Bem vindo ao Fórum Fotografia@net
Por favor registe-se ou entre...

Entre com nome de utilizador, password e duração da sessão
Follow forumfotografia on Twitter
Anúncios
Informações
Porque estou a ver isto?
Neste momento está a ver o fórum como visitante o que lhe dá acesso limitado aos seus conteúdos e funcionalidades. Ao registar-se gratuitamente vai ver reduzida a quantidade de publicidade e vai poder seguir todos os tópicos, participar nos passatempos, ganhar prémios e muito mais. Registe-se já!
Não recebeu o email de activação?
Verifique se o mesmo foi parar à sua caixa de spam (publicidade não solicitada) e evite esse problema adicionando o nosso email de contacto e email das notificações á sua lista de contactos. Se precisar de ajuda com o seu registo, contacte-nos.
Junte-se a nós!
Caso precise de ajuda relacionada com fotografia ou com material fotográfico, deve registar-se no fórum, fazer uma pesquisa para verificar se a pergunta já foi feita e só depois perguntar na respectiva secção do fórum.
Forum Fotografia@net » Tratamento e Impressão » Scanning e Impressões em Casa » Tópico: Do papel para digital
Páginas: [1] Ir para o fundo
Imprimir
Autor Tópico: Do papel para digital (Lida 364 vezes)

Registo: 03/2011
Pontos: +0/-0

« em: 28/10/2011 - 20:28 »

Bom dia a todos,
Alguem saberá como posso passar as fotografias em papel (aquelas antes da era digital), para formato digital (sei que tendo o negativo era melhor, mas nem todas o teem). Isto sem estar uma a uma, a passar pelo digitalizador, porque tenho duas caixas de resmas A4 cheias de fotografias. "Ouvi" dizer que existe casas que fazem este tipo de serviço...mas onde? e a que custo? . Também já me disseram que existe algum aparelhometro que faz esta digitilização de uma forma "automática", mas mais uma vez qual? Como estas fotografias "podem", de alguma forma, ter uma qualidade digital inferior (não é para trabalhos profissionais), mas quero que mantenham uma qualidade minima, de maneira que possam ser comentadas pela imagem e não pela qualidade de resolução da mesma.
Alguem me pode ajudar?

Obrigado
Ivo Costa
RJP

Registo: 01/2010

« Responder #1 em: 01/11/2011 - 23:18 »

Olá,

A forma lenta de digitalizar é através de um scanner de mesa, embora te permita resoluções mais altas ( e já volto a este assunto):

A forma mais rápida é através da fotografia do negativo ou da foto em papel, através de uma camera com uma resolução alta ( neste caso megapixeis) e uma boa qualidade ( tipo Canon 5D, nikon D3X, etc ), associadas a uma boa lente.

Eu uso as duas soluções, sendo que fotos e negativos prefiro o scanner de mesa, mas já documentos tipo jornais, revistas, prefiro a camera por me permitir despachar mais trabalho;

É o meu método de trabalho e nem todos concordarão, mas prefiro o scanner para ir a resoluções mais altas que me permitem gerar ampliações maiores, e não me importo de passar a resolução óptica e optar pela interpolada para aumentar ainda mais um documento de dimensão muito pequena ( tipo fotos minúsculas), embora sabendo que vou ter perda de qualidade ( ou melhor, vou ter alguns pixeis inventados);

Nos arquivos fotográficos que conheço é preferida a camera, por ter maior qualidade que o scanner de mesa;

Sei que existem algumas casas executam trabalhos neste ultimo método, infelizmente não tenho contactos. Espero que alguém aqui do fórum possa ajudar.

Registo: 03/2009

« Responder #2 em: 16/04/2012 - 12:26 »

A melhor solução é o scanner de mesa, se tiveres um epson mesmo barato, até a cor não vai diferir muito do original, reproduzir com camara fotografica não acho que dê melhor qualidade, nem sequer que seja mais rápido ( epson 4990 photo)vais ter de controlar as luzes que iluminam a foto( a 45º) e controlar a plenitude das mesmas, e depois a dinamica do scanner é superior, realmente so vejo vantagens no scanner. Mandar scannear fora, vais gastar uma fortuna e a qualidade até pode ser um desastre. A fotografia é como a boa cozinha, tudo demora o seu tempo se quiseres boa qualidade, se o que queres é despachar serviço até podes reproduzir com a camera, mas duvido que sejas mais rapido do que com o scanner, e a qualidade facilmente pode descambar.
Páginas: [1] Ir para o topo
Imprimir
Forum Fotografia@net » Tratamento e Impressão » Scanning e Impressões em Casa » Tópico: Do papel para digital
Ir para: