware a comer-me recursos de sistema e nunca tive problemas de virus. Tentem fazer isso no Windows
- O Spotlight encontra-me o que quero em segundos. É mais ou menos igual ao search do Windows, não é?
- Há um SO de 64 bits que também corre de forma transparente as (poucas) aplicações de 32 bits que ainda não foram actualizadas. A minha experiência com nesse departamento em Windows é medonha - Há 2 versões do SO, uma de 32 e outra de 64 e há drivers diferentes para as duas versões que não são compativeis uns com os outros. E ha muitas aplicações de 32bits que pura e simplesmente não correm em Windows 64bits
- Tenho Quicklook. Para quem não sabe é um preview rápido de ficheiros, em full screen, em que basta selecciona-lo e carregar na barra de espaços para o activar. Funciona com imensos tipos de ficheiros, incluindo vídeo, PDF, JPGs e afins incluindo RAW, ficheiros da suite completa da Adobe, etc. Quanto tempo é que eu perco no Windows a abrir e fechar programas só para saber o conteúdo de um ficheiro?
- Tenho suporte nativo de PDF. Posso visualizar, anotar, adicionar, apagar, rodar e "cropar" páginas. E abre em segundos, ao contrario do Adobe Reader. Tambem posso fazer print para PDF a partir de qualquer aplicação. Isto tudo sem ter que instalar nenhum software. O Windows faz isto?
- Não sei o que é o Registry. Instalo e desinstalo aplicações para ver se fazem aquilo que preciso sem me preocupar com o facto do sistema ficar cada vez mais lento e ter de o formatar a cada 6 meses. Mais uma vez, tentem fazer isto no Windows. Mesmo que não instalem muita coisa.
E assim de repente é o que me lembro. Mas de certeza que há mais coisas.
Eu considero-me um Power User e conheço as entranhas do Windows (pelo menos até ao XP, mas também não mudou grande coisa tirando a parte estética) e também dizia que Mac era para quem não percebia nada de computadores. O que vos posso dizer é que a migração para Mac foi a melhor decisão que tomei. Não vou pela estabilidade e pelos virus porque o meu XP era bastante estável e muito raramente tive problemas de virus. Mas a que custo?? Demorei horas infindáveis a fazer tweaks ao sistema, a ler artigos em foruns, e à procura de drivers optimizados para que tudo funcionasse a 100%. Horas essas que poderia estar a dedicar à minha familia e amigos ou a trabalhar. Isso foi essencialmente o que ganhei quando fiz o switch -
paz de espírito.
Se vale o dinheiro extra? No meu caso valeu e muito. Comprei um Macbook Pro em 2ª mão ao preço de um PC equivalente. Como podem ver ter um Mac não é para gente rica. No meu caso foi uma decisão racional.
Tomem as vossas decisões conscientemente, e não baseadas em preconceitos. Macs são giros e até podem estar na moda, mas têm vantagens. E como tudo têm inconvenientes. No meu caso as vantagens superaram largamente os inconvenientes, por isso posso recomendar. É a opinião de alguém que usou Windows durante muitos anos (até veio do DOS), mas vale o que vale.