Registo: 01/2008
Pontos: +0/-0
Local: Sintra, Lourel (Mas ainda vou ao Barreiro de vez em quando)
|
 |
« em: 07/11/2009 - 05:45 » |
|
Boas, Vi no facebook do Chase Jarvis, esta iniciativa de usar a fotografia, como uma forma de tentar dar animo a algumas pessoas que estão a passar por um momento dificil devido à crise. Sendo assim, a ideia é juntar fotografos num local, e pessoas que queiram ter uma foto sua tirada no momento. A ideia envolve também maquilhadores e empresas que estejam dispostas a patrocinar a impressão das fotografias para as pessoas as levarem no próprio momento. Sendo assim, alguém acha que este tipo de iniciativa tem pernas para andar aqui em Portugal? A nível mundial, este evento vai decorrer no dia 12 de Dezembro, ou seja, temos tempo para nos organizarmos. O que dizem? Um video a descrever o evento e o site: http://community.help-portrait.com/E então, alguém alinha? Abs Xina
|
|
Anúncios
|
|
|
Registo: 11/2008
|
 |
« Responder #1 em: 07/11/2009 - 11:08 » |
|
Parece-me interessante, fala-me melhor disso sff... Manda-me pm. Thanks
|
|
|
|
|
Registo: 09/2009
Pontos: +0/-3
Local: Mação
|
 |
« Responder #2 em: 07/11/2009 - 11:18 » |
|
Eu até alinhava, no entanto não tenho experiência alguma com luz de estudio e este tipo de fotografias
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #3 em: 07/11/2009 - 14:09 » |
|
Parece-me interessante, fala-me melhor disso sff... Manda-me pm. Thanks
Edgar, Em vez de te mandar PM, prefiro responder por aqui, assim outras pessoas que também tenham as mesmas dúvidas, ficam assim também esclarecidas. Ora bem. O pessoal daqui do fórum é amante da fotografia, sejam curiosos, amadores, profissionais. A ideia base, é usar a fotografia como uma forma de levantar a moral de quem está a passar um mau bocado. Apesar da generalização da fotografia, com as máquinas digitais (alguém ainda se lembra do tempo em que era um evento de família, o dia em que se reunia a família toda para tirar uma foto para a posteridade?), existe muita gente, que devido a motivos financeiros, não possui uma fotografia dela própria, da família, etc. O evento do help portrait, basicamente é oferecer essa possibilidade de tirar uma foto com qualidade profissional (ou quase, de certeza que há de ser melhor do que a foto que essa pessoa tenha). Para isso, não é preciso sermos experts. Basta termos vontade de aprender, e de querer ajudar. Não sei se conhecem alguma pessoa que trabalhe com maquilhagem, que esteja interessada em ajudar também. Basicamente, o que é necessário arranjar é: - Fotógrafos que estejam interessados em ajudar e usar o seu próprio material (em troca, sempre praticam mais um pouco e fogem daquelas iniciativas de fazer books de graça para modelos, etc)
- Profissionais de maquilhagem, se estiverem interessados em participar
Empresas que estejam dispostas a patrocinar a impressão (HP, Epson, Media Market, FNAC, etc) - Um local onde possamos tirar as fotos. Para já, pensei em procurar os locais onde costumam dar refeições para os sem-abrigo
Se houver mais alguém que esteja disposto a perder algum tempo a organizar isto comigo, basta entrarem em contacto. Como a nível de pais, não somos muito grandes, e a miséria há em todo o lado, se houver alguém no Norte que queira organizar esta iniciativa, força. Isto não está limitado por ser a capital. Onde houver pessoas com vontade de ajudar, com certeza há alguém que precisa. E então... alinham? PS já criei um grupo no Help Portrait para Lisboa: http://community.help-portrait.com/group/ajudarpelafotografiaAbs Xina
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #4 em: 07/11/2009 - 14:10 » |
|
Eu até alinhava, no entanto não tenho experiência alguma com luz de estudio e este tipo de fotografias
E queres melhor ocasião para aprenderes? 
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #5 em: 07/11/2009 - 14:33 » |
|
boas, eu estou disposto a alinhar até na organização, a minha duvida é se os fotografos ais experientes estão dispostos a ensinarem-me. Se precisa de ajuda é só dizer-me, publicidade posso fazer visto que os meus pais têm uma gráfica e eu posso fazer uns quantos cartazes e coisas desse género (não centenas claro, porque tabem não quero abusar da sorte), publicidade em sites tabem posso fazer visto que sou um dos sócios de uma empresa que aluga servidores para jogos e dominios para sites (eu sei que sou novo, mas já sou util para a sociedade  )
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #6 em: 07/11/2009 - 14:41 » |
|
boas, eu estou disposto a alinhar até na organização, a minha duvida é se os fotografos ais experientes estão dispostos a ensinarem-me. Se precisa de ajuda é só dizer-me, publicidade posso fazer visto que os meus pais têm uma gráfica e eu posso fazer uns quantos cartazes e coisas desse género (não centenas claro, porque tabem não quero abusar da sorte), publicidade em sites tabem posso fazer visto que sou um dos sócios de uma empresa que aluga servidores para jogos e dominios para sites (eu sei que sou novo, mas já sou util para a sociedade  ) Thanks man, isso vai ser preciso com certeza. Vamos ver como vai ser o decorrer da coisa durante os próximos dias. Já só temos 34 dias...... Para já, espero que o problema não seja arranjar fotógrafos, por isso estou a concentrar os esforços em conseguir o espaço, e alguém que pague as impressões. Se alguém puder ajudar... 
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #7 em: 07/11/2009 - 14:48 » |
|
Epá eu podia ver isso das impressões nos meus pais, claro que não iam ficar com a qualidade que as imprensas expecificas de impressão de fotorafia fazem, no entanto tambem me estou a lembrar de uma iniciativa que houve que consistia em Fotorafos enviavam as suas otos, era feita uma exposição em que as fotos eram vendidas e o dinheiro revertia para a ajuda do cancro. Nesta iniciativa houve uma empresa que oferecia as impressões, vou tentar descobrir qual é e pediamos-lhes patrocinio 
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #8 em: 07/11/2009 - 14:50 » |
|
Epá eu podia ver isso das impressões nos meus pais, claro que não iam ficar com a qualidade que as imprensas expecificas de impressão de fotorafia fazem, no entanto tambem me estou a lembrar de uma iniciativa que houve que consistia em Fotorafos enviavam as suas otos, era feita uma exposição em que as fotos eram vendidas e o dinheiro revertia para a ajuda do cancro. Nesta iniciativa houve uma empresa que oferecia as impressões, vou tentar descobrir qual é e pediamos-lhes patrocinio  Mega.... No entanto, pelo teu perfil vi que és de Mação. Moras lá ou vives em outro local? Estou a perguntar isto, porque com certeza, uma empresa normalmente ajuda pela publicidade, e se a empresa for de Mação, não sei se terá interesse em fazer publicidade em Lisboa... por outro lado, pode simplesmente querer ajudar 
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #9 em: 07/11/2009 - 14:54 » |
|
Pois realmente, eu sou de Lisboa, estou a morar em Mação, o máximo que posso fazer é imprimir uns cartazes e colocar nesta zona, e falar com contactos do meu Pai de Lisboa para ver se ajudam  E claro falar com os eus sócios para fazermos publicidade do evento em sites
|
|
|
|
|
|
 |
« Responder #10 em: 07/11/2009 - 18:23 » |
|
Boas, e estaria a pensar em que quantidades e tamanhos para os Cartazes?
|
|
|
|
|
Desisti de frequentar este espaço...
Registo: 05/2008
Pontos: +14/-0
Local: Lisboa

|
 |
« Responder #11 em: 07/11/2009 - 20:16 » |
|
Eu até acredito que isto possa fazer algum sentido em países e culturas que não cá em Portugal.
Quem vive em pobreza extrema não precisa de uma fotografia, até porque não têm sequer uma casa onde a colocar, essas pessoas precisam sim de uma refeição, um cobertor ou uma muda de roupa.
Quem vive naquilo a que se chama hoje em dia de "pobreza envergonhada", não dá a cara sequer para comer, por isso duvido que alinhe numa sessão fotográfica.
E poderíamos ficar aqui o resto da tarde a tentar encaixar a iniciativa num dos diversos tipos de pobreza existente no nosso país, mas acho que dificilmente iríamos encontrar assim tanta gente a quem uma fotografia fosse fazer a diferença.
Na minha humilde opinião e se eu fosse o organizador desta iniciativa, não hesitava em contactar uma das inúmeras instituições de solidariedade que trabalham com menores, desde os que foram abandonados, aos mal-tratados ou simplesmente aqueles que não têm uma casa.
Estas instituições estão sempre muito carenciadas de alguns bens como leite, cobertores, etc e tal, por isso organizava também uma recolha de bens para levar.
Uma vez lá dentro iríamos passar o dia com as crianças, dando um pouco de atenção e carinho, claro que a sessão fotográfica não seria mais do que uma desculpa e acreditem que apesar de no final eles ficarem com as fotos, o que iriam recordar era mesmo o dia que passaram.
Isso sim seria uma iniciativa de louvar e garanto que seria um dia que vos iria marcar e mudar para o resto da vida. Já organizei e participei em diversas iniciativas deste género (os tais "Pais Natais Motards") e cheguei a ver homem muito rijos de lágrima no olho... acreditem que é impossível passar indiferente numa iniciativa destas!
Por acaso ia durante a próxima semana contactar alguns amigos para ver se este ano íamos organizar alguma coisa do género.
Se entretanto te interessar diz qualquer coisa, pois tenho alguns contactos e experiência neste tipo de iniciativas.
De qualquer das formas a minha disponibilidade de momento não é total, mas dentro do possível arranja-se qualquer coisa.
|
|
|
|
|
Administrador
Registo: 10/2004
Local: Ponte de Lima

|
 |
« Responder #12 em: 07/11/2009 - 22:47 » |
|
Eu até acredito que isto possa fazer algum sentido em países e culturas que não cá em Portugal.
Quem vive em pobreza extrema não precisa de uma fotografia, até porque não têm sequer uma casa onde a colocar, essas pessoas precisam sim de uma refeição, um cobertor ou uma muda de roupa.
Mas isso é o que diz no filme. "Ao levar a foto, porque não levar também comida, roupa, ajuda..."
|
|
|
|
|

|
 |
« Responder #13 em: 08/11/2009 - 12:57 » |
|
Eu gostaria de alinhar, posso dispôr de algum material de estúdio tipo "strobist" porque coisas mais "pesadas" não tenho. Estou tb disponível para contribuir com bens ou ajuda.
Embora não more em Lisboa, posso-me deslocar ao fim de semana, é uma questão de se acertar data. E se não fôr no Natal, o evento pode-se ir prolongando, com mais instituições, mais fotógrafos, etc.
Se quiseres falar comigo, manda pm que dou-te os contatcos.
|
|
|
|
|
Local: Maia
|
 |
« Responder #14 em: 08/11/2009 - 16:35 » |
|
A minha patroa trabalha numa organização que trabalha com questões de pobreza embora não directamente.
Posso tentar arranjar os contactos das organizações "relevantes" nesta área e tentar ajudar na divulgação.
Vão pondo ideias aqui para se tentar fazer alguma coisa.
|
|
|
|
|
|